segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Semana #52 (acabou!) Desafio MFM Brasil, Week #52 (the end)


Cumprir uma jornada de 52 semanas é desafiador. Começamos esse desafio em 7 de dezembro de 2014, quando nos propusemos a cozinhar as 321 receitas do Livro Meat Free Monday - Segunda Sem Carne. 

O propósito foi sensibilizar as pessoas para essa causa tão nobre: comer menos, consumir com mais consciência, pensar de onde vem seu alimento, ter compaixão pelos animais, ser responsável com as questões ambientais e ter controle de sua saúde. Tudo isso resumido em apenas retirar a carne do prato 1 vez por semana. 

E por que Segunda? Porque passou o fim de semana, que você provavelmente exagerou na comida e bebida, é um dia de pegar mais leve. 

É fácil, é simples e é importante. Basta você compreender o porquê. 

As receitas divulgadas todas as semanas nesse último ano foram nossa contribuição para inspirar, estimular e facilitar a vida das pessoas que estão condicionadas a comer carne e não sabem mesmo que queiram, cozinhar sem elas.

Temos somente a agradecer por ter comprado essa ideia. Para aqueles que não sabem, eu sou Vegetariana, consumo ovos, leite e queijo, mas nenhum tipo de carne. Realizar o desafio foi algo que fiz para vocês, pois em minha rotina já não existe carne. E sem dúvida isso também me ajudou, abri meus horizontes, fiz uma viagem ao mundo através da gastronomia.

Ao pessoal responsável pelo livro do Meat Free Monday, meus sinceros parabéns! Muito diverso, rico, completo. Parabéns guys!

Encerra aqui um ano de trabalho, gostoso mas também duro. E começa aqui uma nova jornada, porque muitas pessoas foram impactadas pelo que aconteceu nessas páginas nas últimas 52 semanas...

100.000 pessoas aproximadamente tiveram contato com o desafio pelo Facebook

4269 pessoas se envolveram nas publicações do Facebook

2429 pessoas leram os posts

100 pessoas passaram a seguir o site para se atualizar

... e o planeta sem dúvida passou a respirar melhor com o esforço que todas essas pessoas fizeram.


Como tudo na vida, ninguém faz nada sozinho. Agradecimentos especiais ao Robson de Jundiaí e à Dani do Rio pelo seu envolvimento. Namaste!

Vamos às últimas 6 receitas, semana 11 da Primavera.


Café da Manhã
Rabanada de Brioche



Corte 4 fatias de brioche (ou pão doce) e espalhe 3 colheres (sopa) de geleia de damasco, formando dois sanduíches. Bata juntos 2 ovos orgânicos, 25g de açúcar e 50ml de leite orgânico. Derreta 15g de manteiga numa frigideira. Mergulhe os sanduíches na mistura de ovo e frite-os por 2 minutos de cada lado, até que fiquem dourados. Serve 2.


Almoço para Viagem
Sopa de Melão e Hortelã

Corte ao meio 3 melões maduros (cantaloupe ou orange), gelados, e elimine as sementes. Retire a polpa e bata-a no processador de alimentos com 200ml de suco de laranja, o suco de 1 limão, uma pitada de sal, 1 colher (chá) de açúcar e algumas folhas de hortelã. Bata até que fique liso e, se parecer muito espesso, adicione mais suco de laranja. Se os seus melões estavam gelados, sirva a sopa imediatamente; caso contrário, leve-a para gelar por cerca de 30 minutos. Para servir, salpique um pouco de casca ralada de limão e decore com folhas de hortelã. Serve 6.


Almoço
Macarrão Pad Thai

Esse prato típico tailandês geralmente é servido como acompanhamento, mas é ótimo também sozinho. Trata-se de uma instigante mistura de sabores e texturas, que vai do crocante do amendoim à maciez do macarrão, passando pelo azedinho do tamarindo.

125g de macarrão de arroz médio
1 colher (chá) de pasta de tamarindo
1 colher (sopa) de molho de ostra vegetariano
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho picado fino
2 cebolinhas cortadas em fatias de 1 cm
1 pimenta vermelha, sem sementes, picada fino
1 ovo orgânico
50g de broto de feijão (moyashi)
1 punhado de amendoim, torrado e picado
1 punhado de folhas de coentro
gomos de limão

Coloque o macarrão numa tigela grande e cubra-o com água fervente. Deixe descansar por 5-10 minutos para amaciar, depois escorra-o. 

Numa tigelinha pequena, mistura a pasta de tamarindo, o molho de ostra e o açúcar.

Aqueça o óleo numa wok ou frigideira grande em fogo alto. Junte o alho, a cebolinha e a pimenta vermelha e mexa sem parar para que os ingredientes fiquem sempre em movimento. Depois de 30 segundos, quando começam a amolecer, puxe os vegetais para um lado e quebre o ovo no centro da wok. Continue mexendo por mais 30 segundos, até o ovo ficar com aparência de omelete rasgada. Adicione o broto de feijão, depois o macarrão e, por fim, a mistura de tamarindo. Mexa até tudo ficar bem aquecido. Divida entre os pratos, salpique o amendoim e as folhas de coentro e sirva com um gomo de limão ao lado. Serve 2. 



Acompanhamento
Gratinado de Aspargo e Feijão-Branco

Preaqueça o forno a 180ºC. Refogu 1/2 cebola picada e 2 dentes de alho amassados em azeite de oliva até amolecer. Junte 1 maço de aspargos cortados em pedaços de 2,5cm e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Adicione 100g de feijão-branco cozido e reserve. Refogue 1/2 cebola picada em 1 colher (sopa) de manteiga e acrescente 100g de migalhas de pão. Transfira a mistura de aspargo e feijão para uma fôrma refratária untada e espalhe por cima algumas colheradas de ricota esmigalhada. Polvilhe as migalhas de pão e asse por 15 minutos ou até que a superfície fique dourada e crocante. Serve 4.



Jantar
Nhoque de Ricota e Espinafre com Molho de Tomate

Eis mais uma variação de nhoque (veja Primavera, semana 1 Almoço). Desta vez, a base vegetariana é o espinafre, que se destaca por sua cor brilhante. O molho de tomate é um clássico e você poderá usá-lo com outras massas. 

Para os nhoques
folhas de 1 maço pequeno de espinafre
25g de manteiga
1 cebola picada fino
noz-moscada ralado na hora
150g de ricota amassada
125g de queijo parmesão vegetariano, ralado na hora
60g de farinha de trigo, e mais para polvilhar
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Para o molho de tomate
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 dente grande de alho amassado
1 lata (400g) de tomate pelado picado
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manjericão picado
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Para servir
queijo parmesão vegetariano, ralado na hora
azeite de oliva extravirgem


Coloque o espinafre molhado numa panela grande, leve ao fogo médio e cozinhe-o até que fique quase macio. Espere amornar o suficiente para espremer com as mãos, eliminando todo o líquido. Depois, pique-o não muito fino.

Numa frigideira, derreta a manteiga e refogue 1/4 de cebola picada em fogo médio até que fique macia, mas não corada. Junte o espinafre e refogue por 2 minutos. Transfira-o para uma tigela, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e deixe amornar. Acrescente a ricota, o parmesão, a farinha e as gemas e misture bem. Cubra a tigela e leve à geladeira por cerca de 2 horas para firmar. 

Enquanto isso, prepare o molho de tomate. Numa panela média, aqueça o azeite e frite a cebola restante até que fique macia (não deixe corar). Junte o alho e frite por mais 1 minuto. Acrescente o tomate, o açúcar e tempere com sal e pimenta. Quando levantar fervura, diminua o fogo e cozinhe por cerca de 7 minutos, até que tenha encorpado um pouco. Adicione o manjericão.

Polvilhe a superfície de trabalha com um pouco de farinha de trigo. Enrole a massa de ricota e espinafre formando um cilindo de 3cm de diâmetro. Corte-o em pedaços de 3cm e vá colocando em uma assadeira ligeiramente enfarinhada. Quando tiver cortado todos, cozinhe-os aos poucos em bastante água fervente salgada por 3 minutos. Espere que subam à tona, deixe cozinhar por mais alguns segundos e retire-os com uma escumadeira. Sirva em tigelas individuais, sobre o molho de tomate, polvilhando com parmesão ralado e regado com um fio de azeite extravirgem. Serve 4.



Sobremesa
Ameixa com Iogurte

Corte 200g de ameixa ao meio e retire o caroço. Coloque numa panela com 3 colheres (sopa) de açúcar e 3 colheres (sopa) de água. Cozinhe em fogo baixo até que fique macia. Espere esfriar. Quando estiver fria, misture metade com 100g de iogurte natural e divida-as entre 2 copos. Coloque por cima a outra metade da ameixa. Serve 2. 

Agradecemos a cada um de vocês que esteve conosco nesse desafio!

Que o mundo possa sim ser um lugar melhor a cada dia, por meio das atitudes de cada um de nós.


Alimento e Você




Serving a 52-week journey is challenging. We began this challenge on December 7, 2014, when we set out to cook the 321 recipes Meat Free Monday Book - Meatless Monday.

The purpose was to raise awareness of this noble cause: eat less, consume more consciously, think about where your food comes, have compassion for animals, being responsible for environmental issues and take control of your health. All this summed in just removing the meat dish 1 time per week.

Why Monday? Because he spent the weekend, you probably exaggerated the food and drink, is a day to take it easy.

It's easy, it's simple and it's important. Just you understand why.

The recipes published every week in the last year have been our contribution to inspire, encourage and facilitate the lives of people who are conditioned to eat meat and do not even know they want, cook without them.

We have only to thank you for purchasing this idea. For those who do not know, I am Vegetarian, consumption eggs, milk and cheese, but any kind of meat. Realize the challenge was something I did to you, for in my routine no longer exists meat. And no doubt it also helped me, I opened my horizons, I made a trip through the world of gastronomy.

Personnel responsible for the book's Meat Free Monday, my sincere congratulations! Very diverse, rich, complete. Congratulations guys!

Closes here a year of work, tasty but tough. And here begins a new journey, because many people were affected by what happened in these pages over the last 52 weeks ...

About 100,000 people had contact with the challenge by Facebook

4269 people were involved in Facebook's publications

2429 people have viewed posts

100 people came to the following site to update

.. and the planet no doubt began to breathe better with the effort that all these people did.


Like everything in life, no one does anything alone. Special thanks to Robson Jundiaí and Dani from Rio for their involvement. Namaste!

Let the last 6 recipes, week 11 Spring.


Breakfast
Brioche French Toast

Cut 4 slices of brioche (or sweet bread) and spread 3 tablespoons (soup) of apricot jam, forming two sandwiches. Whisk together 2 organic eggs, 25g sugar and 50ml of organic milk. Melt 15g butter in a frying pan. Dip sandwiches in egg mixture and fry them for 2 minutes per side, until golden. Serves 2.


Packed Lunches
Melon and mint soup

Cut in half 3 ripe melons (cantaloupe or orange), ice cream, and discard the seeds. Remove the pulp and blend it in a food processor with orange juice 200ml, 1 lemon juice, a pinch of salt, 1 teaspoon (tsp) of sugar and some mint leaves. Beat until smooth stay and, if it seems too thick, add more orange juice. If your melons were cold, serve the soup immediately; otherwise, bring it to cool for about 30 minutes. To serve, sprinkle a little lemon zest and garnish with mint leaves. Serves 6.


Lunch
Pad Thai noodles

This typical Thai dish is usually served as a side dish, but it's great too alone. It is an intriguing mix of flavors and textures, ranging from crunchy peanut to the softness of the pasta, through azedinho tamarind.

125g medium rice noodles
1 teaspoon (tsp) of tamarind paste
1 tablespoon (soup) of vegetarian oyster sauce
1 teaspoon (tsp) sugar
1 tablespoon (soup) of oil
1 clove garlic finely chopped
2 sliced ​​chives 1 cm
1 red pepper, seeded, chopped fine
1 organic egg
50g bean sprouts (moyashi)
1 handful of peanuts, toasted and chopped
1 bunch coriander leaves
Lemon wedges

Place the noodles in a large bowl and cover with boiling water. Let stand for 5-10 minutes to soften, then drain it.

A small small bowl, mix the tamarind paste, oyster sauce and sugar.

Heat oil in a wok or large skillet over high heat. Add the garlic, spring onion and red pepper and stir constantly so that the ingredients are always moving. After 30 seconds, when they begin to soften, pull the vegetables to one side and break the egg in the center of the wok. Continue stirring for another 30 seconds until the egg stick with torn omelet appearance. Add the bean sprouts after the pasta and finally the mixture tamarind. Stir until heated all be fine. Divide among plates, sprinkle the peanuts and cilantro leaves and serve with a lemon bud next. Serves 2.



Side dish
Gratin of asparagus and Bean-White

Preheat oven to 180 ° C. Refogu 1/2 chopped onion and 2 cloves garlic, crushed in olive oil until soft. Add 1 bunch asparagus cut into pieces 2.5 cm and season with salt and black pepper freshly ground. Add 100g of cooked white beans and set aside. Saute 1/2 chopped onion in 1 tablespoon (soup) of butter and add 100g of breadcrumbs. Transfer the mixture of asparagus and beans to a greased baking dish and spread over a few spoonfuls of ricotta crumbled. Sprinkle bread crumbs and bake for 15 minutes or until the surface is golden brown and crispy. Serves 4.



Dinner
Gnocchi Ricotta and Spinach with Tomato Sauce

This is another variation of gnocchi (see Spring, week 1 lunch). This time, the vegetarian base is spinach, which stands out for its bright color. The tomato sauce is a classic and you can use it with other masses.

For the gnocchi
leaves 1 small bunch spinach
25g butter
1 onion, chopped fine
grated nutmeg time
150g ricotta mashed
125g vegetarian parmesan cheese, grated on time
60g of flour and more sprinkle
salt and black pepper freshly ground

For tomato sauce
1 tablespoon (soup) olive oil
1 large tooth crushed garlic
1 can (400g) chopped peeled tomatoes
1 teaspoon (tsp) sugar
1 tablespoon (soup) of chopped basil
salt and black pepper freshly ground

To serve
vegetarian parmesan cheese, grated on time
extra virgin olive oil


Place the wet spinach in a large saucepan, bring to medium heat and cook it until it is almost tender. Expect warm enough to squeeze by hand, eliminating all the liquid. Then chop it not too thin.

In a skillet, melt butter and saute 1/4 chopped onion over medium heat until soft but not colored. Add spinach and sauté for 2 minutes. Transfer it to a bowl, season with nutmeg, salt and pepper and let cool. Add the ricotta, parmesan, flour and egg yolks and mix well. Cover the bowl and refrigerate for about 2 hours to firm up.

Meanwhile, prepare the tomato sauce. In a medium saucepan, heat the oil and fry the remaining onion until tender (do not let it brown). Add the garlic and fry for 1 minute. Add the tomatoes, sugar and season with salt and pepper. When it boils, lower the heat and cook for about 7 minutes until you have a bit stocky. Add the basil.

Sprinkle the working surface with a little flour. Roll dough with ricotta and spinach forming a cilindo 3cm in diameter. Cut it into pieces of 3cm and go putting on a lightly floured baking sheet. When you have cut all cook them slowly in plenty of salted boiling water for 3 minutes. Expected to rise to the surface, simmer for a few more seconds and remove them with a slotted spoon. Serve in individual bowls on the tomato sauce, sprinkling with grated Parmesan and drizzled with extra virgin olive oil. Serves 4.



Dessert
Plum with Yogurt

Cut 200g plums in half and remove the core. Place in a pan with 3 tablespoons (soup) of sugar and 3 tablespoons (soup) of water. Cook over low heat until tender. Wait for it to cool down. When cool, mix half with 100g of plain yogurt and divide them between two cups. Place over the other half plum. Serves 2.


Thank you everyone for joining us in the challenge!

Alimento e Você


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário