segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Semana #41 Desafio MFM Brasil, Week #41

Semana 13 do Inverno, fim de estação e grandes mudanças climáticas em todo o Brasil nessa mudança para a Primavera. 

Já parou para pensar porque desse desequilíbrio ambiental tão acentuado? Chuvas devastadoras em pleno Setembro... -16ºC no sul do país... Quadros um tanto inéditos que vão se tornando normais na atualidade. 

Se pensou e está consciente, ótimo! Propague a sua ideia. Se não pensou ainda, venha entender que o consumo de carne é diretamente relacionado ao desequilíbrio. Então junte-se ao movimento Meat Free Monday - Segunda Sem Carne. "Um dia por semana pode fazer um mundo de diferença".

A gente traz pra você todas as Segundas-feiras as 6 receitas de Café da Manhã, Almoço para Viagem, Almoço, Acompanhamento, Jantar e Sobremesa do livro do movimento. Mas a gente também prepara e te fornece as imagens, assim você se inspira para começar a mudar. Uma mudança a seu favor, dos animais e do planeta. 

Vem!


  Café da Manhã
Fatias Douradas com Uva-Passa


Numa tigela, bata ligeiramente 4 ovos orgânicos com um garfo. Junte 1 colher (chá) de açúcar demerara, uma pitada de sal e 250ml de leite orgânico. Numa frigideira antiaderente, derreta um pouco de manteiga em fogo médio. Coloque 8 fatias de pão branco na mistura de leite, molhando apenas as que você conseguir fritar de cada vez. Frite-as até que estejam douradas dos dois lados. Sirva com um punhado de uva-passa, canela em pó e mel, se desejar. Serve 2.

  Almoço para Viagem
Couscous Integral com Pimentão e Alcachofra


Preaqueça o grill. Corte ao meio 3 pimentões vermelhos, elimine as sementes e coloque numa assadeira com a pele para cima. Leve ao forno debaixo do grill até a pele ficar quase queimada. Coloque os pimentões num saco plástico, feche bem e espere amornar. Tire a pele, corte em tiras e regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Reserve. Corte 2 cebolas em fatias finas e coloque numa assadeira. Regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e leve sob o grill, mexendo de vez em quando, até que fique dourada. Reserve. Leve ao fogo uma panela com água. Quando ferver, adicione 100g de couscous integral gigante e cozinhe em fogo baixo por 7 minutos. Escorra-o e coloque numa tigela. Acrescente o pimentão e a cebola grelhados e 50g de coração de alcachofra marinado e fatiado. Bata 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico e regue o couscous e misture. Serve 2.

  Almoço
Minestrone


Não se deixe confundir pelo título. Embora seja uma sopa nutritiva, com feijão e rica em legumes, tem farro no lugar do macarrão.

200g de farro (ou espelta)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva, e mais para servir
1 cebola grande picada fino
1 alho-poró picado fino
1 talo de salsão picado fino
2 cenouras médias descascadas e picadas fino
1 nabo redondo descascado e picado fino
3 dentes de alho amassados
1 pitada de pimenta calabresa em flocos amassados
1 lata (400g) de tomate pelado
800ml – 1 litro de caldo de legumes
1 lata (400g) de feijão-branco, escorrido e enxaguado
1 maço de couve picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Queijo parmesão vegetariano ralado, para servir

Lave bem o farro e coloque numa tigela. Cubra-a com água fria e deixe de molho por 20 minutos. Numa panela grande, aqueça o azeite e refogue os legumes picados em fogo baixo por 10-15 minutos, até que fiquem macios, mas não corados. Adicione o alho e a pimenta calabresa e cozinhe por mais 1 minuto.

Pique o tomate e coloque numa panela, junte o caldo e leve ao fogo. Quando ferver, escorra o farro e adicione-o à panela. Diminua para fogo mínimo, tampe e cozinhe por 25 minutos, até os legumes e o farro estarem cozidos. Acrescente o feijão e cozinhe por mais 2-3 minutos. Se a sopa estiver grossa demais, adicione mais caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 3-4 minutos.

Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva a sopa em tigelas, regada com um pouco de azeite e polvilhada com parmesão vegetariano. Se desejar, acompanhe com fatias de pão italiano torradas. Serve 4.

  Acompanhamento
Mandioquinha com Canela


Preaqueça o forno a 220ºC. Cozinhe 750g de mandioquinha descascada e picada por 2 minutos em água fervente. Escorra e regue com 50g de manteiga derretida (ou óleo). À parte, misture 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (chá) canela em pó e 1 colher (chá) de casca de limão ralada. Polvilhe sobre a mandioquinha, mexa bem e asse por 20 minutos. Serve 4.

Jantar
Torta do Pastor Vegetariana


Provavelmente não há muitos pastores vegetarianos, a não ser que suas ovelhas sejam criadas somente para a produção de lã. Mas que os vegetarianos não se sintam em desvantagem em relação aos carnívoros, já que sua torta fica tão gostosa quanto a deles.

150g de lentilha de Puy
100g de ervilha seca partida
75g de manteiga
1 cebola roxa picada
2 cenouras picadas
1 dente de alho picado fino
1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco
¼ colher (chá) de macis
¼ colher (chá) de pimenta-de-caiena
75ml de caldo de legumes
3 tomates médios cortados em fatias
700g de batata
1 cebola pequena picado fino
75g de queijo cheddar ralado
2 colheres (sopa) de leite orgânico
Sal marinho
Pimenta-do-reino moída na hora

PARA O MOLHO DE TOMATE
25g de manteiga
200g de tomate, sem pele e picado
1 colher (sopa) de ketchup

Preaqueça o forno a 190ºC.

Escolha e lave a lentilha e a ervilha. Coloque-as numa panela, cubra com 350ml de água e leve ao fogo. Quando ferver, diminua para fogo mínimo, tampe e cozinhe por 40-45 minutos, até as leguminosas ficarem macias e terem absorvido quase todo o líquido. À medida que for secando, vá juntando mais água fervente.

Numa frigideira, derreta 25g de manteiga em fogo médio e refogue a cebola roxa, a cenoura, o salsão e o alho até que fiquem macios. Junte às leguminosas e adicione o tomilho, o macis, a pimenta-de-caiena, o caldo, o sal e pimenta a gosto. Misture bem, passe para uma fôrma refratária e arrume por cima as fatias de tomate numa só camada.

Descasque e cozinhe a batata até que fique macia e amasse-a com 25g de manteiga. Na manteiga restante, refogue a cebola picada até amaciar e misture com a batata, juntamente com o queijo e o leite. Tempere com sal e pimenta a gosto e espalhe esse purê sobre o tomate. Leva ao forno para assar por 30 minutos ou até dourar.

Para o molho de tomate, derreta a manteiga numa panela, adicione o tomate picado e o ketchup e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até engrossar. Espalhe-o sobre a torta e sirva. Serve 4.

  Sobremesa
Trifle de Bolo de Frutas Secas


Em 4 vidros para geléia, com 250ml de capacidade, divida 1 bolo de frutas secas quebrado em pedaços. Leve ao fogo 200ml de leite orgânico, 300ml de creme de leite e uma pitada de noz-moscada ralada. Enquanto isso, bata 6 gemas de ovos orgânicos com 70g de açúcar. Quando ferver, despeje o líquido quente sobre a gemada, mexendo. Passe por uma peneira, divida o creme entre os vidros e leve ao forno a 110ºC. Asse por 45 minutos, deixe esfriar e leve à geladeira por 2-3 horas. Espalhe sobre o creme gelado 8 biscoitos amaretti esmigalhados, cubra com 250ml de creme de leite batido em chantili com um pouco de conhaque e decore com lascas de amêndoa torradas. Serve 4.



Alimento e Você




Week 13 of winter, end station and major climate changes throughout Brazil this change for spring.

Ever wonder why such environmental imbalance so sharp? Devastating rains in mid-September ... -16 ° C in the south ... Quadros one unpublished so they will become normal today.

If conscious thought and is, great! Spread your idea. If you do not think, come to understand that meat consumption is directly related to the imbalance. So join the movement Meat Free Monday - Meatless Monday. "One day a week can make a world of difference."

We bring to you all the Mondays 6 recipes for Breakfast, Lunches, Lunch, Dish, Dinner and Dessert Book movement. But it also prepares and provides you with the images, so you get inspired to start changing. A change in their favor, animals and the planet.

Come on it!


Breakfast
Golden slices with raisins

In a bowl, beat eggs slightly organic 4 with a fork. Add 1 teaspoon (tsp) of brown sugar, a pinch of salt and organic milk 250ml. In a nonstick skillet, melt a little butter over medium heat. Place 8 slices of white bread in milk mixture, watering only that you can fry at a time. Fry them until golden on both sides. Serve with a handful of raisins, cinnamon and honey, if desired. Serves 2.

Packed Lunches
Integral couscous with peppers and artichoke

Preheat the grill. Cut in half 3 red peppers, remove the seeds and place in a baking dish skin side up. Bake under the grill until the skin is almost burnt. Place the peppers in a plastic bag, close tightly and wait warm. Remove the skin, cut into strips and sprinkle with 1 tablespoon (soup) of olive oil. Set aside. 2 onions cut into thin slices and arrange on a baking sheet. Drizzle with 1 tablespoon (soup) of olive oil, season with salt and ground black pepper kingdom in time and drive under the grill, stirring occasionally, until golden. Set aside. Light the fire a pot with water. When boiling, add 100g of giant full couscous and cook over low heat for 7 minutes. Drain it and place in a bowl. Add the peppers and grilled onions and 50g of heart marinated and sliced ​​artichoke. Beat 2 tablespoons (soup) of olive oil and 1 tablespoon (soup) of balsamic vinegar and pour the couscous and mix. Serves 2.

Lunch
Minestrone

Do not be confused by the title. Although it is a nutritious soup with beans and rich in vegetables, farro has in place of pasta.

200g farro (or spelled)
4 tablespoons (soup) of olive oil, and more to serve
1 large onion, chopped fine
1 finely chopped leeks
1 stalk celery, chopped fine
2 medium carrots peeled and chopped fine
1 turnip peeled and chopped fine round
3 cloves garlic, crushed
1 pinch of chilli flakes in dents
1 can (400g) of peeled tomatoes
800ml - 1 liter of vegetable broth
1 can (400g) of white beans, drained and rinsed
1 chopped cabbage pack
Salt and black pepper freshly ground
Grated Parmesan cheese vegetarian, to serve

Wash the farro and place in a bowl. Cover with cold water and soak for 20 minutes. In a large saucepan, heat olive oil and saute the chopped vegetables over low heat for 10-15 minutes until soft but not colored. Add the garlic and chilli and cook for 1 minute.

Chop the tomatoes and place in a pan, add the broth and cook. When boiling, drain the farro and add it to the pan. Decrease to minimum heat, cover and cook for 25 minutes, until the vegetables are cooked and the farro. Add the beans and cook for another 2-3 minutes. If the soup is too thick, add more broth. Add the cabbage and cook for another 3-4 minutes.

Season with salt and pepper to taste. Serve the soup in bowls, drizzled with a little olive oil and sprinkled with parmesan vegetarian. If desired, accompany with slices of toasted Italian bread. Serves 4.

Accompaniment
Peruvian with Cinnamon

Preheat oven to 220ºC. Cook 750g of peeled cassava and chopped for 2 minutes in boiling water. Drain and sprinkle with 50g melted butter (or oil). Separately, mix 3 tablespoons (soup) of brown sugar, 1 teaspoon (tsp) ground cinnamon and 1 teaspoon (tsp) grated lemon peel. Sprinkle on cassava, stir well and bake for 20 minutes. Serves 4.

Dinner
Vegetarian Shepherd's Pie

Probably not many vegetarian shepherds, unless the sheep are created only for the production of wool. But that vegetarians do not feel at a disadvantage compared to carnivores, as your pie is so good as theirs.

150g Puy lentil
100g of dry pea game
75g butter
1 red onion chopped
2 chopped carrots
1 clove garlic finely chopped
1 tablespoon (packed) fresh thyme leaves
¼ teaspoon (tsp) of mace
¼ teaspoon (tsp) pepper Cayenne
75ml vegetable broth
3 medium tomatoes sliced
700g of potato
1 small onion chopped fine
75g grated cheddar
2 tablespoons (soup) of organic milk
Sea salt
Pepper, freshly ground

FOR TOMATO SAUCE
25g butter
200g tomatoes, peeled and chopped
1 tablespoon (soup) ketchup

Preheat oven to 190 ° C.

Choose and rinse the lentils and peas. Put them in a saucepan, cover with 350ml water and cook. When boiling, reduce to low heat, cover and simmer for 40-45 minutes, until the pulses are tender and have absorbed most of the liquid. As for drying, gradually add more boiling water.

In a frying pan, melt 25g butter over medium heat and saute the red onion, carrot, celery and garlic until soft. Join legumes and add thyme, mace, pepper, Cayenne, the broth, salt and pepper to taste. Mix well, move on to a baking pan and arrange over the tomato slices in a single layer.

Peel and cook potatoes until tender and mash with 25g butter. The remaining butter, saute the chopped onion until soft and mix with the potatoes, along with cheese and milk. Season with salt and pepper and spread this puree of tomatoes. It leads to the oven to bake for 30 minutes or until golden brown.

For the tomato sauce, melt the butter in a pan, add the chopped tomatoes and ketchup and simmer over low heat for about 15 minutes, until thickened. Spread it over the cake and serve. Serves 4.

Dessert
Trifle of Dried Fruit Cake

On 4 glasses for jam, with 250ml capacity, divide one cake of dried fruit broken into pieces. Light the fire of organic milk 200ml, 300ml of cream and a pinch of grated nutmeg. Meanwhile, beat 6 egg yolks of organic eggs with 70g sugar. When boiling, pour the hot liquid over the eggnog, stirring. Pass through a sieve, divide the cream between the glasses and bake at 110 ° C. Bake for 45 minutes, let cool and refrigerate for 2-3 hours. Spread over the cold cream crushed amaretti biscuits 8, cover with 250ml of whipped cream into whipped cream with a little brandy and garnish with toasted almond slivers. Serves 4.

Alimento e Você.

As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário