segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Semana #40 Desafio MFM Brasil, Week #40


É sempre uma aventura cozinhar as 6 receitas da semana, sempre descobrimos novos hábitos culinárias de culturas distintas e ampliamos nossos horizontes. 

Nesta semana o livro Meat Free Monday - Segunda Sem Carne nos trouxe o café preferido do Paul McCartney - Bagel torrado com homus, uma refrescante Salada de Feijão-Branco com Abacate e  Laranja, a clássica Sopa de Cebola francesa, um pão Poori, o tradicional curry Jalfrezzi com Batata-Doce e Couve-Flor e bombons de frutas secas que não levam nenhum tipo de açúcar na preparação. 

Para complementar as receitas do livro, buscamos a forma de preparo do Homus e do Jalfrezi.

Receita do Homus por Bela Gil:
Ingredientes:
1 xícara de grão-de-bico de molho por 6 horas
1 xícara de tahine (pasta de gergelim)
Suco de 1 limão espremido
1 dente de alho pequeno
1 colher de chá de cominho em pó
Sal marinho
1/4 de xícara de azeite de oliva
Água do cozimento do grão
Páprica para enfeitar

Modo de preparo:
Escorra a água do grão-de-bico e em outra água leve ao fogo na panela de pressão. Adicione sal. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Quando terminar, peneire os grãos e reserve a água de cozimento. Coloque o grão-de-bico em um processador de alimentos e triture bem. Adicione o tahine, suco do limão, cominho e azeite. Continue a bater até obter a textura desejada. Se o homus é muito grosso, adicione um pouco da água de cozimento. Sirva com um pouco de azeite bom e salsinha picada e enfeite com páprica.


Receita da pasta Jalfrezzi por Jamie Oliver: 
Ingredientes
2 dentes de alho
2cm gengibre fresco
1 colher de chá de cúrcuma
½ colher de chá de sal marinho
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de purê de tomate
1 pimenta verde fresca
1 maço pequeno de coentro fresco
2 colheres de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de sementes de mostarda marrom
1 colher de chá de sementes de feno-grego 
1 colher de chá de sementes de coentro

Modo de preparo:
Primeiro descasque o alho e gengibre. Coloque uma frigideira em fogo médio a alto e adicione as especiarias. Levemente torre-as por alguns minutos até dourar e em seguida, retire a panela do fogo.

Adicione as especiarias a um pilão ou almofariz e triture até virarem pó, ou coloque em um processador de alimentos. Junte as especiarias tostadas em um processador de alimentos ou liquidificador com o resto dos ingredientes, até obter uma pasta lisa.


Boas experiências do universo vegetariano para você também!


Café da Manhã
Bagel Torrado com Homus, by Paul McCartney



Esse é o meu café da manhã preferido – não é só rápido e fácil de ser preparado, mas é também muito nutritivo. Corte 1 bagel ao meio e torre-o ligeiramente. Sobre uma metade espalhe ½ colher (chá) de Marmite ou Vegemite (pasta escura com sabor de cerveja) e, sobre a outra, 1 colher (sopa) de homus (veja página 23 ou compre pronto). Feche o sanduíche e se delecie! Serve 1.


Almoço para Viagem
Salada de Feijão-Branco, Abacate e Laranja



Com uma faca pequena e afiada, corte as extremidades de 2 laranjas sanguíneas e apóie sobre uma tábua de cortar. Começando pela parte superior e acompanhando o formato da laranja, descasque eliminando a casca em tiras. Segure a laranja na palma da mão e corte entre os gomos para eliminar a parte que os separa. Trabalhe sobre uma tigela para recolher o suco que se desprende da fruta. Aperte bem o bagaço para extrair todo o suco. Reserve-o. Numa tigela, coloque os gomos de laranja sem pele, 2 bons punhados de folhas de agrião, 1 abacate fatiado, 1 cenoura ralada, 150g de feijão-branco cozido e um punhado de folhas de hortelã. Meça 5 colheres (sopa) de suco de laranja reservado (se quiser, tome o que sobrou) e misture com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem, 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Despeje sobre a salada e mexa bem. Serve 2.


Almoço
Sopa de Cebola Clássica



Essa é a verdadeira sopa de cebola francesa, rica e nutritiva. Cozinhar a cebola lentamente faz com que seu sabor fique mais concentrado, além de adquirir um lindo tom âmbar. A torrada com queijo que está dentro é uma agradável surpresa.

50g de manteiga
1 colher (sopa) de óleo de girassol
500g de cebola fatiada fino
150ml de vinho branco seco
750ml de caldo de legumes
4 fatias grossas de baguete
100g de queijo gruyére ralado
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola, mexendo algumas vezes, até que comece a dourar nas bordas. Diminua para fogo mínimo e continue cozinhando por mais 30 minutos, até a cebola adquirir uma bonita cor dourada.

Aumente o fogo novamente, adicione o vinho e deglaceie a panela, raspando o fundo a as laterais. Acrescente o caldo, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar lentamente, em fogo baixo, por mais 45 minutos.

Quando a sopa estiver pronta para servir, torre as fatias de pão, cubra-as com bastante queijo ralado e leve ao grill para derreter o queijo. Coloque uma torrada em cada cumbuca e divida a sopa entre elas. Sirva imediatamente. Serve 4.



Acompanhamento
Poori Crocante e Dourado


Coloque 150g de farinha de trigo integral e ½ colher (chá) de sal numa tigela, adicione 125ml de água e mexa até obter uma massa bem macia. Amasse-a por 45 minutos, até não grudar mais nas mãos. Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e forme um rolo com cerca de 2cm de diâmetro. Corte um pedaço de massa de 2cm e cubra o restante com filme plástico. Role o pedaço de massa entre as mãos formando uma bola, passe-a em farinha de trigo e achate até obter um disco de 8cm de diâmetro. Repita esse processo com a massa restante, mantendo protegida a parte que não estiver usando. Numa wok ou panela funda, aqueça 250ml de óleo vegetal até que um cubo de pão fique dourado em 30 segundos. Frite os pooris por 2-3 minutos, virando-os uma vez e jogando óleo quente sobre eles para que estufem. Frite poucos por vez e escorra-os sobre toalhas de papel. Sirva morno. Rende 14.


Jantar
Jalfrezzi de Batata-Doce e Couve-Flor



Jalfrezi é um tipo de curry, cuja mistura se compõe de cúrcuma, cominho, coentro, manga verde, coco, páprica, canela, cravo-da-índia, pimenta-do-reino e pimenta-verde, entre outros temperos. É bem “quente”, mas aqui a manga refrescante ameniza o sabor.

1-2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de jalfrezi
600ml de caldo de legumes
300ml de purê de tomate
500g de batata-doce picada em cubinhos de 1cm
500g de couve-flor separada em pequenos buquês
1 pimentão vermelho, sem sementes e cortado em tiras de 1cm
1 manga descascada e picada
2 colheres (sopa) de coentro picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Numa panela com fundo grosso, aqueça o óleo e refogue em fogo baixo a cebola e o alho até amaciar. Adicione o jalfrezi e frite por 3 minutos. Junte o caldo, o purê de tomate, a batata-doce, a couve-flor e o pimentão. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe até os legumes ficarem macios.

Tempere com sal e pimenta a gosto. Acrescente a manga e o coentro e sirva imediatamente. Acompanhe com arroz e fatias de manga. Serve 4.



Sobremesa
Bombons de Frutas Secas



Coloque 75g de tâmara sem caroço, 75g de damasco seco, 50g de uva-passa sem sementes e 2 colheres (sopa) de suco de maçã no processador de alimentos e bata até obter um pasta, limpando as paredes da jarra com uma espátula. Forme bolinhas do tamanho de uma cereja e passe-as em 50g de amêndoa picada e torrada até que fiquem recobertas. Rende 30.




It's always an adventure Cook 6 recipes of the week, always found new culinary habits of different cultures and broaden our horizons.

This week the book Meat Free Monday - Monday Meatless brought us the favorite coffee of Paul McCartney - Bagel toasted with hummus, a refreshing Bean-White Salad with Avocado and Orange, the classic soup French Onion, one Poori bread, traditional Jalfrezzi curry with Sweet Potato and Cauliflower and sweets dried fruit that do not take any sugar in the preparation.

In addition to book revenues, we seek the way of preparation of hummus and Jalfrezi:


Good experiences vegetarian universe for you too!


Breakfast
Toasted bagel with hummus, by Paul McCartney

This is my favorite breakfast - is not only quick and easy to be prepared, but it is also very nutritious. 1 bagel cut in half and tower it slightly. About a half spread ½ teaspoon (tsp) of Marmite or Vegemite (dark paste with beer flavor) and, on the other, 1 spoon (soup) of hummus (see page 23 or buy ready). Close the sandwich and delecie! Serves 1.


Packed Lunches
Bean-White Salad, Avocado and Orange

With a small, sharp knife, cut the 2 blood oranges ends and rest on a cutting board. Starting at the top and following the shape of orange peel eliminating the peel into strips. Hold the orange in the palm of the hand and cut between the buds to eliminate the part that separates them. Work over a bowl to collect the juice that comes off the fruit. Tighten the bagasse to extract all the juice. Book it. In a bowl, place the peeled orange sections, 2 good handfuls of watercress leaves, sliced ​​1 avocado, 1 grated carrot, baked beans white 150g and a handful of mint leaves. Measure 5 tablespoons (soup) reserved orange juice (if you want, take what's left) and mix with 3 tablespoons (soup) of extra virgin olive oil, 1 spoon (soup) of red wine vinegar, salt and black pepper -United freshly ground. Pour over the salad and mix well. Serves 2.


Lunch
Classic Onion Soup

That's the real French soup, rich and nutritious onion. Cook the onions slowly makes its flavor becomes more concentrated, in addition to acquiring a beautiful amber. The toast with cheese inside is a pleasant surprise.

50g butter
1 tablespoon (soup) of sunflower oil
500g thin sliced ​​onion
150ml dry white wine
750ml vegetable stock
4 thick slices of baguette
100g grated Gruyère cheese
Sea salt and black pepper freshly ground

In a heavy-bottomed saucepan, melt the butter with the oil over medium heat and fry the onion, stirring occasionally, until it begins to brown around the edges. Decrease to minimum heat and continue cooking for another 30 minutes, until the onions acquire a beautiful golden color.

Increase heat again, add the wine and deglaceie the pan, scraping the bottom to the side. Add the broth, season with salt and pepper to taste and cook slowly over low heat for another 45 minutes.

When the soup is ready to serve, toast the slices of bread, cover with plenty of grated cheese and light the grill to melt the cheese. Place toast on each gourd bowl and divide the soup among them. Serve immediately. Serves 4.


Accompaniment
Poori and Crispy Golden

Put 150g of whole wheat flour and ½ teaspoon (tsp) salt in a bowl, add 125ml of water and stir until a soft dough well. Knead it for 45 minutes, until not stick in the hands. Transfer the dough to a lightly floured surface and roll into a roll about 2 cm in diameter. Cut a piece of dough 2 cm and cover the rest with plastic wrap. Roll the piece of dough between your hands into a ball, pass it in flour and flatten until an 8cm diameter disc. Repeat this process with the remaining dough, keeping protected the party who are not using. In a wok or deep pan, heat 250ml of vegetable oil until a cube of bread is browned in 30 seconds. Fry the pooris for 2-3 minutes, turning them once and throwing hot oil on them so estufem. Fry a few at a time and drain them on paper towels. Serve warm. Rende 14.


Dinner
Jalfrezzi Sweet Potato and Cauliflower

Jalfrezi is a type of curry, which mixture is composed of turmeric, cumin, coriander, green mango, coconut, paprika, cinnamon, clove India, black pepper kingdom and green pepper, and other spices. It is very "hot", but here the refreshing mango softens the flavor.

1-2 tablespoons (soup) vegetable oil
1 onion chopped average
1 clove garlic
2 tablespoons (soup) jalfrezi
600ml vegetable broth
300ml tomato puree
500g chopped sweet potatoes into cubes 1 cm
500g separate cauliflower into small bouquets
1 red pepper, seeded and cut into 1cm strips
1 mango peeled and chopped
2 tablespoons (soup) of chopped cilantro
Salt and black pepper freshly ground

In a pan with thick bottom, heat oil and saute over low heat the onion and garlic until soft. Add the jalfrezi and fry for 3 minutes. Stir in broth, tomato puree, sweet potatoes, cauliflower and peppers. When boiling, lower the heat and simmer until the vegetables are tender.

Season with salt and pepper to taste. Add the mango and cilantro and serve immediately. Serve with rice and mango slices. Serves 4.


Dessert
Candy, Dried Fruit

Place 75g pitted date, 75g of dried apricot, 50g raisins seeded and 2 tablespoons (soup) of apple juice in food processor and blend until you get a paste, cleaning the walls of the jar with a spatula. Form balls the size of a cherry and pass them in 50g of chopped and toasted almonds until they are coated. Rende 30.


We wish a lot of good experiencies in the vegetarian universe for you too!

Alimento e Você


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário