segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Semana #35 Desafio MFM Brasil, Week #35


Hoje é Segunda Sem Carne!  O movimento foi lançado na Inglaterra e já ganhou um mundo. Todas as segundas-feiras não comer carne para contribuir com a redução de impactos ambientais, com o cuidado com os animais e de quebra com a sua saúde. 

Outro dia assisti à um documentário americano onde o narrador contava sua experiência de comer carne apenas aos finais de semana. Ele tem sensibilidade para a gravidade da situação instaurada pela criação de animais mas não conseguia se tornar vegetariano. Ele usou a seguinte frase para mostrar a força de nossas atitudes: se todas as pessoas pararem de comer carne 4 dias por semana, é como se metade do mundo fosse vegetariano.

Eu sou vegetariana há um ano, mas não criei esse desafio simplesmente para pregar o que eu acredito. Mas entendo que levar às pessoas receitas sem carne é uma contribuição para reduzir o consumo de carne no mundo, seja como for, se às segundas-feiras, se algumas refeições por semana, se alguns dias por semana. 

O que importa é você se conscientizar e não pensar que essa degradação ambiental não te afeta. Começa pelo ar que você respira, contempla a qualidade de sua saúde e se estende à simples e pura compaixão por outros seres vivos. 

Toda segunda publicamos 6 receitas do livro Segunda Sem Carne para te inspirar a preparar pratos sem carne. Vem pro desafio!


Café da Manhã
Croissant com Chocolate



Preaqueça o forno a 180ºC. Corte 1 croissant ao meio, sem separar as duas metades. Sobre a parte inferior, espalhe 1 colher (sopa) de chocolate ao leite picado. Feche o sanduíche e coloque-o em uma assadeira pequena. Espalhe mais um pouco de chocolate por cima e asse por 5 minutos, até o chocolate derreter. Sirva morno. Serve 1.


Almoço para Viagem
Sanduíche de Queijo com Chutney de Cenoura


O Chutney deve ser preparado com antecedência, mas vale a pena. Numa tigela, misture 500g de cenoura ralada, 1 colher (chá) de gengibre ralado, 250ml de vinagre de maça, 1 pimenta vermelha picada fino, 1 colher (chá) de sementes de erva-doce amassadas e uma pitada de sal. Cubra e deixe descansar por 24 horas. Coloque numa panela, junte 100ml de água e leve ao fogo. Quando ferver, diminua o fogo para o mínimo e cozinhe por 10 minutos. Acrescente 350g de açúcar mascavo, aumente um pouco o fogo e cozinhe por 30 minutos, até engrossar. Coloque em vidros esterilizados. Para preparar o sanduíche, passe manteiga em 2 fatias de pão multigrãos. Sobre uma fatia, esmigalhe 50g de queijo wensleydale (ou queijo azul), coloque 1 colher (sopa) de chutney de cenoura e folhas de rúcula. Cubra com a outra faita de pão. Serve 1.


Almoço
Bhajis de Cebola com Molho de Tomate



Na Inglaterra, os bhajis de cebola são muito populares, mas os comprados prontos são encharcados de gordura. Fazendo em casa, eles estão quentinhos e crocantes e, acompanhados de um molho apimentado, valem por uma refeição.

PARA O MOLHO DE TOMATE APIMENTADO
25g de pimenta-verde, sem sementes e picada
1 pimentão vermelho, sem sementes, cortados em cubinhos de 0,5 cm
200g de tomate sem pele, picado
1 dente de alho amassado
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) de água
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

110g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de chili em pó
2 ovos orgânicos batidos
150ml de água
4 cebolas cortadas em anéis
2 colheres (sopa) de cebolinha-francesa picada
Óleo de girassol, para fritar

Coloque numa panela de aço inoxidável todos os ingredientes do molho e cozinhe por 10 minutos ou até reduzir à metade.

Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o fermento em pó e o chili em pó. Faça uma cavidade no meio e coloque aí o ovo batidos e depois a água, aos poucos, mexendo até obter uma massa lisa. Adicione os anéis de cebola e a cebolinha francesa. Tempere com sal e pimenta e misture bem.

Numa panela funda para fritura, aqueça uma boa quantidade de óleo de girassol a 170ºC. Usando uma colher (chá) bem cheia como medida, frite a massa por cerca de 5 minutos de cada lado, até os bhajis ficarem crocantes e dourados. Escorra sobre toalhas de papel e sirva imediatamente, bem quente, com o molho de tomate apimentado. Serve 4.


Acompanhamento
Gratinado de Couve com Queijo



Preaqueça o forno a 190ºC. Piquem bem fino 250g de couve, sem o talo. Afervente-a por 30-60 segundos, escorra, passe-a sob água corrente e escorra novamente. Reserve. Numa panela, cozinhe 25g de manteiga e 25g de farinha de trigo por 2 minutos, mexendo sem parar. Retire a panela de fogo e, aos poucos, adicione 450ml de leite integral orgânico, mexendo sempre. Leve de volta ao fogo baixo e cozinhe, mexendo até o molho engrossar e ficar liso. Acrescente 125 de queijo de cabra esmigalhado, ½ colher de (chá) de mostarda em pó, sal e pimenta-do-reino na hora e misture bem. Coloque a couve numa fôrma refratária e cubra com o molho. Misture 75g de migalhas de pão e 1 colher (sopa) de sementes de alcaravia e espalhe por cima. Asse por 20-25 minutos ou até que esteja borbulhante e dourado. Serve 4-6.


Jantar
Pizzetta com Batata, Alho-poró e Queijo Feta



Fazemos essa pequena pizza com massa folhada só para facilitar o trabalho, mas o resultado é altamente satisfatório. Procure usar batata que não seja farinhenta.

250g de batata cortada em fatias de 0,5cm
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 alhos-porós cortados em fatias finas
500g de massa folhada
100g de queijo feta esmigalhado
1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 200ºC.

Cozinhe a batata por 10 minutos, até que esteja macia, e escorra bem.

Enquanto isso, aqueça o azeite numa frigideira e refogue o alho-poró em fogo médio até que fique macio, 7-8 minutos. Junte as fatias de batata e tempere com sal e pimenta. Misture bem e cozinhe por 1-2 minutos. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa numa espessura de 0,5cm e recorte um disco de 25cm de diâmetro. Coloque o disco numa assadeira umedecida e, com uma faca bem afiada, faça pequenos cortes na massa, a 0,5cm da borda, em toda a volta.

Coloque a mistura de alho-poró e batata sobre a massa, deixando 0,5cm livre em toda a volta. Espalhe por cima o queijo feta esmigalhado e as folhas de tomilho e asse por 30 minutos, até a borda ficar dourada. Se dourar rápido demais, proteja a pizzetta com uma folha de papel-alumínio. Serve 4.


Sobremesa
Pera Assada



Preaqueça o forno a 180ºC e torre 50g de amêndoa por 5 minutos. Deixe amornar, pique e coloque numa tigela. Esmigalhe 6 biscoitos amaretti macios sobre a amêndoa e junte a casca ralada de um limão e uma pitada de canela em pó. Em outra tigela, bata 75g de manteiga sem sal amolecida e 1 colher (chá) de açúcar cristal até obter um creme fofo. Acrescente 1 gema de ovo orgânico e 1 colher (chá) de essência de baunilha, batendo novamente até ficar liso. Adicione a mistura de amêndoa e mexa bem. Descasque 4 peras maduras e regue com o suco de 1 limão para evitar que escureçam. Corte-as ao meio e, com um boleador, elimine o miolo com as sementes. Arrume as peras numa assadeira, a parte cortada para cima, e recheie-as com a mistura de amêndoa. Dilua 4-6 colheres (sopa) de Marsala com 2 colheres (sopa) de água e respingue sobre as peras. Cubra a assadeira com uma folha de papel alumínio, sem apertar, e asse na prateleira central do forno por 25 minutos ou até a pêra ficar macia. O tempo de cozimento depende do grau de amadurecimento da pera. Sirva 2 metades de pêra por pessoa, regando-as com o molho da assadeira. Acompanhe com uma bola de sorvete de creme ou creme de leite batido. Serve 4.



Pense, abra seu coração. Não é tão difícil assim preparar refeições em casa - e sem carne. Planeje sua alimentação definindo quais pratos vai cozinhar na semana, dedicando um dia para fazer sua lista de compras e adquirir seus insumos.  Você verá que bem causará a você e sua família. Uma sensação de aconchego, de compartilhar seu tempo... Cozinhe!

Alimento e Você



Today is Meat Free Monday! The movement was launched in England and has won a world. Every Monday not to eat meat to contribute to the reduction of environmental impacts, with animal care and break with their health.

The other day I attended an American documentary in which the narrator had his experience of eating meat only on weekends. He has sensitivity to the seriousness of the situation established by breeding but could not become vegetarian. He used the phrase to show the strength of our attitudes: if all people stop eating meat four days a week, it is as if half the world were vegetarian.

I'm a vegetarian a year ago, but did not create this challenge simply to preach what I believe. But I understand that people take recipes without meat is a contribution to reducing the consumption of meat in the world, in any case, if on Mondays, a few meals a week, a few days a week.

What matters is you become aware and not think that environmental degradation does not affect you. Begins with the air you breathe, contemplates the quality of your health and extends to simple and pure compassion for other living beings.

Every Monday we published 6 recipes in the book Second Meatless to inspire you to prepare dishes without meat. Come to challenge!


Breakfast
Croissant with Chocolate

Preheat oven to 180 ° C. 1 croissant cut in half, without separating the two halves. On the bottom, spread 1 tablespoon (soup) of chopped chocolate milk. Close the sandwich and place it in a small baking dish. Spread a little more up for chocolate and bake for 5 minutes, until the chocolate melts. Serve warm. Serves 1.


Packed Lunches
Cheese sandwich with carrot chutney

The Chutney should be prepared in advance, but worth it. In a bowl, mix 500g of grated carrot, 1 teaspoon (tsp) grated ginger, 250ml of apple vinegar, finely chopped 1 red pepper, 1 teaspoon (tsp) crushed fennel seeds and a pinch of salt. Cover and let stand for 24 hours. Place in a pan, add 100ml water and cook. When boiling, reduce the heat to low and cook for 10 minutes. Add 350g of brown sugar, increase a little heat and simmer for 30 minutes until thickened. Put in sterilized jars. To prepare the sandwich, skip butter on 2 slices of multigrain bread. About a slice, crumble 50g wensleydale cheese (or blue cheese), put 1 tablespoon (soup) of carrot chutney and rocket leaves. Cover with the other Faita bread. Serves 1.


Lunch
Bhajis Onion with Tomato Sauce

In England, the onion bhajis are very popular, but ready purchased are drenched in fat. Doing at home, they are warm and crispy and accompanied by a spicy sauce, are worth a meal.

FOR THE SAUCE spicy tomato
25g green pepper, seeded and chopped
1 red pepper, seeded, cut into small cubes of 0.5 cm
200g peeled tomatoes, chopped
1 clove garlic
1 teaspoon (tsp) sugar
1 teaspoon (tsp) of brown sugar
1 tablespoon (soup) of white wine vinegar
2 tablespoons (soup) of water
Salt and black pepper freshly ground

110g plain flour
2 teaspoons (tsp) baking powder
1 teaspoon (tsp) chili powder
2 beaten eggs organic
150ml water
4 onions cut into rings
2 tablespoons (soup) of chopped chives
Sunflower oil for frying

Place in a stainless steel pot all sauce ingredients and simmer for 10 minutes or until reduced by half.

In a bowl, sift the flour, baking powder and chili powder. Make a hollow in the middle and then put the beaten egg and then the water gradually, stirring until dough is smooth. Add the onion rings and chives. Season with salt and pepper and mix well.

In a deep pan for frying, heat a good amount of sunflower oil to 170 ° C. Using a spoon (tea) as well as full extent, fry the dough for about 5 minutes on each side until the bhajis become crispy and golden. Drain on paper towels and serve immediately, piping hot, with a spicy tomato sauce. Serves 4.


Accompaniment
Gratin of Cauliflower with Cheese

Preheat oven to 190 ° C. Poke finely 250g kale, without the stem. Afervente it for 30-60 seconds, drain, rinse under running water and drain again. Reserve. In a saucepan, cook butter and 25g flour 25g for 2 minutes, stirring constantly. Remove the fire pan and gradually add 450ml of organic whole milk, stirring constantly. Take back over low heat and cook, stirring until sauce thickens and is smooth. 125 Add crumbled goat cheese, ½ teaspoon (tsp) mustard powder, salt and black pepper kingdom in time and mix well. Place the cabbage in a heatproof pan and cover with the sauce. Mix 75g of bread crumbs and 1 tablespoon (soup) of caraway seeds and spread on top. Bake for 20-25 minutes or until bubbly and golden. Fits 4-6.


Dinner
Pizzetta with Potato, Leek and Feta Cheese

We make this small pizza with puff pastry just to facilitate the work, but the result is highly satisfactory. Try using potatoes which are not floury.

250g potatoes cut into slices of 0.5 cm
2 tablespoons (soup) olive oil
4 leeks thinly sliced
500g puff pastry
100g crumbled feta cheese
1 tablespoon (packed) fresh thyme leaves
Sea salt and black pepper freshly ground

Preheat oven to 200 ° C.

Cook the potatoes for 10 minutes until soft, and drain well.

Meanwhile, heat the oil in a skillet and saute the leeks over medium heat until tender, 7-8 minutes. Add the potato slices and season with salt and pepper. Mix well and cook for 1-2 minutes. On a floured surface, roll the dough to a thickness of 0.5 cm and cut out a 25cm diameter disc. Place the disc in a baking dish and moistened with a sharp knife, make small cuts in mass, 0.5 cm from the edge, all the way around.

Place the leek and potato mixture over the dough, leaving 0.5 cm free all around. Sprinkle the crumbled feta cheese and thyme leaves and bake for 30 minutes, until the edge is golden. If browning too fast, protect pizzetta with a sheet of aluminum foil. Serves 4.


Dessert
Roasted Pear

Preheat oven to 180 ° C and tower 50g almonds for 5 minutes. Let cool, chop and place in a bowl. 6 soft amaretti biscuits crumble over the almonds and add the grated rind of a lemon and a pinch of cinnamon powder. In another bowl, beat 75g butter, softened salt and 1 teaspoon (tsp) of crystal sugar until fluffy. Add 1 egg yolk and 1 tablespoon organic (tsp) vanilla extract, beating until smooth again. Add the almond mixture and stir well. Peel 4 ripe pears and drizzle with 1 lemon juice to prevent browning. Cut them in half and with a boleador, delete the core with the seeds. Arrange the pears in a baking dish, the portion cut up, and fill them with a mixture of almond. Dilute 4-6 tablespoons (soup) of Marsala with 2 tablespoons (soup) of water and splashing over the pears. Cover dish with aluminum foil loosely, and bake on the center oven rack for 25 minutes or until pear is tender. The cooking time depends on the degree of ripeness of pear. Serve 2 pear halves per person, watering them with the sauce from the pan. Accompany it with a cream scoop of ice cream or whipped cream. Serves 4.

Think, open your heart. It´s not to hard to prepare your meals - without meat - at home. Plan your power setting which dishes will cook a week, devoting a day to do their shopping list and purchase their inputs. You will see that well will cause you and your family. A cozy feeling, to share your time ... Cook!

Alimento e Você
@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce

As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário