segunda-feira, 20 de julho de 2015

Semana #33 Desafio MFM Brasil, Week #33



Incrível semana 5 do Inverno cheia de deliciosas receitas!

Comece o dia com uma Granola rápida e de fácil preparo (rende um pote de 800ml), prepare um Sanduíche Integral de Creme de Queijo, Cebola roxa reduzida no balsâmico e Rúculas frescas. Prepare-se para esse Curry agridoce de Grão-de-bico, para as Batatas com Alecrim e Avelã (que combinação!) e para conhecer o Molho de Missô desses Legumes Grelhados. Feche com uma Torta de Noz-Pecã.

Quem disse que seu dia sem carne precisa ser sem graça? Vem pro Desafio Meat Free Monday - Segunda Sem Carne no Brasil

A gente cozinha as receitas do livro do movimento e divulga todas as segundas-feiras. Isso tudo apenas para te inspirar a adotar a Segunda Sem Carne. 

Vem?!


Café da Manhã
Granola

Preaqueça o forno a 180ºC. Pique 200g de nozes (amêndoas, avelã e noz-pecã) e coloque numa tigela grande. Adicione 450g de aveia em flocos, 50g de sementes de girassol, 50g de sementes de abóbora, 50g de linhaça e 50g de coco ralada. Mexa e acrescente 125ml de óleo de girassol e 100ml de mel. Misture bem os ingredientes. Espalhe numa assadeira grande e leve ao forno por 20 minutos, mexendo algumas vezes, até que a granola fique dourada e crocante por igual. Retire do forno e adicione 100g de uva-passa. Deixe esfriar antes de guardar. Sirva com fruta fresca, leite orgânico ou iogurte natural. Rende 12 porções.

É a segunda vez que preparamos uma granola no desafio e desta vez usamos apenas o mel, não vimos necessidade do óleo. Os ingredientes em si possuem gordura saudável e já é suficiente para cobrir as necessidades nutricionais do seu corpo.


Almoço para Viagem
Sanduíche de Queijo e Cebola


Misture 40g de queijo de cabra macio com 20g de cream cheese. Numa panela, em um pouco de azeite de oliva, deixe murchar em fogo baixo ½ cebola roxa fatiada. Acrescente ¼ de colher de açúcar, uma pitada de sal, um pouco de pimenta-do-reino moída na hora e 1 colher (chá) de vinagre balsâmico. Cozinhe por mais 2-3 minutos. Espalhe a mistura de queijo sobre uma fatia de pão multigrãos, cubra-a com a cebola e um punhado de folhas de rúcula. Coloque por cima a outra fatia de pão. Serve 1.

Usamos queijo minas frescal que é mais acessível e bem mais leve e saudável. 


Almoço
Curry de Grão-de-Bico



600g de grão-de-bico
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sementes de mostarda
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1 colher (chá) de sementes de cominho
1 colher (chá) de sementes de coentro
5 sementes de cardamomo
1 colher (sopa) de óleo vegetal
2 cebolas roxas fatiadas
1 maço pequeno de coentro com as raízes
1 pimenta vermelha
3 dentes de alho picados
4 cenouras, descascadas e cortadas em cubinhos
3 colheres (sopa) de xarope de maple
Suco de 2 limões
3 colheres (sopa) de molho de soja
2 latas (400g cada) de tomate pelado
50g de manteiga sem sal

Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. Escorra e coloque numa panela grande com água fria. Junte o bicarbonato e cozinhe em fogo médio por cerca de 45 minutos, até ficar macio. Escorra e reserve.

Aqueça todas as sementes numa panela pequena, cuidando para que não queimem ou ficarão amargas. Em seguida, amasse-as bem com um pilão. Numa panela grande, aqueça o óleo e frite a cebola por 5 minutos, até amaciar. Pique fino o coentro e a pimenta vermelha e adicione-os à panela, junte com o alho e as sementes amassadas.

Acrescente a cenoura e cozinhe por 10 minutos. Adicione o xarope de maple, o suco de limão e o molho de soja, mexa bem e cozinhe por mais alguns minutos. Junte o tomate e aumente um pouco o fogo para que o molho apure, cerca de 15 minutos. Prove o sabor, que deverá ser agridoce e apimentado. Cozinhe até a cenoura ficar al dente, junte o grão-de-bico e a manteiga e sirva. Serve 4.

Usamos nosso tradicional Melado (ou Melaço) ao invés de maple. Esse prato é campeão!


Acompanhamento
Batata com Alecrim e Avelã


Pique 1 colher (chá) de alecrim e reserve. Em água salgada, cozinhe 450g de batata bolinha com 1 ramo de alecrim. Enquanto isso, cozinhe 25g de avelã em água fervente por 4 minutos, escorra, retire a pele e enxugue. Em seguida, frite-a em um pouco de óleo de avelã, em fogo baixo, até dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, deixe esfriar e quebre em pedaços. Quando a batata estiver cozida, escorra, descasque, corte em fatias e frite numa quantidade generosa de óleo de avelã até dourar. Coloque para escorrer sobre toalhas de papel, limpe a frigideira e aqueça mais 2 colheres (sopa) de óleo de avelã com 100ml de creme de leite, deixando no fogo até encorpar. Adicione o alecrim picado e a batata. Mexa bem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Coloque em uma tigela e espalhe por cima a avelã frita. Serve 4.

Torramos as avelãs ao invés de fritar e fritamos o alecrim com as batatas. 


Jantar
Legumes assados com molho de Missô e Gergelim


O missô é rico em umami, que os japoneses chamam de o quinto sabor (os outros são: doce, salgado, azedo e amargo). Você irá descobrir que o missô é maravilhoso nos molhos para legumes e para temperar saladas.

3 cenouras médias, descascadas e cortadas em quartos pelo comprimento
½ abóbora-menina cortada em pedaços
3 mandioquinhas médias, descascadas e cortadas em quartos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
200g de buquês de brócolis
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de sementes de gergelim pretas e brancas

PARA O MOLHO
3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado
2 colheres (chá) de gengibre ralado
1 dente de alho amassado
1 colher (chá) bem cheia de missô amarela
1 colher (sopa) de vinagre de arroz

Preaqueça o forno a 190ºC.

Pique os legumes e coloque a cenoura, a abóbora e a mandioquinha numa tigela. Regue com o azeite, mexa bem e passe para uma assadeira grande para que fiquem numa única camada. Asse na prateleira central do forno por cerca de 25 minutos, até que estejam macias e comecem a dourar nas bordas. Acrescente o brócolis, 1 colher (sopa) de mel e as sementes de gergelim, misture e asse por mais 5 minutos, para caramelizar.

Enquanto os legumes assam, prepare o molho. Numa tigela pequena, coloque o mel restante e todos os ingredientes do molho e bata para misturar. Arrume os legumes numa travessa, espalhe o molho por cima e sirva. Serve 4.



Sobremesa
Torta de Noz-Pecã


Sobre uma superfície enfarinhada, abra 500g de massa podre numa espessura de 3-4mm. Forre uma fôrma para torta de 23cm de diâmetro, deixando uma sobre de massa de 2,5cm em toda a volta e corte o excesso. Dobre essa borda por baixa da massa e, pinçando-a com os dedos a intervalos regulares, faça uma decoração ondulada. Leve para gelar por 30 minutos. Preaqueça o forno a 180ºC. Forre a massa com folha de papel-manteiga, coloque alguns punhados de feijão cru e asse por 15 minutos. Retire o fogão e o papel e asse por mais 10 minutos para a massa dourar ligeiramente. Enquanto isso, prepare o recheio: misture numa tigela 70g de manteiga derretida, 200g de açúcar mascavo, 350g de glucose de milho, 4 ovos orgânicos, 1 colher (chá) de essência de baunilha e ¼ colher (chá) de sal. Sobre a base assada, espalhe 150g de noz-pecã picada, cubra com o recheio e espalhe mais 50g de noz-pecã picada. Asse por 50 minutos-1 hora ou até o recheio firmar. Espere esfriar para servir. Serve 8-10.

Usamos Geléia de laranja e tâmaras (sem adição de açúcares: sabia que o açúcar da tâmara pode substituir o açúcar de cana em qualquer receita?) ao invés de glucose de milho e, como sempre, açúcar mascavo. O resultado foi um prato igualmente doce, porém mais saudável!


Que tenha uma semana repleta de consciência!

Alimento e Você




Amazing winter week 5 with delicious recipes!

Start the day with a quick and easy preparation Granola (yields a pot 800ml), prepare a Comprehensive Sandwich Cheese Cream, reduced Purple Onion in vinegar and fresh arugula. Get ready for that bittersweet Curry Bean-Pea, for Potatoes with Rosemary and Hazel (what a combination!) And get to know the miso sauce these Grilled Vegetables. Close with a Pecan Nut Pie.

Who said your day without meat needs to be dull? Come to challenge Meat Free Monday - Meat Free Monday in Brazil!

We cuisine revenues movement book and discloses all Mondays. All this just to inspire you to embrace Meatless Monday.

Come!!


Breakfast
Granola

Preheat oven to 180 ° C. Chop 200g of nuts (almonds, hazelnuts and pecans) and place in a large bowl. Add 450g rolled oats, 50g sunflower seeds, pumpkin seeds 50g, 50g and 50g flaxseed grated coconut. Stir and add 125ml of sunflower oil and 100ml of honey. Mix the ingredients well. Spread in a large pan and bring to the oven for 20 minutes, stirring occasionally, until the granola is golden brown and crisp evenly. Remove from oven and add 100g of raisins. Allow to cool before storing. Serve with fresh fruit, organic milk or yogurt. Makes 12 servings.


Packed Lunches
Cheese and onion sandwich

Mix soft goat cheese 40g to 20g cream cheese. In a pan in a little olive oil, let wither over low heat ½ sliced ​​red onion. Add ¼ teaspoon of sugar, a pinch of salt, a little ground black pepper kingdom at the time and 1 teaspoon (tsp) balsamic vinegar. Cook for another 2-3 minutes. Spread the cheese mixture on a slice of multigrain bread, cover with onion and a handful of rocket leaves. Put another over the slice of bread. Serves 1.


Lunch
Curry chickpea

600g chickpea
1 teaspoon (tsp) of sodium bicarbonate
1 teaspoon (tsp) mustard seeds
1 teaspoon (tsp) fennel seeds
1 teaspoon (tsp) cumin seeds
1 teaspoon (tsp) coriander seeds
5 cardamom seeds
1 tablespoon (soup) vegetable oil
2 red onions sliced
1 small bunch cilantro with roots
1 red pepper
3 cloves garlic, minced
4 carrots, peeled and cut into cubes
3 tablespoons (soup) of maple syrup
Juice of 2 lemons
3 tablespoons (soup) soy sauce
2 cans (400g each) of peeled tomatoes
50g unsalted butter

Let the chickpea sauce from one day to the other. Drain and place in a large pan with cold water. Add the baking and cook over medium heat for about 45 minutes until tender. Drain and set aside.

Heat all the seeds in a small pan, taking care not to burn or become bitter. Then mash them well with a pestle. In a large pot, heat the oil and fry the onion for 5 minutes until softened. Mince the cilantro and red pepper and add them to the pan, stir in the garlic and the crushed seeds.

Add the carrots and cook for 10 minutes. Add the maple syrup, lemon juice and soy sauce, stir well and cook for another few minutes. Add the tomatoes and increase slightly the fire so that the sauce is established, about 15 minutes. Taste the flavor, to be sour and spicy. Cook until the carrots al dente, add the chickpea and butter and serve. Serves 4.


Accompaniment
Potato with Rosemary and Hazel

Chop 1 teaspoon (tsp) of rosemary and set aside. In salted water, cook 450g new potatoes with 1 sprig of rosemary. Meanwhile, cook 25g hazelnuts in boiling water for 4 minutes, drain, remove the skin and dry. Then fry it in a little hazelnut oil over low heat, until golden brown. Season with salt and black pepper freshly ground, let cool and break into pieces. When the potato is cooked, drain, peel, cut into slices and fry in a generous amount of hazelnut oil until golden brown. Put to drain on paper towels, wipe the skillet and heat 2 more tablespoons (soup) of hazelnut oil with 100ml of cream, leaving the fire to thicken. Add the chopped rosemary and potatoes. Stir well and season with salt and black pepper freshly ground. Place in a bowl and sprinkle over the fried hazelnut. Serves 4.


Dinner
Roasted vegetables with miso sauce and sesame

The miso is rich in umami, the Japanese call it the fifth taste (the others are: sweet, salty, sour and bitter). You will find that the miso is wonderful in sauces for vegetables and for salads.

3 medium carrots, peeled and cut into quarters the length
½ pumpkin cut into pieces
3 medium parsnips, peeled and cut into quarters
2 tablespoons (soup) olive oil
200g broccoli bouquets
2 tablespoons (soup) of honey
1 tablespoon (soup) of black and white sesame seeds

FOR SAUCE
3 tablespoons (soup) of toasted sesame oil
2 teaspoons (tsp) grated ginger
1 clove garlic
1 teaspoon (tsp) and full of yellow miso
1 tablespoon (soup) rice vinegar

Preheat oven to 190 ° C.

Chop the vegetables and place the carrots, pumpkin and cassava in a bowl. Drizzle with olive oil, stir well and continue to a large baking sheet so they are in a single layer. Bake on the center shelf of the oven for about 25 minutes until they are soft and begin to brown around the edges. Add the broccoli, 1 spoon (soup) of honey and sesame seeds, mix and bake for another 5 minutes to caramelize.

While the vegetables roast, prepare the sauce. In a small bowl, place the remaining honey and all sauce ingredients and whisk to mix. Arrange the vegetables on a platter, spread the sauce on top and serve. Serves 4.



Dessert
Pie Pecan Nut

On a floured surface, roll 500g shortcrust pastry to a thickness of 3-4mm. Line a 23cm cake pan for pie diameter, leaving a mass of about 2.5 cm all around and cut off the excess. Fold this edge by low mass and pinching it with your fingers at regular intervals, make a wavy decoration. Take freeze for 30 minutes. Preheat oven to 180 ° C. Line the dough with parchment paper sheet, put a few handfuls of raw beans and bake for 15 minutes. Remove the stove and paper and bake for another 10 minutes for the dough slightly browned. Meanwhile, prepare the filling: Mix in a bowl 70g melted butter 200g brown sugar, 350g of corn syrup, 4 organic eggs, 1 teaspoon (tsp) vanilla extract and ¼ teaspoon (tsp) salt. About baked base, spread 150g pecan chopped, cover with the filling and spread over 50g chopped pecans. Bake for 50 minutes-1 hour or until the filling set. Let cool to serve. Serves 8-10.


A week full of conscience!


Alimento e Você
@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce

As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário