segunda-feira, 13 de julho de 2015

Semana #32 Desafio MFM Brasil, Week #32


Entramos na quarta semana do Inverno e temos a oportunidade de preparar refeições que aquecem nosso coração. 

Sentir mais nesse mundo automático é urgente, pensar nos outros, entender a integralidade do universo. Tudo é compartilhado em algum nível, não somos separados das pessoas, da natureza, do mundo.

É por isso que o movimento Meat Free Monday - Segunda Sem Carne é sucesso mundo afora. Milhares de pessoas já se sensibilizaram com os fatos que são a realidade de um planeta tão populoso e que nas últimas décadas consome mais e mais, muitas vezes de forma inconsciente.

Então não espere mais para fazer a sua parte. Consumir menos, comer menos, buscar alimentos locais favorecendo a sustentabilidade de pequenos produtores, privilegiar alimentos naturais sem conservantes, reduzir ou até tirar a carne por completo, reduzir a quantidade de proteína animal em seu prato e com isso tudo gerar menos lixo, e quando gerá-lo, separá-lo para reciclagem. 

Desafio Meat Free Monday - Segunda Sem Carne no Brasil - a cada semana cozinhamos as receitas do livro do movimento e trazemos para você, com fotos e dicas. 

Seguem aí seis receitas para você passar a Segunda Sem Carne. Vem pro desafio!


Café da Manhã
Pão Irlandês Clássico




Esse pão é uma delícia quando servido morno com manteiga e geléia. Preaqueça o forno a 190ºC e enfarinhe uma assadeira. Numa tigela grande, peneire 250g de farinha de trigo comum, 25g de farinha de trigo integral, 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio e uma pitada de sal. Junte 25g de manteiga e faça uma farofa. Abra uma cavidade no meio e despeje 400ml de iogurte natural. Misture com um garfo e, se a massa parecer muito seca, adicione mais um pouco de líquido. Forme uma ola com cerca de 20cm de diâmetro e coloque na assadeira. Faça dois cortes fundos na superfície com uma faca bem afiada e asse por 35-40 minutos. Bata então no fundo do pão e, se emitir um som oco, estará pronto. Deixe esfriar sobre uma grade, coberto com um pano para que sua casca permaneça macia. Serve 4.


Almoço para Viagem
Sopa de Abóbora

Preaqueça o forno a 200ºC. Descasque 1kg de abóbora e corte em cubos de 4cm. Coloque-os numa assadeira grande e respingue 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Asse por 30 minutos, até que estejam dourados e macios, virando uma vez. Enquanto isso, numa panela grande, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de azeite de oliva e refogue 2 cebolas picadas, 1 dente de alho fatiado, 2 colheres (sopa) de gengibre picado e 2 pimentas vermelhas bem picadas. Tampe e cozinhe em fogo mínimo por 15-20 minutos, até que a cebola fique muito macia. Adicione a abóbora assada, 800ml de caldo de legumes e 4 colheres (sopa) de creme de leite. Tire a panela do fogo, bata a sopa com um mixer e leve de volta ao fogo baixo até aquecer bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Sirva em cumbucas com um pouco de creme de leite. Serve 6.


Almoço
Sopa de Missô com Tofu



O missô é um ingrediente muito saboroso produzido pela fermentação da soja com trigo, cevada ou centeio. A sopa de missô poder ser considerada o prato nacional do Japão.

2 colheres (chá) de óleo de gergelim
200g de cogumelo (enoki ou shiitake) fatiado
½ cenoura, descascada e cortada em palitos
1 pimenta vermelha cortada em rodelas
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 bom punhado de folhas de espinafre
5 cebolinhas cortadas em fatias na diagonal
2 colheres (sopa) de missô amarelo
125g de tofu escorrido e cortado em cubinhos
Molho de soja (shoyu)

Em uma wok ou frigideira grande, aqueça o óleo e adicione o cogumelo e a cenoura. Frite rapidamente po 1 minuto até que comecem a amaciar. Junte a pimenta vermelha e o gengibre e cozinhe por mais 10 segundos.

Acrescente as folhas de espinafre e a cebolinha e cozinhe rapidamente, até murcharem. Divida entre 2 tigelas.

Em uma panela grande, fera 700ml de água. Numa tigela pequena, dissolva o missô em um pouco de água quente e despeje na panela. Se necessário, adicione mais um pouco de missô. Divida os cubinhos de tofu entre as tigelas e acrescente o caldo de missô. Tempere com molho de soja a gosto e sirva imediatamente. Serve 2.


Acompanhamento
Discos de Batata e Repolho


Amasse bem 500g de batata cozida, 50g de manteiga, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Adicione 250g de repolho ou couve-de-bruxelas picados e 1 colher (sopa) de salsa picada. Forme 4 discos, achatando-os nas palmas das mãos. Numa frigideira, aqueça 3 colheres (sopa) de óleo e frite os discos por 4 minutos de cada lado, ou até dourarem. Sirva com tomate-cereja assado e chutney de tomate. Serve 4.


Jantar
Torta Folhada de Legumes


Essa clássica torta inglesa pede purê de batata como acompanhamento. Nada melhor para recolher o delicioso molho.

50g de manteiga, mais 1 colher (sopa)
40g de farinha de trigo
450ml de leite orgânico
125g de queijo cheddar ralado
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de mostarda inglesa em pó
125g de cogumelo-de-paris cortado ao meio
1 cenoura fatiada fino
1 alho-poró em fatias finas
200g de brócolis em buquês pequenos
250g de massa folhada laminada
1 ovo orgânico batido, para pincelar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 200ºC.

Numa panela, derreta 50g de manteiga, junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 minuto. Retire do fogo e adicione o leite aos poucos, batendo. Leve a panela de volta ao fogo e mexa até ferver e o molho encorpar. Adicione o queijo, a sala e a mostarda e mexa bem.

Em outra panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga, adicione o cogumelo e a cenoura e refogue até que fiquem macios. Enquanto isso, coloque o alho-poró em água fervente salgada por 5 minutos, acrescente o brócolis e cozinhe até amaciar. Escorra.

Misture bem os legumes com o molho de queijo, prove e tempere a gosto com sal e pimenta. Coloque numa fôrma grande para torta, untada.

Recorte a massa folhada num tamanho ligeiramente maior que a fôrma. Molhe a borda da fôrma com água e apóie a massa folhada, pressionando-a para que grude e pinçando-a em vários pontos para ajeitá-la. Com os retalhos de massa, faça decorações e cole na superfície com ovo batido. Faça um pequeno recorte no centro da massa para a saída do vapor. Pincele toda a superfície com o ovo e salpique as sementes de gergelim. Asse por 30 minutos, até que fique bem dourada. Serve 4.


Sobremesa
Pudim de Pão com Chocolate


Preaqueça o forno a 190ºC. Você vai precisar de uma fôrma para bolo inglês de 18cm de comprimento x 4 cm de profundidade. Numa panela média, coloque 600ml de leite orgânico e 300ml de creme de leite e leve ao fogo médio para ferver. Enquanto isso, misture numa tigela 4 gemas de ovos orgânicos, 125g de açúcar e algumas gotas de essência de baunilha. Despeje por cima o leite fervente, batendo rapidamente. Peneire o creme e reserve. No fundo da fôrma, arrume ¼ de baguete cortada em fatias e espalhe 50g de uva-passa e 50g de chocolate meio amargo picado. Passe mais ¼ das fatias da baguete em 50g de manteiga derretida e faça uma segunda camada de pão na fôrma. Despeje o creme reservado e deixe descansar por 30 minutos. Asse em banho-maria por 1 hora ou até que fique dourado. Numa panela pequena, derreta 4 colheres (sopa) de geléia de damasco com 2 colheres (sopa) de suco de laranja. Pincele o pudim com essa mistura e sirva. Serve 4-6.


Que tenha uma excelente semana e que possa despertar cada dia um pouco mais para essa causa. Por você, pelos animais, pelo planeta!

Alimento e Você



We entered the fourth week of winter and with it the opportunity to prepare meals that warm our hearts.

Feel more automated world that is urgent, think of others, understand the completeness of the universe. Everything is shared on some level, we are not separated from the people, of nature, of the world.

That's why the Meat Free Monday movement - Meatless Monday is successful worldwide. Thousands of people already sensitized to the facts that are the reality of a planet so crowded and that in recent decades consumes more and more often unconsciously.

So do not wait to do their part. Consume less, eat less, seek local food favoring the sustainability of small producers favor natural foods without preservatives, reduce or even remove the meat completely, reduce the amount of animal protein on your plate and it all generate less waste, and when generate it, separate it for recycling.

Challenge Meat Free Monday - Meat Free Monday in Brazil. Each week we cook the movement book revenues and bring you, with photos and tips.

Here there six recipes for you to spend the Meatless Monday. Come to challenge!


Breakfast
Bread Irish Classic

This bread is delicious when served warm with butter and jam. Preheat oven to 190 ° C and flour a baking sheet. In a large bowl, sift 250g of common wheat flour, 25g of whole wheat flour, 2 teaspoons (tsp) baking soda and a pinch of salt. Add 25g butter and make a crumbly. Open a hole in the middle and pour 400ml of plain yogurt. Mix with a fork and if the dough looks too dry, add a little more liquid. Form a hello with about 20cm in diameter and place on baking sheet. Make two cuts back on the surface with a sharp knife and bake for 35-40 minutes. Then hit the bread background and emit a hollow sound, will be ready. Let cool on a rack covered with a cloth so that its shell remains soft. Serves 4.


Packed Lunches
Pumpkin soup

Preheat oven to 200 ° C. Peel the pumpkin and cut into cubes 1 kg of 4cm. Place them in a large baking dish and splashing 1 tablespoon (soup) of olive oil. Bake for 30 minutes until browned and tender, turning once. Meanwhile, in a large saucepan, heat 1 tablespoon (soup) of butter and 1 tablespoon (soup) of olive oil and saute 2 chopped onions, 1 clove of sliced ​​garlic, 2 tablespoons (soup) of chopped ginger and 2 red peppers well bites. Cover and cook on low heat for 15-20 minutes, until the onions are very soft. Add the roasted pumpkin, 800ml vegetable stock and 4 tablespoons (soup) of sour cream. Remove the pan from the heat, whisk the soup with a mixer and bring it back to low heat to heat through. Season with salt and black pepper freshly ground black to taste. Serve in bowls with a little sour cream. Serves 6.


Lunch
Miso Soup with Tofu

The miso is a very tasty ingredient produced by fermenting soybeans with wheat, barley or rye. The miso soup can be considered the national dish of Japan.

2 teaspoons (tsp) sesame oil
200g mushrooms (enoki and shiitake) sliced
½ carrot, peeled and cut into sticks
1 red pepper cut into slices
1 tbsp (tablespoons) grated ginger
1 handful of spinach leaves
5 spring onions sliced ​​diagonally
2 tablespoons (soup) of yellow miso
125g drained tofu and diced
Soy sauce (shoyu)

In a wok or large skillet, heat the oil and add the mushrooms and carrots. Quickly fry po 1 minute until they begin to soften. Add the red pepper and ginger and cook for another 10 seconds.

Add the spinach leaves and chives and cook quickly until wilted. Divide between 2 bowls.

In a large saucepan, beast 700ml of water. In a small bowl, dissolve the miso in a little hot water and pour into the pan. If necessary, add a little miso. Divide the tofu cubes between the bowls and add the miso broth. Season with soy sauce to taste and serve immediately. Serves 2.


Accompaniment
Potato and Cabbage discs

Knead well 500g baked potato, 50g butter, salt and black pepper freshly ground. Add 250g of cabbage or Brussels Sprout and chopped 1 tablespoon (soup) of chopped parsley. Form 4 discs, flattening them on the palms. In a skillet, heat 3 tablespoons (soup) of oil and fry the disks for 4 minutes per side, or until golden. Serve with roasted cherry tomatoes and tomato chutney. Serves 4.


Dinner
Puff pie vegetables

This classic English pie asks mashed potatoes as a side dish. Nothing better to collect the delicious sauce.

50g butter, plus 1 tablespoon (packed)
40g plain flour
450ml of organic milk
125g grated cheddar cheese
1 tablespoon (soup) of chopped parsley
1 teaspoon (tsp) of English mustard powder
125g mushroom-of-paris cut in half
1 Thin sliced ​​carrots
1 leek, thinly sliced
200g broccoli into small bouquets
250g rolled puff pastry
1 organic egg, beaten, for brushing
Salt and black pepper freshly ground

Preheat oven to 200 ° C.

In a saucepan, melt 50g of butter, add the flour and cook for 1 minute. Remove from heat and add the milk gradually, beating. Take the pan back to the heat and stir until the sauce boil and thicken. Add cheese, room and mustard and stir well.

In another pan, melt 1 tablespoon (soup) of butter, add the mushroom and carrot and saute until soft. Meanwhile, place the leeks in boiling salted water for 5 minutes, add the broccoli and cook until soft. Drain.

Thoroughly mix the vegetables with cheese sauce, taste and season to taste with salt and pepper. Place in a large pan for pie, greased.

Cut the puff pastry into a slightly larger than the pan size. Wet the rim of the pan with water and support the puff pastry, pressing it to stick and pinching it at various points to tuck it. With the mass flaps, make decorations and paste on the surface with beaten egg. Make a small indentation in the center of mass for steam to escape. Brush entire surface with the egg and sprinkle sesame seeds. Bake for 30 minutes until it is well browned. Serves 4.


Dessert
Bread Pudding with Chocolate

Preheat oven to 190 ° C. You will need a pan to pound cake 18cm long x 4 cm deep. In a medium saucepan, bring 600 ml of organic milk and 300ml of milk and light cream over medium heat to a boil. Meanwhile, in a bowl mix 4 egg yolks of organic eggs, 125g of sugar and a few drops of vanilla essence. Pour over the boiling milk, beating fast. Sift the cream and set aside. At the bottom of the pan, arrange ¼ baguette cut into slices and spread 50g raisins and chopped 50g half bitter chocolate. Spend more ¼ of the baguette slices in 50g butter, melted and then a second layer of bread in pan. Pour the reserved cream and let stand for 30 minutes. Bake in a water bath for 1 hour or until golden. In a small saucepan, melt 4 tablespoons (soup) of apricot jam with 2 tablespoons (soup) of orange juice. Brush the pudding with this mixture and serve. Fits 4-6.


For you, for the animals, for the planet!

Alimento e Você

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário