segunda-feira, 29 de junho de 2015

Semana #30 Desafio MFM Brasil, Week #30


Saboreando o Inverno, nesta semana temos para o café da manhã um Muffin Inglês que nos surpreendeu por ser feito com fermento biológico e ser frito ao invés de assado... seguindo nossa segunda sem carne, para o "almoço para viagem" Arroz Integral com Ovo, Repolho e Curry, também Salada de Beterraba, Pera, Endívia e Nozes com cebolas assadas e Abóboras ao forno com balsâmico, mel e limão que acompanham. Para finalizar o dia uma Torta de Ricota, Alho-Poró, Castanhas e Passas, seguida por um Bolo Pudim de Chocolate.

Saia do básico, coma sem carne! Quem resiste à uma comida genuinamente caseira, saudável e que faz bem ao corpo, mente e respeita o outro? 


Este é o desafio Meat Free Monday - Segunda Sem Carne no Brasil e todas as Segundas-Feiras nós trazemos seis receitas do livro, testadas e com fotos. Assim te inspiramos com opções deliciosas para que você também adote a Segunda Sem Carne.

Vem pro desafio!


Café da Manhã
Muffin Inglês




Dissolva 1 envelope (10g) de fermento biológico seco e ½ colher (chá) de açúcar em 120ml de leite orgânico morno. Numa tigela, peneire 225g de farinha de trigo e uma pitada de sal e faça uma cavidade no meio. Despeje aí o fermento dissolvido e amasse bem. Se a massa ficar dura demais, adicione algumas colheradas de leite, aos poucos. Cubra a tigela e deixe dobrar de volume, cerca de 30 minutos. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até ficar com 1cm de espessura e corte 8 discos de 6-8 cm de diâmetro. Leve ao fogo mínimo uma frigideira com 1 colher (sopa) de óleo e cozinhe os muffins por 5-7 minutos de cada lado, até dourar. Para servir, espere amornar, corte ao meio e torre ligeiramente. Rende 8.

Preparamos o nosso com farinha integral.



Almoço para Viagem
Arroz Integral com Ovo e Repolho


Cozinhe 250g de arroz integral em água ligeiramente salgada por 30-35 minutos ou até que esteja al dente. Escorra e enxágüe sob água corrente. Em uma wok ou frigideira grande fogo alto, aqueça 4 colheres (sopa) de óleo de girassol e refogue 1 repolho pequeno fatiano fino e 1 dente de alho bem picado por 3 minutos. Quando o repolho começar a amolecer, junte 125g de amêndoa, o arroz, 1 colher (chá) de curry de Madras e 1 colher (chá) de cúrcuma em pó. Cozinhe por mais 2 minutos e acrescente 6 ovos orgânicos cozidos picados. Serve 4.

Usamos repolho roxo, pelo sabor mais intenso e adoçicado.



Almoço
Salada de Beterraba, Pera e Endívia


A endívia é colocada para crescer em lugar abrigado da luz, para que fique branca. É um tipo de verdura um pouco amarga, mas a pêra e a beterraba equilibram o sabor do prato.

5 beterrabas médias
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
100g de noz-pecã
2 colheres (sopa) de mel
2 cebolas roxa cortadas em gomos
3 dentes de alho inteiros, com casca
2 peras maduras, sem sementes e fatiadas
2 pés de endívia
1 bom punhado de rúcula
150g de queijo feta esmigalhado

PARA O MOLHO
3 colheres (sopa) de óleo de nozes
Suco de ½ limão
1 colher (chá) bem cheia de mostarda Dijon
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque uma folha grande de papel-alumínio numa assadeira pequena e arrume as beterrabas no centro. Regue com o vinagre e metade do azeite e tempere a gosto com sal e pimenta. Dobre o papel, fechando bem o pacote. Asse por 1 hora ou até que as beterrabas estejam macias quando espetadas com a ponta da faca. Retire do forno e deixe esfriar.

Na mesma assadeira, coloque as nozes-pecãs e regue com o mel. Mexa e asse por 10 minutos, até que estejam pegajosas e brilhantes. Transfira-as para um prato e deixe esfriar.

Ainda na mesma assadeira, coloque a cebola e os dentes de alho e regue com o restante do azeite. Asse por cerca de 30 minutos, até que a cebola esteja macia e dourada.

Descasque a beterraba e corte-a em gomos. Numa tigela, arrume a beterraba, a cebola, a pêra, a endívia, a rúcula, o queijo feta e a noz-pecã. Para o molho, retire a casca dos dentes de alho, amasse a polpa, misture com os ingredientes do molho, despeje sobre a salada, mexa e sirva. Serve 4.

Não encontramos endívidas nesse dia...


Acompanhamento
Abobora ao Forno


Preaqueça o forno a 180ºC.  Calcule 100g de abóbora em pedaços por pessoa. Arrume em uma fôrma refratária untada e, para cada porção, regue a abóbora com 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico, 2 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de suco de limão. Asse por 40 minutos, virando os pedaços na metade do tempo. Serve 1.

A abóbora que é doce fica ainda mais doce mas bem ácida, o que equilibra esse prato. 



Jantar
Torta de Ricota e Alho-Poró


Em francês, alho-poró se chama poireau, cujo som lembra peras (poires). Naturalmente, não são da mesma família, mas têm em comum, depois de cozidos, uma doce maciez. A combinação do alho-poró com pinole e uva passa é sem dúvida um achado.

4 alhos-porós grandes, picado grosso
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho picados fino
225g de ricota
2 colheres (sopa) de pinole torrado
3 colheres (sopa) de uva-passa, demolhada em água morna
1 ovo orgânico
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PARA A MASSA
90g de manteiga
175g de farinha de trigo
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de água

Para a massa, esfarele a manteiga, a farinha e o sal com a ponta dos dedos formando uma farofa. Junte a água e forme a massa. Polvilhe um pouco de farinha, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Preaqueça o forno a 190ºC.

Cozinhe o alho-poró no vapor por 10 miutos e escorra. Numa frigideira de fundo grosso, aqueça o azeite em fogo baixo e frite o alho. Acrescente o alho-poró e mexa para que fique bem envolvido pelo azeite. Cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo algumas vezes. Retire do fogo.

Numa tigela, misture a ricota, o pinole e a uva-passa. Acrescente o ovo, o alho-poró, sal e pimenta a gosto, mexa bem e deixe esfriar.

Abra a massa e forre uma fôrma de 20cm de diâmetro. Fure o fundo com um garfo, forre a massa com papel-manteiga e, sobre este, coloque alguns punhados de feijão cru para fazer peso. Asse por 10-15 minutos. Retire o feijão e o papel e recheie a massa com a mistura de alho-poró e ricota. Asse por mais 30 minutos, até o recheio ficar dourado. Serve 4.

Usamos a receita da massa de aveia que é mais rápida e mais saudável:
2 xícaras de aveia
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de água morna
3/4 xícaras de azeite
1 colher de café de sal marinho
Modo de fazer: Bater no liquidificador a aveia, o óleo, a água e o sal até obter um creme viscoso. Despejar numa vasilha e acrescentar a farinha de trigo. Misturar bem, abrir a massa com um rolo e forrar a fôrma, seguindo as mesmas orientações da receita acima. Não é necessário deixar a massa descansar.



Sobremesa
Bolo Pudim de Chocolate


Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma refratária com capacidade para 1 litro. Numa tigela, peneire 100g de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, 2 colheres (sopa) de cacau em pó e 100g de açúcar. Faça uma cavidade no meio e coloque aí 100g de manteiga derretida, 2 ovos orgânicos, 1 colher (chá) de essência de baunilha e 1-2 colheres (sopa) de leite orgânico. Bata até ficar bem misturado e adicione 50g de noz-pecã picada. Despeje a massa na fôrma preparada. Em outra tigela, misture 100g de açúcar mascavo, 2 colheres (sopa) de cacau em pó e 120ml de água quente. Misture bem e despeje sobre a massa do bolo. Asse por 40 minutos: durante o cozimento, a massa do bolo vai subir e o pudim vai ficar embaixo, formando uma calda deliciosa. Sirva quente com creme de leite ligeiramente batido. Serve 4.

O nosso ficou parecido com o resultado que se espera. Quem sabe você tem mais sorte?


Uma linda semana de inverno para você, repleta de alimentos saudáveis, companheiros e que aqueçam sua alma!

Alimento e Você



Savoring the winter, this week we have a surprising delight for breakfast, one English Muffin. For your lunches Integral rice with egg, cabbage and curry and a beet salad, pear, endive and walnuts with roasted onions, also for lunch. Pumpkins in the oven with balsamic, honey and lemon with it, and to finish the day one Ricotta Pie, Leek, nuts and raisins, followed by a Chocolate Pudding Cake.

Exit the basic, eat no meat!

This is the challenge Meat Free Monday - Meat Free Monday in Brazil and all Mondays we bring six book recipes, tested and photos. Thus inspired you with delicious options for you also adopt the Meatless Monday.

Come to challenge!


Breakfast
English muffin
 
Dissolve 1 envelope (10g) of dry yeast and ½ teaspoon (tsp) of sugar in 120ml warm organic milk. In a bowl, sift flour 225g and a pinch of salt and make a well in the middle. Pour the dissolved yeast and then knead well. If the dough is too stiff, add a few spoonfuls of milk gradually. Cover the bowl and let double in volume, about 30 minutes. Roll out the dough on a floured surface until 1cm thick and cut 8 discs of 6-8 cm in diameter. Take the minimum fire a frying pan with 1 tablespoon (soup) of oil and cook the muffins for 5-7 minutes per side, until golden brown. To serve, expect warm, cut in half and tower slightly. Makes 8.
 
We prepare with our whole meal.


 
Packed Lunches
Brown Rice with Egg and Cabbage
 
Cook 250g of brown rice in lightly salted water for 30-35 minutes or until al dente. Drain and rinse under running water. In a wok or large frying pan high heat, heat 4 tablespoons (soup) of sunflower oil and fry 1 small cabbage fatiano fine and 1 finely chopped clove of garlic for 3 minutes. When the cabbage begins to soften, add 125g of almond, rice, 1 teaspoon (tsp) of Madras curry and 1 teaspoon (tsp) ground turmeric. Cook for 2 minutes and add 6 chopped cooked organic eggs. Serves 4.
 
Use red cabbage, the more intense flavor and sweet.


 
Lunch
Beet salad, Pear and Endive
 
The endive is set to grow in sheltered from the light place, so that it is white. It is a type of vegetables a little bitter, but the pear and beet balance the flavor of the dish.
 
5 medium beets
1 tbsp (tablespoons) red wine vinegar
3 tablespoons (soup) olive oil
100g pecan
2 tablespoons (soup) of honey
2 purple onions, cut into wedges
3 whole cloves garlic, unpeeled
2 ripe pears, cored and sliced
2 feet endive
1 good handful of arugula
150g crumbled feta cheese
 
FOR SAUCE
3 tablespoons (soup) walnut oil
½ lemon juice
1 teaspoon (tsp) and full Dijon mustard
Salt and black pepper freshly ground
 
Preheat oven to 180 ° C. Place a large sheet of aluminum foil in a small baking dish and arrange the beets in the center. Drizzle with vinegar and half the oil and season to taste with salt and pepper. Fold the paper, and closing the package. Bake for 1 hour or until the beets are tender when sticking to the knife. Remove from the oven and let cool.
 
In the same pan, put the pecans and drizzle with honey. Stir and bake for 10 minutes, until they are sticky and shiny. Transfer them to a plate and let cool.
 
Still in the same pan, put the onion and the garlic cloves and drizzle with remaining oil. Bake for about 30 minutes, until the onion is soft and golden.
 
Peel beets and cut into wedges. In a bowl, arrange the beets, onions, pears, endive, arugula, feta cheese and pecan. For the sauce, remove the peel of cloves of garlic, mash the pulp, mix with the ingredients of the sauce, pour over the salad, stir and serve. Serves 4.
 
We did not find endívidas that day ...

 
Accompaniment
The pumpkin Oven
 
Preheat oven to 180 ° C. Calculate 100g pumpkin into pieces per person. Arrange on a greased baking dish and, for each serving, pour the pumpkin with 1 tablespoon (soup) of balsamic vinegar, 2 tablespoons (soup) of honey and 1 tablespoon (soup) of lemon juice. Bake for 40 minutes, turning the pieces in half the time. Serves 1.

The pumpkin is sweet is sweeter but well acidic, which balances this dish.

 
 
Dinner
Pie Ricotta and Leek
 
In French, leeks called poireau, whose sound reminds pears (poires). Of course, they are not the same family, but have in common, after cooking, a sweet softness. The combination of leeks with pinole and raisins is certainly a find.
 
4 large-leeks, chopped thick
2 tablespoons (soup) olive oil
2 cloves garlic chopped fine
225g ricotta
2 tablespoons (soup) of toasted pinole
3 tablespoons (soup) of raisins, soaked in warm water
1 organic egg
Salt and black pepper freshly ground
 
FOR DOUGH
90g butter
175g plain flour
1 pinch of salt
3 tablespoons (soup) of water
 
For the dough, crumble the butter, flour and salt with your fingertips to form a crumbly. Add the water to form the dough. Sprinkle a little flour, wrap in plastic and light film and refrigerate for 30 minutes.
 
Preheat oven to 190 ° C.
 
Cook the leeks steamed for 10 miutes and drain. In a heavy-bottomed skillet, heat the olive oil over low heat and fry the garlic. Add the leeks and stir well so that it is surrounded by olive oil. Cook for about 5 minutes, stirring a few times. Remove from heat.
 
In a bowl, combine the ricotta, pinole and raisins. Add the egg, leek, salt and pepper to taste, stir well and let cool.
 
Roll out the dough and line a cake pan 20cm in diameter. Prick the bottom with a fork, line the crust with parchment paper and, on this, put a few handfuls of raw beans to make weight. Bake for 10-15 minutes. Remove the beans and paper and fill the dough with a mixture of leeks and ricotta. Bake for 30 minutes, until the filling is golden. Serves 4.

We use the oat dough recipe that is faster and healthier:
2 cups oatmeal
2 cups whole wheat flour
1 cup warm water
3/4 cups of olive oil
1 teaspoon sea salt coffee
Preparation: Blend oats, oil, water and salt to a viscous cream. Pour into a bowl and add the flour. Mix thoroughly, open the dough with a rolling pin and line the pan, following the same guidelines the recipe above. It is not necessary to let the dough rest.
 
 
 
Dessert
Chocolate Pudding Cake
 
Preheat oven to 180 ° C. Grease a baking pan with a capacity of 1 liter. In a bowl, sift 100g plain flour, 1 teaspoon (tsp) baking powder, 2 tablespoons (soup) of cocoa powder and 100g of sugar. Make a hollow in the middle and then put 100g melted butter, 2 organic eggs, 1 teaspoon (tsp) vanilla extract and 1-2 tablespoons (soup) of organic milk. Beat until well blended and add 50g chopped pecans. Pour batter into prepared pan. In another bowl, mix 100g of brown sugar, 2 tablespoons (soup) in cocoa powder and 120ml of hot water. Mix well and pour over the cake batter. Bake for 40 minutes during cooking, cake batter will rise and the pudding will be underneath, forming a delicious syrup. Serve hot with slightly whipped cream. Serves 4.
 
Our was similar to the result expected. Maybe you have more luck than us!
 


A beautiful week of winter for you, full of healthy food, mates and warm up your soul!

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário