segunda-feira, 8 de junho de 2015

Semana #27 Desafio MFM Brasil - Week #27


COMER MUITA CARNE FAZ TÃO MAL QUANTO FUMAR
Calma lá, vegetariano, o problema não é só a carne. Abusar dos derivados animais (queijo, ovos, leite) também pode não ser uma boa escolha. O problema é o excesso de proteínas de origem animal, não apenas o consumo de carne.
É o que diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia. Eles descobriram que exagerar em alimentos ricos em proteínas animais aumenta em quatro vezes o risco de ter câncer – risco semelhante ao dos fumantes. E dobra a probabilidade de ter morte precoce. Pelo menos entre o pessoal da meia idade. 
Crédito da foto: flickr.com/lefthandrotation
Para chegar à conclusão, os pesquisadores acompanharam pessoas entre 50 e 65 anos durante 18 anos. Aqueles que consumiam muita proteína (20% das calorias diárias vinham de proteínas) ocupavam o topo do ranking de vítimas em potencial do câncer (principalmente de mama ou pele). Não é preciso excluir esse tipo de comida da sua vida. É só diminuir: 0,8 g de proteína animal por quilo do seu peso é o ideal.
A explicação dos cientistas é que esse tipo de alimento reduz as atividades de um receptor hormonal que luta contra doenças relacionadas à idade. Então, quanto mais carne você come (ou queijo, leite, ovo), maior o risco de enfrentar uma dessas enfermidades lá pra frente.
Revista Superinteressante, 04/04/14 


Comecemos então praticando um novo hábito, comer sem carne às segundas-feiras. 


Parece difícil, e no fundo é, pois aprendemos a comer com carne desde sempre. Mas o mundo vegetal traz uma infinidade de alimentos ricos, coloridos, nutritivos e sempre é tempo para você experimentar. 


Todas as segundas nós te trazemos o Desafio Meat Free Monday Brasil, com 6 receitas: café da manhã, almoço para viagem, almoço, acompanhamento, jantar e sobremesa. 

Assim você se inspira para cozinhar em casa e ainda por cima sem carne!



Semana #27 do desafio, semana 12 do Outono, livro Segunda Sem Carne: 



Café da Manhã
Muffins de Cebola e Nozes

Preaqueça o forno a 200ºC. Forre com forminhas de papel 2 fôrmas para 12 muffins cada. Bata no liquidificador cebola picada suficiente para obter 250g de purê. Na batedeira, bata 250g de manteiga amolecida, 2 ovos orgânicos e 6 colheres (sopa) de açúcar, depois adicione o purê de cebola. Tempere com sal a gosto, junte 300g de nozes picadas e mexa. Acrescente aos poucos 350g de farinha de trigo peneirada e 1 colher (chá) de fermento em pó, misturando bem. Divida a massa entre 20 forminhas e asse por 20 minutos ou até os muffins ficarem crescidos e dourados. Sirva morno. Rende 20.  

O patê de cebola é leve e dá um toque salgado, muito bom!


Almoço para Viagem
Sopa de Mandioquinha

Numa panela grande, aqueça 25g de manteiga e 1 colher (sopa) de óleo. Acrescente 1 cebola picada, 1 cenoura picada e 250g de mandioquinha picada e refogue por 5-6 minutos. Adicione 750ml de caldo de legumes. Quando ferver, diminua para fogo baixo e cozinhe por 25-30 minutos, até os legumes amaciarem. Aos poucos, bata a sopa do liquidificador para que fique lisa, leve de volta à panela e aqueça bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e sirva com um pouco de creme de leite e salsa picada. Serve 2-3.  

A gente só não come vegetais por preguiça mesmo... Comprá-los em sua ida semanal ao mercado, colocá-los na panela e depois bater no liquidificador. Simples, prático, totalmente natural e perfeito para a refeição da noite que precisa ser mais leve. 


Almoço
Polenta ao Forno com Cogumelo e Mascarpone

A polenta, um mingau grosso feito com fubá, era um alimento dos pobres. Hoje está presente no cardápio de restaurantes chiques. Quando não é bem cozida, pode ser indigesta, mas quando bem feita, como nessa receita com queijo, torna-se uma iguaria deliciosa.

150g de fubá ou 600g de polenta pronta
Sal
2 folhas de louro
100g de manteiga
1 cebola cortada em rodelas
300g de cogumelo (mistos ou de um único tipo)
2 dentes de alho bem picados
Fatias de 2 ramos de alecrim
250g de queijo mascarpone
250ml de leite orgânico
1 boa pitada de noz-moscada ralada
200g de queijo parmesão vegetariano ralado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Cozinhe a polenta seguindo as instruções da embalagem do fubpa, juntando sal e louro para dar mais sabor. Se desejar, substitua metade da água por leite. Comece dissolvendo o fubá em 1/3 do líquido pedido na receita e leve o restante ao fogo. Quando ferver, acrescente o fubá diluído, batendo com um fouet, e cozinhe em fogo baixo por 40-45 minutos, mexendo de vez em quando. Despeje a polenta numa assadeira untada e deixe esfriar bem, cerca de 1-1 1/2 hora.

Preaqueça o forno a 180ºC. Em metade de manteiga, frite a cebola até que fique macia e tempere com sal e pimenta. Em outra frigideira, no restante da manteiga, refogue o cogumelo, o alho e o alecrim e tempere com sal e pimenta. Enquanto isso, misture o mascarpone com o leite e a noz-moscada.

Corte a polenta em fatias. Unte uma fôrma refratária média e faça uma camada com fatias de polenta. Distribua por cima a cebola, o cogumelo e metade do parmesão. Regue com metade da mistura de mascarpone e arrume por cima o restante das fatias de polenta. Termine com a mistura de mascarpone e o parmesão restante. Asse por 30 minutos, até que fique dourado e borbulhante. Serve 6.

Para um prato de rápido preparo, faça a polenta, prepare os cogumelos e o molho. Depois monte lado a lado no seu prato. A receita acima, embora pareça deliciosa, levará cerca de 2 horas de preparo. Para um almoço ou jantar durante a semana, esse outro formato lhe facilita a vida. 

Acompanhamento
Nozes e Sementes com Mel

Preaqueça o forno por 180ºC. Numa tigela, misture 500g de nozes variadas (amêndoa, castanha-do-pará, castanha de caju, amendoim, noz-pecã e nozes), 50g de sementes de abóbora e 50g de sementes de girassol. Junte 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e 2 colheres (sopa) de mel e mexa bem para que tudo fique envolvido. Espalhe numa assadeira grande e leve ao forno. Asse por 10 minutos, mexendo regularmente para que torre por igual. Quando estiverem douradas, polvilhe com 1 colher (chá) de sal marinho. Serve 3-4.

Essa lindeza de mix é uma excelente opção para seu lanchinho do meio do dia. Gastamos cerca de R$ 15 para 500g de nozes e sementes, e temos um pote de vidro de 800ml cheio para a semana. E foi fácil e rápido preparar. Nutritivo, Barato, Fácil, Rápido. Tudo que a gente precisa!


Jantar
Penne de Forno com Gorgonzola e Radicchio
O radicchio – uma variedade vermelha da família da chicória – é um pouco amargo quando cru, mas depois de cozido, seu sabor fica mais suave. O macarrão penne tem rachaduras que seguram o molho. Como nessa deliciosa receita, com gorgonzola dolcelatte e cogumelo.

250g de penne rigate
50g de manteiga
250g de cogumelo-de-paris cortado ao meio
2 dentes de alho bem picados
1 cebola (sopa) e sálvia picada
1 radicchio pequeno, sem o talo e cortado fino
250ml de creme de leite
50g de queijo parmesão vegetariano ralado fino
175g de queijo gorgonzola dolcelatte cortado em cubos
Folhas de sálvia, para decorar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Surpreendente o sabor do radicchio cozido, fica similar a um cogumelo. Muito bom!


Sobremesa
Crumble de Ruibarbo, Maçã e Aveia

Preaqueça o forno a 220ºC. Descasque 3 maçãs verdes grandes, corte em quartos, elimine as sementes e pique em pedaços. Limpe 4-5 talos de ruibarbo e corte em pedaços iguais aos de maçã. Coloque a maçã e o ruibarbo numa tigela, adicione 2-3 colheres (sopa) de açúcar e ½ colher (chá) de canela em pó, misture bem e espalhe numa fôrma refratária. Em outra tigela, peneire 250g de farinha de trigo, junte 175g de manteiga sem sal e cubinhos e esfregue com a ponta dos dedos, transformando essa mistura numa farofa. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira maior e leve à prateleira central do forno. Asse por 45 minutos, até que o crumble fique dourado. Sirva com creme de confeiteiro ou creme de leite. Serve 4-6.

Ruibarbo é um vegetal de difícil acesso no Brasil. Nós o substituímos por ameixas secas. Para um prato ainda mais saudável, substituímos também a manteiga pelo óleo de coco, o trigo refinado pelo integral e o açúcar refinado pelo mascavo. Ficou bem leve, sobremesa perfeita!


Ótima semana!

Alimento e Você


EAT MEAT SO MUCH DOES EVIL AS SMOKING
Cool down, vegetarian, the problem is not only the flesh. Abuse of animal products (cheese, eggs, milk) can also not be a good choice. The problem is excess animal protein, not only the consumption of meat.
So says a study by researchers at the University of Southern California. They found that exaggerate in food rich in animal protein increases by four times the risk of having cancer - risk similar to that of smoking. And doubles the probability of having early death. At least among the middle-aged people.
To reach the conclusion, researchers followed people between 50 and 65 years for 18 years. Those who consumed lots of protein (20% of daily calories came from protein) occupied the top ranking cancer potential victims (mainly breast or skin). No need to delete this kind of food in your life. It only decrease 0.8 g of animal protein per kilogram of their weight is ideal.
The explanation of the scientists is that such food reduces the activity of a hormone receptor that fight against age-related diseases. So the more you eat meat (or cheese, milk, egg), the greater the risk of facing one of these diseases there forward.
Magazine Superinteressante, 04/04/14


Let us begin practicing a new habit, eating no meat on Mondays.

It seems difficult, and the bottom is because we have learned to eat with meat forever. But the plant world brings a plethora of foods, colorful, nutritious and it's always time for you to try.

Every Monday we bring you the Meat Free Monday Challenge Brazil with 6 recipes: breakfast, packed lunch, lunch, monitoring, dinner and dessert.

So you get inspired to cook at home and on top without meat!


Week # 27 of the challenge, week 12 autumn, book Meatless Monday:


Breakfast
Muffins onion and walnuts

Preheat oven to 200 ° C. Line with paper muffin cups two molds for 12 muffins each. Hit the chopped onion blender enough for 250g puree. In mixer, beat 250g softened butter, 2 organic eggs and 6 tablespoons (soup) of sugar, then add the onion puree. Season with salt to taste, add 300g chopped walnuts and stir. Add gradually wheat flour 350g sifted and 1 teaspoon (tsp) baking powder, mixing well. Divide the batter among 20 muffin cups and bake for 20 minutes or until the muffins get grown and golden. Serve warm. Rende 20.

The onion pate is light and gives a salty touch, very good!


Packed Lunches
Soup Manioc

In a large saucepan, heat 25g butter and 1 tablespoon (soup) of oil. Add 1 chopped onion, 1 chopped carrot and 250g chopped cassava and saute for 5-6 minutes. Add 750ml vegetable stock. When boiling, reduce to low heat and cook for 25-30 minutes, until the vegetables soften. Gradually whisk the soup blender to make it smooth, take it back to the pan and heat well. Season with salt and black pepper freshly ground and serve with a little milk and chopped parsley cream. Serves 2-3.

We just do not eat vegetables out of laziness even ... Buy them in his weekly trip to the market, put them into the pan and then beat in the blender. Simple, practical, all-natural and perfect for the evening meal that needs to be lighter.


Lunch
Polenta the oven with Mushroom and Mascarpone

The polenta, a thick porridge made with cornmeal, was a food of the poor. Today it is present on the menu of chic restaurants. When it is not thoroughly cooked, it can be indigestible, but when done well, as in this recipe with cheese, it becomes a delicacy.

150g or 600g of cornmeal polenta ready
Salt
2 bay leaves
100g butter
1 sliced ​​onion
300g mushroom (mixed or single type)
2 finely chopped garlic cloves
2 slices of rosemary sprigs
250g mascarpone cheese
250ml of organic milk
1 good pinch of grated nutmeg
200g grated Parmesan cheese vegetarian
Salt and black pepper freshly ground

Cook the polenta following the fubpa packing instructions, adding salt and bay to give more flavor. If desired, replace half the water with milk. Start by dissolving the cornmeal 1/3 of the liquid in the recipe request and take the rest of the fire. When boiling, add the cornmeal diluted, beating with a fouet, and cook over low heat for 40-45 minutes, stirring occasionally. Pour the polenta into a greased baking sheet and let cool well, about 1-1 1/2 hours.

Preheat oven to 180 ° C. In half of butter, fry the onion until soft and season with salt and pepper. In another skillet, in remaining butter, saute the mushrooms, garlic and rosemary and season with salt and pepper. Meanwhile, mix the mascarpone with the milk and nutmeg.

Cut the polenta into slices. Grease a baking pan and make a middle layer with slices of polenta. Distribute over the onion, mushroom and half the Parmesan. Drizzle with half of the mascarpone mixture and arrange over the rest of the slices of polenta. Complete mixing with the remaining mascarpone and parmesan. Bake for 30 minutes until it is golden and bubbly. Serves 6.

For a dish prepared quickly make polenta, prepare the mushrooms and the sauce. Then mount side by side on your plate. The above recipe, although it sounds delicious, it will take about 2 hours of preparation. For lunch or dinner during the week, this other format facilitates his life.


Accompaniment
Nuts and seeds with Mel

Preheat oven to 180 ° C. In a bowl, mix 500g of mixed nuts (almonds, nut-nut, cashew nuts, peanuts, pecans and walnuts), 50g pumpkin seeds and 50g sunflower seeds. Add 2 tablespoons (soup) of olive oil and 2 tablespoons (soup) of honey and stir well so that everything is involved. Spread in a large pan and bring to the oven. Bake for 10 minutes, stirring regularly so that tower alike. When they are golden, sprinkle with 1 teaspoon (tsp) sea salt. Serves 3-4.

This mix of nuts is an excellent choice for your snack midday. We spend about $ 15 for 500g of nuts and seeds, and we have a 800ml glass pot full for the week. And it was easy and quick to prepare. Nutritious, Cheap, Easy, Fast. All you need!


Dinner
Penne with Gorgonzola oven and Radicchio

The radicchio - a red variety of chicory family - is a little bitter when raw, but after cooked, its flavor is milder. The penne have cracks that hold the sauce. As this delicious recipe with dolcelatte gorgonzola and mushroom.

250g penne rigate
50g butter
250g mushroom-of-paris cut in half
2 finely chopped garlic cloves
1 onion (soup) and chopped sage
1 small radicchio without the stalk and cut thin
250ml double cream
50g finely grated parmesan cheese vegetarian
175g gorgonzola cheese dolcelatte diced
Sage leaves, to decorate
Salt and black pepper freshly ground

Amazing flavor of baked radicchio, is similar to a mushroom. Very good!


Dessert
Rhubarb Crumble, Apple and Oats


Preheat oven to 220ºC. Peel 3 large green apples, cut into quarters, remove the seeds and chop into pieces. Clean 4-5 rhubarb stalks and cut into equal pieces to apple. Place the apple and rhubarb into a bowl, add 2-3 tablespoons (soup) of sugar and ½ teaspoon (tsp) ground cinnamon, mix well and spread in a refractory mold. In another bowl, sift 250g of flour, add 175g unsalted butter and cubes and rub with your fingertips, transforming this mixture into a crumbly. Place the pan inside a larger pan and bring to the center of the oven shelf. Bake for 45 minutes until the crumble is golden. Serve with pastry cream or sour cream. Fits 4-6.

Rhubarb is a vegetable hard to reach in Brazil. We replaced by prunes. For an even healthier dish also replaced the butter into the coconut oil, refined wheat at the full and refined sugar by brown. It was very light, perfect dessert!



Great week!

Jana Favato
Alimento e Você

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário