segunda-feira, 1 de junho de 2015

Semana #26 Desafio MFM Brasil, Week #26


Metade do Desafio cumprido! E já ficando um pouco tristes por que estamos entrando na segunda metade e mais próximos do fim... É tão bom ter seis novas receitas toda semana, aprender e abrir os horizontes para a diversidade de opções de pratos vegetarianos. 

Embora as receitas venham com alguns ingredientes tradicionais, uma conquista foi aprender a sempre substituir aquilo que já não acreditamos ser a melhor versão do alimento, como o caso dos refinados arroz, farinha e açúcar (que sempre optamos pelos integrais), da manteiga em grande quantidade (que substituímos sempre por óleo de coco em menor quantidade) e claro, de ingredientes que não são encontrados com facilidade no Brasil (que são substituídos por itens locais).

Então vamos para as receitas da #26ª de #52 semanas de Desafio Meat Free Monday - Segunda Sem Carne no Brasil!


Café da Manhã
Cogumelo Assado com Pinole e Tomate


Preaqueça o forno a 200ºC. Coloque 4 cogumelos portobello numa assadeira com o talo virado para cima. Tempere com sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora. Regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e asse por 10 minutos. Após os primeiros 5 minutos, junte 100g de tomate-cereja e leve de volta ao forno para terminar o cozimento. Enquanto isso, torre 1 colher (sopa) de pinole numa frigideira, cuidando para que não queime, e pique 1 colher (sopa) de salsa. Quando os cogumelos estiverem macios, retire-os do forno, salpique com o pinole e a salsa e sirva com os tomatinhos. Serve 2.  


Almoço para Viagem
Burrito de Ovo com Salsa e Guacamole


Numa tigela pequena, misture 2 talos de cebolinha picada, ½ pimenta vermelha em fatias, sal e pimenta-do-reino moída na hora e reserve. Com um garfo, bata 4 ovos orgânicos, 100ml de leite orgânico, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Numa frigideira antiaderente, aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva e frite a mistura de cebolinha por 1 minuto, em seguida junte a mistura de ovo. Mexa delicadamente, trazendo a parte cozida nas bordas para o centro. Tire a frigideira do fogo e adicione 1 punhado de queijo cheddar ralado. Divida entre 2 tortilhas de farinha de trigo. Dobre as laterais das tortilhas e depois enrole-as. Corte cada rolo ao meio e sirva com salsa caseira, creme de leite azedo e guacamole, se desejar. Serve 2.  



Almoço
Abóbora Asssada com Pinole e Queijo de Cabra


A abóbora-menina é muito saborosa e suas sementes podem ser comidas cruas, fritas ou torradas. Em inglês ela é conhecida como butternut squash, sedo que squash é uma abreviação de askita squash, palavra dos índios americanos que significa “comida crua”.

1 abóbora-menina pequena
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pimenta vermelha, sem sementes e picada fino
1 colher (chá) de folhas de tomilho fresco
100g de queijo de cabra esmigalhado
50g de pinole

Preaqueça o forno a 200ºC.

Corte a abóbora ao meio pelo comprimento e retire as sementes. Com uma faca afiada, faça cortes na polpa da abóbora para facilitar o cozimento e coloque as metades numa assadeira. Numa tigela, misture o alho, o azeite, a pimenta e o tomilho e pincele essa mistura nos cortes, despejando o que sobrar na cavidade onde estavam as sementes. Leve ao forno e asse por 40 minutos ou até a polpa estar bem macia quando espetada com um garfo.

Misture o queijo com os pinoles e distribua sobre as metades da abóbora. Leve a assadeira de volta ao forno e asse por mais 10 minutos, até que o queijo derreta e os pinoles estejam ligeiramente torrados. Serve 2.


Acompanhamento
Alcachofra com Vinagrete de Avelã
 
Foto do site yeswecook.com.br.
Infelizmente não encontramos alcachofra para preparar esta receita


Leve ao fogo uma panela com bastante água, um pouco de sal e ½ limão. Elminine o talo de 4 alcachofras e cozinhe-as por 30 minutos ou até que uma folha externa se solte facilmente quando puxada. Espete-as no centro com um espetinho para ver se o fundo está macio. Escorra-as e coloque de cabeça para baixo para escorrer. Retire as folhas centrais e os espinhos para abrir espaço para o molho. Para o vinagrete, bata no liquidificador 100g de avelã torrada, 25ml de vinagrete de vinho branco e 20g de mostarda. Acrescente azeite de oliva suficiente para obter um molho e tempere a gosto. Divida o molho entre as alcachofras, despejando-o no centro de cada uma. Para comê-la, puxe uma folha de cada vez e mergulhe no molho. Por último, saboreie o fundo, que é o coração da alcachofra. Serve 4.


Jantar
Ensopado de Legumes com Feijão


Inspirado na cozinha mediterrânea, esse rico ensopado é muito saboroso. Se sobrar, melhor. Reaquecido, ele fica ainda mais gostoso.

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
1 talo de salsão picado
2 dentes de alho amassados
1 pimentão vermelho, sem sementes, cortado em pedaços
1 abobrinha média cortada em pedaços
1 berinjela cortada em pedaços
2 batatas médias, descascadas e cortadas em pedaços
1 colher (chá) de orégano seco
2 latas (400g) de tomate pelado
400ml de caldo de legumes
1 colher (chá) de açúcar
1 lata (400g) de feijão-branco, escorrido e enxaguado
4 colheres (sopa) de azeitona preta
2 colheres (sopa) de pinole torrado
125g de queijo esmigalhado
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Aqueça metade do azeite numa caçarola grande e frite a cebola e o salsão até que fiquem macios, mas não corados. Acrescente o alho e frite por mais 1 minuto. Enquanto a cebola cozinha, prepare os legumes.

Adicione o azeite restante, o pimentão, a abobrinha e a berinjela e cozinhe por 3-4 minutos. Junte a batata, o orégano, o tomate pelado e o caldo de legumes. Tempere com o açúcar, sal e pimenta a gosto. Quando ferver, tampe a caçarola e diminua o fogo para que o ensopado possa cozinhar lentamente por 25-30 minutos, até os legumes ficarem macios. Adicione o feijão e a azeitona e cozinhe por mais 5 minutos.

Prove e, se necessário, corrija o sal. Espalhe por cima o pinole, o queijo esmigalhado e a salsa e sirva imediatamente. Serve 4.


Sobremesa
Bolo de Limão

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira de 30cm x 23cm. Numa tigela grande, bata 200g de manteiga e 200g de açúcar até ficar leve e fofo. Adicione 3 ovos orgânicos, um por vez, batendo bem após cada adição. Acrescente a casca ralada de 2 limões e, em seguida, 200g de farinha de trigo com fermento peneirada, alternando-a com 120ml de leite orgânico. Despeje a massa na assadeira preparada, alise a superfície e leve ao forno para assar por 30 minutos, até dourar. Retire do forno, fure todo o bolo com um espetinho e regue-o com uma calda feita com o suco de 2 limões e 100g de açúcar. Deixe esfriar e corte em quadrados. Rende 10 quadrados.

 Resolvi preparar um bolo integral, sem a calda de açúcar. Peguei o limão e fiz um glacê real com uma clara e uma colher de sopa de açúcar aquecidos em banho maria e depois batidos. Ao final coloquei no grill para uma breve dourada. Optei por um bolo mais saudável, mas a receita original está transcrita em cima, se quiser prepará-la. 


Este é o Alimento e Você. Ótima semana!




Challenge met half! And since getting a bit sad that we are entering the second half and closer to the end ... It is so nice to have six new recipes every week, learn and open the horizons to the diversity of vegetarian options.

Although the recipes come with some traditional ingredients, an achievement was learning to always replace that which no longer believe to be the best version of food, as the case of refined rice, flour and sugar (which always chose the whole) of the butter in large amount (which always replaced by coconut oil to a lesser extent) and clear of ingredients that are not easily found in Brazil (which are substituted by local items).

Then we go to the #26 of #52-week in the Meat Free Monday Brazil Challenge !


Breakfast
Roasted Mushroom and Tomato with Pinole

Preheat oven to 200 ° C. Put 4 portobello mushrooms on a baking sheet with the stem facing up. Season with sea salt and black pepper freshly ground. Drizzle with 1 tablespoon (soup) of olive oil and bake for 10 minutes. After the first 5 minutes add 100 g of cherry tomatoes and bring it back to the oven to finish cooking. Meanwhile, Tower 1 spoon (soup) of pinole in a frying pan, taking care not to burn, and chop 1 tablespoon (soup) of salsa. When the mushrooms are soft, remove them from the oven, sprinkle with pinole and parsley and serve with cherry tomatoes. Serves 2.


Packed Lunches
Egg Burrito with Salsa and Guacamole

In a small bowl, mix 2 stalks chopped chives, ½ red pepper into slices, salt and black pepper freshly ground and set aside. With a fork, beat 4 organic eggs, 100ml of organic milk, salt and black pepper freshly ground. In a nonstick skillet, heat 1 tablespoon (soup) of olive oil and fry the mixture of shallots for 1 minute, then add the egg mixture. Stir gently, bringing the cooked part of the edges to the center. Remove the pan from heat and add 1 grated cheddar cheese handful. Divide between two flour tortillas. Fold the sides of the tortillas and then wrap them. Cut each roll in half and serve with homemade salsa, sour cream and guacamole, if desired. Serves 2.



Lunch
Pumpkin Asssada with Pinole and Goat Cheese

The pumpkin is very tasty and their seeds can be eaten raw, fried or toasted. In English it is known as butternut squash, sedo that squash is an abbreviation for askita squash, Native American word meaning "raw food".

1 small pumpkin
1 clove garlic
2 tablespoons (soup) olive oil
1 red pepper, seeded and finely chopped
1 teaspoon (tsp) fresh thyme leaves
100g of crumbled goat cheese
50g pinole

Preheat oven to 200 ° C.

Cut the pumpkin in half by the length and remove seeds. With a sharp knife, make cuts in pumpkin pulp for easy cooking and place the halves on a baking sheet. In a bowl, combine the garlic, olive oil, pepper and thyme and brush this mixture in cuts, pouring what's left in the cavity where were the seeds. Bake in oven and bake for 40 minutes or until the flesh is very tender when stuck with a fork.

Mix cheese with pine nuts and distribute on the pumpkin halves. Take the pan back into the oven and bake for another 10 minutes, until the cheese is melted and slightly toasted pine nuts are. Serves 2.


Accompaniment
Artichoke with Hazelnut Vinaigrette

Light the fire a pot with plenty of water, a little salt and ½ lemon. Elminine the stem 4 artichokes and cook them for 30 minutes or until an outer sheet loosens easily when pulled. Jab them in the center with a skewer to see if the bottom is soft. Drain and place them upside down to drain. Remove the central leaves and thorns to make room for the sauce. For the vinaigrette, whisk in a blender 100g of roasted hazelnut, 25ml white wine vinaigrette and mustard 20g. Add olive oil enough for a sauce and season to taste. Divide the sauce among the artichokes, pouring it in the center of each. To eat it, pull one sheet at a time and dip in sauce. Finally, enjoy the background, which is the heart of the artichoke. Serves 4.


Dinner
Stew of vegetables with beans

Inspired by Mediterranean cuisine, this rich stew is very tasty. If you remain, the better. Reheated, it gets even hotter.

3 tablespoons (soup) olive oil
1 onion, chopped
1 stalk of chopped celery
2 cloves garlic, crushed
1 red pepper, seeded, cut into pieces
1 medium zucchini cut into pieces
1 eggplant cut into pieces
2 medium potatoes, peeled and cut into chunks
1 teaspoon (tsp) dried oregano
2 cans (400g) of peeled tomatoes
400ml vegetable stock
1 teaspoon (tsp) sugar
1 can (400g) of white beans, drained and rinsed
4 tablespoons (soup) of black olive
2 tablespoons (soup) of toasted pinole
125g crumbled cheese
2 tablespoons (soup) of chopped parsley
Salt and black pepper freshly ground

Heat half the oil in a large saucepan and fry the onion and celery until soft but not colored. Add the garlic and fry for 1 minute. While the onions cooking, prepare the vegetables.

Add the remaining olive oil, peppers, zucchini and eggplant and cook for 3-4 minutes. Add the potatoes, oregano, peeled tomatoes and the vegetable broth. Season with sugar, salt and pepper to taste. When boiling, cover the pan and reduce the heat so that the stew can cook slowly for 25-30 minutes, until the vegetables are tender. Add the beans and olives and cook for another 5 minutes.

Taste and, if necessary, correct the salt. Spread over the pinole, the crumbled cheese and parsley and serve immediately. Serves 4.


Dessert
Lemon cake

Preheat oven to 180 ° C. Grease a baking sheet 30cm x 23cm. In a large bowl, whisk 200g butter and 200g sugar until light and fluffy. Add 3 organic eggs, one at a time, beating well after each addition. Add the grated rind of 2 lemons and then flour 200g sifted with baking powder, alternating with 120ml of organic milk. Pour batter into prepared pan, smooth the top and bake in the oven to bake for 30 minutes until golden brown. Remove from oven, pierce all the cake with a skewer and pour it with a syrup made with the juice of 2 lemons and 100g of sugar. Let cool and cut into squares. Makes 10 squares.


This is the Food and You. Great week!


Jana Favato
Alimento e Você

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário