segunda-feira, 25 de maio de 2015

Semana #25 Desafio MFM Brasil, Week #25



Me vê 16.000 litros de água! Esse parece um pedido estranho – mais estranho ainda se for feito em um açougue. Mas é mais ou menos isso o que você pede quando compra um quilo – só um quilinho!! – de carne de boi. Matéria da Superinteressante, leia aqui.



O movimento Meat Free Monday - Segunda Sem Carne vem de encontro à necessidade extrema de reduzirmos nosso consumo de uma forma geral. A carne foi o tema pelo impacto ambiental que sua produção gera. Mas se pararmos pra pensar, é a quantidade desenfreada que estamos consumindo que gera o desequilíbrio...



Você não precisa ficar sem carne todos os dias, mas se você tirar a carne do prato uma vez por semana fará "um mundo de diferença".



Para te ajudar, pegamos o livro de receitas do movimento e resolvemos cozinhar todas elas e transcrevê-las aqui no Alimento e Você todas as segundas. Assim você tem opções e inspirações para adotar seu dia sem carne. 



Vamos às receitas da semana 10 do Outono, semana 25 do Desafio Meat Free Monday Brasil!






Café da Manhã
Marmelo com Iogurte
Dissolva 250g de açúcar em 500ml de água em fogo baixo. Aumente o fogo e ferva a calda por 2 minutos. Enquanto isso, descasque 4 marmelos maduros, elimine as sementes e corte em quartos. Coloque a fruta com cuidado na calda quente. Adicione 6 cravos-da-índia e cozinhe em fogo baixo por 35-40 minutos. Sirva com iogurte natural. Serve 4.  

Como não encontro o marmelo, preparamos a pera. Usamos a calda para acompanhar. Divino!


Almoço para Viagem
Lentilha com Pimentão e Queijo de Cabra


O homem come lentilha há mais de dez mil anos, rica em proteínas e vitaminas do completo B, ela é responsável pelo sustento de muita gente pelo mundo afora. Muitos cozinheiros consideram a lentilha de Puy como a melhor. De fato, ela tem uma maravilhosa coloração verde-azulada e um sabor apimentado que é único.

3 pimentões vermelhos
175g de lentilha de Puy
1 cebola roxa inteira
1 ramo de cada: salsa, orégano e tomilho
4 colheres (sopa) de tomate seco picado
100g de queijo de cabra esmigalhado
4 colheres (sopa) de salsa, orégano e tomilho picados
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Coloque os pimentões numa assadeira, leve ao forno preaquecido a 200ºC e asse por 30 minutos. Passe para um saco plástico, feche e deixe esfriar. Retire a casca com toalha de papel, elimine as sementes e corte em tiras. Reserve.

Lave a lentilha, coloque-a numa panela com 350ml de água, a cebola inteira e os ramos de ervas, tampe e cozinhe (essa variedade de lentilha cozinha mais rápido, em cerca de 15minutos). Escorra, elimine as ervas, pique a cebola cozida e junte à lentilha. Enquanto ainda estiver morna, junte o tomate e o queijo de cabra. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Prepare um molho misturando as ervas picadas, o azeite e o suco de limão. Despeje-o sobre a lentilha e mexa bem. Divida em pratos individuais e distribua por cima as tiras de pimentão reservadas. Sirva a seguir. Serve 4.

Usamos a lentilha verde que você encontra em qualquer supermercado ou mercado. Esse prato que nem sempre fica bonito na foto, é muito saboroso. São camadas e mais camadas de sabores que se complementam. Vamos admitir que Lentilha é muito versátil e fica bem em quase todos os formatos de preparo. Experimente!

Almoço
Batata Recheada com Queijo e Cebolinha


Preaqueça o forno a 200ºC. Coloque 4 batatas médias, próprias para baked potatoes, numa assadeira e asse por ½ hora ou até que estejam macias. Corte-as ao meio e retire boa parte da polpa, colocando-a numa tigela. Adicione à polpa 25g de manteiga e 100ml de leite orgânico morno e mexa até ficar cremoso. Junte 100g de queijo cheddar ralado e 2 colheres (sopa) de cebolinha francesa picada. Bata 4 claras de ovos orgânicos em ponto de neve e adicione delicadamente à mistura de batata. Divida o recheio entre os barquinhos de batata e leve de volta ao forno por mais 10-15 minutos, até que o recheio esteja crescido e dourado. Sirva com salada verde. Serve 4.

Usamos a gema e não a clara, foi engano mais ficou muito bom! Por isso o seu resultado será bem diferente da foto, a mistura com claras crescerá e formará um monte. 


Acompanhamento
Pão com Ervas

Preaqueça o forno a 180ºC. Corte 1 baguete ao meio pelo comprimento, sem separar as metades. Derreta 75g de manteiga e adicione 2 colheres (sopa) de salsa picada, 1 colher (sopa) de manjericão ou orégano picado e 1 dente de alho amassado. Passe essa mistura nas duas partes do pão, embrulhe-o em papel-alumínio e asse por 10 minutos. Serve 4.

O que eu gosto nesse tipo de receita é que você explora sabores, azeite + alho + ervas em 10 minutos no forno, transformam o pão. Muito bom!


Jantar
Talharim com Molho de Cogumelo


Os cogumelos porcini italianos são conhecidos como cépes na França e Penny Buns em algumas partes da Inglaterra. São cogumelos selvagens densos, quase lembrando a carne, com a parte inferior do chapéu porosa e não lamelar. Quando secos, concentram o sabor das florestas onde nasceram. É por isso que essa massa tem esse aroma tão intenso.

40g de funhi porcini secos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande bem picada
250g de cogumelo-de-paris cortado em quartos
450g de talharim
150g de queijo gorgonzola dolcelatte esmigalhado
1 punhado de salsa picada fino com a tesoura
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Lave rapidamente os funghi em água fria, e em seguida, demolhe-os por 30 minutos em 500ml de água fervente. Escorra e aperte bem entre as mãos para deixá-los enxutos.

Numa frigideira, aqueça o azeite e junte a cebola. Frite por 5 minutos, até que fique transparente, mas não corada. Adicione o cogumelo-de-paris, mexa bem e cozinhe, tampado, por 10-15 minutos para que solte seu suco. Agite a frigideira de vez em quando. Pique os funghi porcini e acrescente à frigideira, tempere com sal e pimenta e continue o cozimento por mais 10 minutos.

Enquanto isso, leve ao fogo uma panela grande com bastante água salgada. Quando ferver, cozinhe o talharim até que esteja al dente. Escorra bem e coloque numa tigela de servir. Verifique o tempero do molho e despeje-o sobre a massa. Espalhe o queijo por cima e misture bem, o calor vai fazer com que este derreta. Polvilhe a salsa e sirva. Serve 4.



Sobremesa
Bolo de Cenoura

Unte 2 fôrmas redondas de 20cm, forre o fundo com papel-manteiga e unte o papel. Preaqueça o forno a 180ºC. Numa assadeira pequena, coloque 100g de nozes e leve ao forno por 5 minutos. Reserve um punhado de nozes para decorar e pique grosso o restante. Deixe amornar. Numa tigela, peneire 375g de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e ½ colher (chá) de canela em pó. Em outra tigela, coloque 3 ovos grandes orgânicos, 375ml de óleo de amendoim ou girassol, 450g de açúcar cristal e 1 colher (chá) de essência de baunilha e bata até ficar liso. Junte as nozes picadas, 500g de cenoura ralada grosso, 40g de uva-passa, 100g de coco seco ralado, a casca ralada de 1 laranja e 2 colheres (sopa) do seu suco e mexa bem. Acrescente os ingredientes secos peneirados, misturando bem. Divida a massa entre as 2 fôrmas preparadas e asse por 30-35 minutos ou até que, ao inserir um palito no centro do bolo, este saia seco. Espere alguns minutos e desenforme os bolos sobre uma grade para esfriar. Bata 50g de manteiga sem sal amolecida com 3 colheres (sopa) de mel, acrescente 300g de cream cheese e bata até ficar liso. Coloque um dos bolos em um prato de servir, espalhe metade do creme de queijo, cubra com o outro bolo e espalhe por cima o restante do creme. Decora com as nozes reservadas. Serve 8-10.

Esse bolo é sem dúvida uma das melhores receitas doces do livro. Simples, com ingredientes básicos o que o torna acessível a qualquer um. É um bolo úmido, leve... Como sempre usamos óleo de coco ao invés de manteiga no creme de queijo e reduzimos a quantidade de açúcar e óleo de girassol. Todas essas medidas são afetam o resultado e o transformam em um alimento ainda mais saudável.


Aproveite essa inspiração e pense como assar um bolo é um ato de carinho e te dá a oportunidade de compartilhar momentos com quem você ama. Encontre um espaço em sua semana e Asse Um Bolo!

Ótima e nutritiva semana para você

Alimento e Você



Can I have 16000 liters of water? This seems a strange request - stranger still if it is done in a butcher shop. But it's more or less what you ask when buying a kilo - just a quilinho !! - Of beef. Superinteressante Magazine, read here.

The movement Meat Free Monday comes against the dire need to reduce our consumption in general. The meat was the theme for the environmental impact that its production generates, but if you think about it, it is all about the quantity we have been eaten. 

No need to run out of meat every day if you can´t, but if you take the meat dish once a week "it will make a world of difference".

So we took this movement cookbook and decided to cook them all and transcribe them here every Monday. So you have options and inspirations to adopt your day without meat.

Let the week of 10 recipes autumn, week 25 Challenge Meat Free Monday Brazil!



Breakfast
Quince with Yogurt

Dissolve 250g sugar in 500ml of water over low heat. Increase heat and boil the syrup for 2 minutes. Meanwhile, peel 4 ripe quinces, discard the seeds and cut into quarters. Place the fruit carefully in hot syrup. Add 6 cloves India and cook over low heat for 35-40 minutes. Serve with natural yoghurt. Serves 4.


Packed Lunches
Lentil with chili and Goat Cheese

Man eats lentils for over ten thousand years, rich in protein and vitamins B full, she is responsible for the livelihood of many people around the world. Many cooks consider Puy Lentil as the best. In fact, she has a wonderful bluish-green color and a spicy flavor that is unique.

3 red peppers
175g Puy lentil
1 whole red onion
1 branch of each: parsley, oregano and thyme
4 tablespoons (soup) of chopped dried tomatoes
100g of crumbled goat cheese
4 tablespoons (soup) of parsley, oregano and thyme chopped
4 tablespoons (soup) of virgin olive oil
1 tablespoon (soup) lemon juice
Salt and black pepper freshly ground

Place the peppers on a baking sheet, bake in preheated oven at 200 ° C and bake for 30 minutes. Pass to a plastic bag, close and let cool. Remove the peel with a paper towel, eliminate the seeds and cut into strips. Reserve.

Wash the lentils, place it in a pan with 350ml of water, the whole onion and sprigs of herbs, cover and cook (this variety of lentil cooking faster, in about 15minutes). Drain, discard the herbs, chop the cooked lentils and add the onion. While still warm, add the tomatoes and goat cheese. Season to taste with salt and pepper.

Prepare a sauce by mixing the chopped herbs, olive oil and lemon juice. Pour it over the lentils and stir well. Divide into individual dishes and hand over the reserved chili strips. Serve at once. Serves 4.


Lunch
Potato Stuffed with Cheese and Chives

Preheat oven to 200 ° C. Place 4 medium potatoes, baked potatoes to own, on a baking sheet and bake for ½ hour or until tender. Cut them in half and remove much of the pulp, put it in a bowl. Add the pulp 25g butter and 100ml of warm organic milk and stir until smooth. Add 100g of grated cheddar cheese and 2 tablespoons (soup) chopped chives. Beat 4 egg whites of organic eggs in point of snow and gently add the potato mixture. Divide the filling between the potato boats and take it back to the oven for another 10-15 minutes, until the filling is growing and gold. Serve with green salad. Serves 4.


Accompaniment
Bread with Herbs

Preheat oven to 180 ° C. 1 baguette cut in half the length, without separating the halves. Melt 75g of butter and add 2 tablespoons (soup) of chopped parsley, 1 tablespoon (soup) of chopped basil or oregano and 1 crushed garlic clove. Pass this mixture in two parts of bread, wrap it in aluminum foil and bake for 10 minutes. Serves 4.


Dinner
Tagliatelle with mushroom sauce

Italian porcini mushrooms are known as cepes in France and Penny Buns in some parts of England. Wild mushrooms are dense, almost resembling meat, with the lower part of the porous and non-lamellar hat. When dried, concentrated the flavor of forests where they were born. That's why this mass has that aroma so intense.

40g of dried porcini funhi
2 tablespoons (soup) olive oil
1 large onion, finely chopped
250g mushroom-of-paris cut into quarters
450g tagliatelle
150g gorgonzola cheese crumbled dolcelatte
1 bunch chopped parsley fine with scissors
Salt and black pepper freshly ground

Wash funghi rapidly in cold water, and then soak them for 30 minutes in 500ml of boiling water. Drain and tighten securely in his hands to let them dry.

In a skillet, heat olive oil and add the onion. Fry for 5 minutes, until it is transparent but not colored. Add the mushroom-of-paris, stir well and cook, covered, for 10-15 minutes to release their juice. Shake the pan from time to time. Chop the funghi porcini and add to the pan, season with salt and pepper and continue cooking for another 10 minutes.

Meanwhile, light the fire a large pot with plenty of salted water. When boiling, cook the noodles until al dente. Drain well and place in a serving bowl. Check the seasoning sauce and pour it over the dough. Spread the cheese on top and mix well, the heat will cause it to melt. Sprinkle the parsley and serve. Serves 4.


Dessert
Carrot cake

Grease two 20cm round molds, line the bottom with parchment paper and grease the paper. Preheat oven to 180 ° C. In a small pan, put 100g of nuts and bake for 5 minutes. Book a handful of nuts to decorate and thick chop the rest. Let cool. In a bowl, sift 375g of flour, 2 teaspoons (tsp) baking powder, 1 teaspoon (tsp) of sodium bicarbonate and ½ teaspoon (tsp) ground cinnamon. In another bowl, put 3 large organic eggs, 375ml peanut or sunflower oil, 450g of granulated sugar and 1 teaspoon (tsp) vanilla extract and beat until smooth. Add the chopped nuts, grated carrots 500g thick, 40g raisins, 100g of grated dry coconut, grated rind of 1 orange and 2 tablespoons (soup) of its juice and stir well. Add the sifted dry ingredients, mixing well. Divide the batter between the two prepared molds and bake for 30-35 minutes or until when inserting a toothpick in the center of the cake, this dry skirt. Wait a few minutes and unmold the cakes on a wire rack to cool. Beat 50g unsalted butter, softened 3 tablespoons (soup) of honey, add 300g of cream cheese and beat until smooth. Place one of the cakes on a serving dish, spread half the cream cheese, top with another cake and spread over the rest of the cream. Garnish with the reserved nuts. Serves 8-10.


Wish you a great week!

Alimento e Você

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce

As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário