segunda-feira, 18 de maio de 2015

Semana #24 Desafio MFM Brasil, Week #24


A gente não faz nada sozinho neste mundo! Pensando nisso foi que surgiu o movimento Meat Free Monday, estamos todos interligados. E neste desafio eu faço minha parte daqui e de alguma forma toquei o coração de algumas pessoas... 

Hoje quero reconhecer e agradecer duas delas, que compartilham, vivenciam e curtem o Desafio Meat Free Monday Brasil. Daniela Duarte e Robson Barbosa. A Dani que conheço de outros tempos mora lá no Rio e vira e mexe experimenta as receitas, o Robson aqui de Jundiaí - que ainda não conheço pessoalmente - reproduz todas as semanas nossos posts. Namastê Danie e Robson! E a todos vocês que acessam o site ou o facebook, muito grata!

Nesta semana 9 do Outono elegemos duas estrelas dentre as seis receitas: a Quiche de Alho-Poró  e Queijo de Cabra (com curry) e o Tagine de Grão-de-Bico.

O livro não trouxe a receita da massa do Quiche, por isso, pesquisamos e te entregamos aqui uma receita de aveia e trigo integral, com azeite ou óleo de coco (sem manteiga). Essa massa serve de base para tortas doces, salgadas e biscoitos. Muito leve e extremamente saborosa. 

O Tagine é delicioso e não tem segredo. Reúne diversos legumes e diversas especiarias. Uma ótima forma de você variar seu cardápio.  

Então vamos às receitas e fotos!


Café da Manhã
Frittata de Batata e Cebola


Descasque 1 batata grande e corte em fatias. Coloque numa panela com água e leve ao fogo. Quando ferver, escorra bem e enxugue com papel toalha. Numa tigela, quebre 4 ovos orgânicos, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e bata ligeiramente. Numa frigideira pequena, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, adicione 1 cebola picada fino e a batata. Frite por 10 minutos, até dourar, e despeje na tigela com o ovo batido. Leve a frigideira ao fogo baixo, junte mais 1 colher (sopa) de azeite de oliva e acrescente a mistura. Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até o ovo começar a firmar. Se desejar, decore com rodelas de tomate e coloque debaixo do grill por 5 minutos para dourar a superfície. Serve 2.  


Almoço para Viagem
Torta de Legumes Assados


Pique 1 cebola roxa em pedaços e corte 3 pimentões amarelos em tiras largas. Corte 1 berinjela em fatias de 2cm de espessura e descasque 4 dentes de alho. Misture tudo numa assadeira e regue com azeite de oliva. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e folhas de tomilho fresco. Asse em forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos ou até os legumes ficarem macios. Retire o alho, corte em fatias finas e coloque-o de volta na assadeira. Abra 375g de massa folhada num retângulo de 30cm x 15cm e apóie-o em uma assadeira ligeiramente umedecida. Besunte a massa com 3 colheres (sopa) de extrato de tomate bem enxuto (se for aguado, apure-o no fogo e esfrie antes de empregar). Espalhe os legumes assados e 1 colher (sopa) de azeitona preta picada. Esmigalhe por cima 200g de queijo de cabra. Leve ao forno e asse por 20 minutos, até a massa ficar crocante e o queijo dourar. Sirva com salada verde. Serve 4.


Almoço
Quiche de Alho-Poró e Queijo de Cabra


Nessa quiche a doçura do alho poro combina muito bem com o azedinho do queijo de cabra. Todavia, a genialidade da receita se deve à adição do curry. Não é o ingrediente que se espera encontrar em uma receita francesa, mas é o que dá o toque de mágica.

200g de massa podre
20g de manteiga
2 alhos-porós em fatias finas
1 colher (chá) de curry em pó
6 ovos orgânicos
700ml de creme de leite
100g de queijo de cabra esmigalhado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Abra a massa e forre uma fôrma para torta de 25cm de diâmetro. Cubra a massa com papel-manteiga, coloque 3-4 punhados de feijão cru e leve à geladeira por 1 hora. Preaqueça o forno a 180ºC. Asse por 25 minutos e elimine o feijão e o papel. Reserve.

Derreta a manteiga numa panela, adicione o alho-poró e tempere com o curry, sal e pimenta a gosto. Cozinhe até ficar macio, mas não corado.

Numa tigela grande, quebre os ovos e bata ligeiramente. Acrescente o creme de leite, sal e pimenta a gosto e volte a bater. Adicione o queijo de cabra e mexa.

Espalhe o alho-poró na massa pré-assada, desepeje por cima a mistura de ovo e asse por 35-45 minutos, até o recheio firmar, mas que esteja ainda ligeiramente macio no centro. Serve 4

Para o recheio, substitua o creme de leite por iogurte natural. Você terá uma quiche diferente de tudo que havia provado até então, leve e muito apetitosa. 

Receita da massa integral, sem manteiga: 
2 xícaras de aveia
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de água morna
3/4 xícaras de azeite (ou óleo de coco)
1 colher (café) de sal marinho
Bata no liquidificador a aveia, o óleo, a água e o sal até obter um creme viscoso. Despeje numa vasilha e acrescente a farinha de trigo. Misture bem e abra a massa com um rolo.


Acompanhamento
Brócolis com Limão

Numa panela média, frite 1 dente de alho fatiado em um pouco de azeite de oliva até amaciar, sem deixar corar. Adicione 200g de brócolis aferventados e a casca e o suco de ½ limão, mexendo até aquecer bem. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Serve 2-3.


Jantar
Tagine de Grão-de-bico e Legumes com Harissa



1 cebola grande de fatias finas
2 cenouras descascadas
1 batata-doce grande, descascada e picada
1 pimentão vermelho, sem sementes e cortado em cubos
1 talo de salsão picado
1 abobrinha picada
1 colher (chá) de sementes de cominho
1 colher (chá) de sementes de coentro
1 pitada de estigmas de açafrão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 pedaço de canela em pau
½ lata (200g) de tomate pelado picado
700ml de caldo de legumes
1 colher (sopa) de mel
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PARA SERVIR
Couscous
Harissa
Prepare os legumes.

Numa frigideira pequena, torre as sementes de cominho e de coentro por cerca de 30 segundos, até exalarem seu aroma. Amasse-as levemente com um pilão. Coloque os estigmas de açafrão de molho em 1 colher (sopa) de água fervente.

Numa frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e frite por 3-4 minutos, até que esteja macia, mas não corada. Acrescente as sementes amassadas, o alho, o gengibre ralado e a canela e cozinhe por mais 1 minuto. Junte o tomate picado, todos os legumes e o grão-de-bico escorrido. Dê uma boa mexida e adicione o caldo e o açafrão. Quando levantar fervura, abaixe bem a chama e continue cozinhando por mais 20-25 minutos, até os legumes ficarem macios. Acrescente o mel e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Serve 4.


Sobremesa
Musse de Maça

Descasque 3 maças Golden, tire as sementes, pique e coloque numa panela. Adicione 2 colheres (sopa) de água e 1 colher (sopa) de açúcar e cozinhe, tampado, por 8-10 minutos ou até que a maça esteja desmanchando. Deixe esfriar. Numa tigela, coloque 50ml de vinho branco doce, casca e suco de 1 limão, 50g de açúcar e 400ml de creme de leite e bata até começar a firmar. Incorpore esse creme ao purê de maçã frio com delicadeza e divida a musse entre 6 copos altos. Leve à geladeira por 1-2 horas e, antes de servir, decore com fatias de maçã e folhas de hortelã. Serve 6.

Uma sobremesa leve e refrescante, deixamos o creme mais leve acrescentando iogurte e chia. 


A cada semana nosso livro ganha novas receitas favoritas, pois é infinita a possibilidade de ingredientes vegetais (com algum uso de proteína animal). Esse desafio nos mostra essa realidade e nos ensina a pensar fora da caixa, nos preocupar com os outros, favorecer produtos e produtores locais, comer aquilo que o corpo precisa e negar um alimento que não fará bem para o organismo. 

Esperamos que esteja sendo uma inspiração para você, e que um dia por semana sem carne seja cada vez mais uma realidade em sua vida. 

Boa semana, pensando sempre naquilo que ingere!

Alimento e Você 





We do not do anything alone in this world! This the reason why Meat Free Monday movement started, we are connected. 

In this challenge I do my part here and somehow touched the hearts of some people ...

Today I want to acknowledge and thank two of them, sharing, experience and like the Meat Free Monday Challenge Brazil. Daniela Duarte and Robson Barbosa. Dani I know of yesteryear lives there in Rio and turns and moves experiences revenues, Robson here Jundiaí - not yet know personally - plays every week our posts. Namaste Danie and Robson! And to all of you who access the site or facebook, very grateful!

Elected two stars, the Quiche Leek with curry and the Tagine of chickpea among the six recipes for his your Meat Free Monday. 

The Quiche did not bring the dough recipe, so researched and deliver you here an oatmeal recipe and whole wheat without butter. This mass is the basis for sweet pies, savory and biscuits. Very light and extremely tasty.

The Tagine is no secret, brings together many vegetables and various spices.

So let's revenue and photos!


Breakfast
Frittata Potato and Onion

Peel 1 large potato and cut into slices. Place in a pot with water and cook. When boiling, drain well and dry with paper towels. In a bowl, break 4 organic eggs, season with salt and black pepper freshly ground and beat slightly. In a small skillet, heat 2 tablespoons (soup) of olive oil, add 1 chopped onion fine and potatoes. Fry for 10 minutes until golden and pour into the bowl with the beaten egg. Take the pan over low heat, add 1 more tablespoon (soup) of olive oil and add the mixture. Cook for about 10 minutes or until the egg begin to firm. If desired, garnish with tomato slices and place under the grill for 5 minutes to brown the surface. Serves 2.


Packed Lunches
Vegetable Pie Baked

Finely chop 1 red onion into pieces and cut 3 yellow peppers into wide strips. 1 Cut eggplant into slices 2 cm thick and peel 4 garlic cloves. Mix everything in a roasting pan and drizzle with olive oil. Season with salt, black pepper freshly ground and fresh thyme leaves. Bake in preheated oven at 200 ° C for 30 minutes or until the vegetables are tender. Remove the garlic, cut into thin slices and place it back in the pan. Open 375g of puff pastry into a rectangle 30cm x 15cm and support it in a slightly moistened baking sheet. Smear the dough with 3 tablespoons (soup) and dry tomato paste (if watery, narrow it in the fire and cool before use). Spread the roasted vegetables and 1 tablespoon (soup) chopped black olives. Crumb over 200g of goat cheese. Bake in oven and bake for 20 minutes until the dough is crisp and the cheese browned. Serve with green salad. Serves 4.


Lunch
Quiche Leek and Goat Cheese

Quiche that the sweetness of leeks combines very well with goat cheese azedinho. However, the genius of revenue is due to the addition of curry. It is the ingredient that one expects to find in a French recipe, but it's what gives the touch of magic.

200g shortcrust pastry
20g butter
2 leeks, thinly sliced
1 teaspoon (tsp) curry powder
6 organic eggs
700ml double cream
100g of crumbled goat cheese
Salt and black pepper freshly ground

Roll out the dough and line a pie pan to 25cm in diameter. Cover the dough with parchment paper, place 3-4 raw and take handfuls of beans in the refrigerator for 1 hour. Preheat oven to 180 ° C. Bake for 25 minutes and remove the beans and paper. Reserve.

Melt the butter in a saucepan, add the leeks and season with curry, salt and pepper to taste. Cook until soft but not colored.

In a large bowl, break the eggs and beat slightly. Add the cream, salt and pepper to taste and start again. Add the goat cheese and stir.

Spread the leek in the pre-baked pastry, desepeje over the egg mixture and bake for 35-45 minutes, until the filling firm, but that is still slightly soft in the center. Serves 4

For the filling, replace the cream with natural yoghurt. You will have a different quiche everything that had proved so far, light and very appetizing.

Revenue integral mass without butter:
2 cups oatmeal
2 cups whole wheat flour
1 cup warm water
3/4 cups of oil (or coconut oil)
1 tablespoon (coffee) sea salt
Blend together oats, oil, water and salt to a viscous cream. Pour into a bowl and add the flour. Mix well and the dough with a rolling pin.


Accompaniment
Broccoli with Lemon

In a medium saucepan, fry 1 sliced ​​clove of garlic in a little olive oil until soft, without a blush. Add 200g aferventados broccoli and peel and ½ lemon juice, stirring to heat through. Season to taste with salt and black pepper freshly ground. Serves 2-3.


Dinner
Tagine grain-peas and vegetables with Harissa

1 large onion, thinly sliced
2 peeled carrots
1 large sweet potato, peeled and chopped
1 red pepper, seeded and diced
1 stalk of chopped celery
1 chopped zucchini
1 teaspoon (tsp) cumin seeds
1 teaspoon (tsp) coriander seeds
1 pinch of saffron stigmas
2 tablespoons (soup) olive oil
2 cloves garlic, crushed
1 tbsp (tablespoons) grated fresh ginger
1 piece of cinnamon stick
½ can (200g) chopped peeled tomatoes
700ml vegetable broth
1 tablespoon (soup) of honey
Salt and black pepper freshly ground

TO SERVE
Couscous
Harissa
Prepare the vegetables.

In a small skillet, toast the cumin seeds and coriander for about 30 seconds to exhale their aroma. Mash them lightly with a pestle. Soak the saffron stigmas in 1 tablespoon (soup) of boiling water.

In a large skillet, heat oil over medium heat. Add the onion and fry for 3-4 minutes until soft but not colored. Add the crushed seeds, garlic, grated ginger and cinnamon and cook for 1 minute. Add the chopped tomatoes, all vegetables and chickpea drained. Take a good stirred and add the broth and saffron. When boil and lower the flame and continue cooking for another 20-25 minutes, until the vegetables are tender. Add the honey and season with salt and black pepper freshly ground. Serves 4.


Dessert
Mousse Mace

Peel 3 apples Golden, remove the seeds, chop and place in a saucepan. Add 2 tablespoons (soup) of water and 1 tablespoon (soup) of sugar and cook, covered, for 8-10 minutes or until the apple is falling apart. Let cool. In a bowl, pour 50ml of sweet white wine, peel and juice of 1 lemon, 50g of sugar and 400ml of cream and whisk until it begins to firm. Enter this cream cold apple puree gently and divide the mousse between 6 tall glasses. Refrigerate for 1-2 hours before serving, garnish with apple slices and mint leaves. Serves 6.


Each week our book gains new favorite recipes because it is infinite the possibility of plant ingredients, with some use of animal protein. And this challenge shows us that reality and teaches us to think outside the box, worrying about others, favoring produce and local producers, eating what the body needs, and to deny a food that will do well for the body.

We hope you are being an inspiration for you, and one day a week without meat is increasingly a reality in your life.

Good week, always thinking what you eat!


Alimento e Você

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce

As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário