segunda-feira, 27 de abril de 2015

Semana #21 - Desafio MFM Brasil, Week #21



As receitas desta semana são tão incríveis que temos que falar de cada uma delas, veja os comentários ao final de cada uma. 

Essa aventura do Desafio Meat Free Monday - Segunda Sem Carne que inventamos aqui no Brasil tem sido divertida e recompensadora. Primeiro porque é um curso de culinária. Aprendemos técnicas e receitas do mundo, e por outro lado reaprendemos a nos relacionar com a comida. 

Assistimos à muitos programas de culinária, especialmente os que trazem a alimentação natural, além de cursos on-line sobre nutrição e alimentação saudável. Esse processo junto à outras decisões que já havíamos tomado, nos trouxe uma reeducação alimentar, uma mudança de 360 graus. 

Hoje pensamos em cada alimento que compramos, reduzimos a quantidade que consumimos, a proporção de vegetais e frutas é imensamente maior que antes, não desperdiçamos nada e gastamos muito menos com alimentação. Aprendemos a substituir ingredientes "pouco" saudáveis por opções melhores e a priorizar a saúde, mas sem radicalismo. O segredo da alimentação correta é o equilíbrio.

Mas comer bem também é uma questão de princípios: 

- Dar preferência a alimentos frescos e orgânicos de produtores locais, contribuindo com a sustentabilidade; 
- Retirar sódio - conservantes - refinados - acidulantes - gorduras ruins, ou seja, além de prezar a saúde também contribuímos com a redução de impactos ambientais;
- Preparar a nossa comida sempre que possível, que nos possibilta saber o que estamos comendo, experimentar novos sabores, aprender, valorizar e pensar de onde vem nosso alimento.

Esse aprendizado tem sido a maior herança do Meat Free Monday, que defende tudo isso embora tenha proposto inicialmente apenas que a carne fosse retirada do prato às segundas-feiras...

E poder compartilhar essa informação com outras pessoas é uma gentileza, mas que não passa de uma obrigação que temos como parte integrante da sociedade. 

Então vamos à Semana #21 deste lindo processo de aprendizado e comunhão!


Café da Manhã
Panquecas de Abóbora com Especiarias


Peneire 100g de farinha de trigo numa tigela. Adicione 1 colher (chá) de fermento em pó, 25g de açúcar, ½ colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó e ½ colher (chá) de canela em pó e misture bem. Em outra tigela grande, bata juntos 60 ml de leite orgânico, 150g de purê de abóbora, 1 gema de ovo orgânico, 25g de manteiga derretida e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Acrescente os ingredientes secos e bata até obter uma massa grossa e lisa. Em outra tigela, bata 1 clara de ovo orgânico até formar picos moles e adicione-a delicadamente à massa. Unte com óleo uma frigideira antiaderente e aqueça-a em fogo médio. Usando 3-4 colheradas da massa para cada panqueca, frite-as até formar bolhas na superfície. Vire e frite do outro lado, até dourar, o que leva 1-2 minutos de cada lado. Serve 6.

Abóbora na panqueca inicialmente parece estranho, mas a abóbora ajuda a formar a massa, seu sabor não rouba a cena, e usar pimenta e canela resulta em um sabor exótico e incrível. Usamos pimenta caiena.



Almoço para Viagem
Sanduíche de Lingüiça Vegetal


Respingue um pouco de azeite de oliva sobre 2 fatias grandes de pão italiano e torre-as ligeiramente dos dois lados. Numa frigideira, aqueça um pouco de azeite de oliva e frite 2 linguiças vegetarianas até que fiquem douradas por igual. Diminua para fogo baixo e ocntinue fritando por mais 6-8 minutos. Enquanto isso, em outra frigideira, aqueça um pouco de azeite de oliva e frite ½ cebola roxa picada. Quando a cebola começar a murchar, adicione ¼ colher (chá) de açúcar, sal, pimenta-do-reuno moída na hora e 1 colher (chá) de vinagre balsâmico. Cozinhe por 3-4 minutos. Corte ao meio 2 tomates italianos pequenos e coloque na frigideira da cebola, junte um pouco de água, ¼ colher (chá) de açúcar e 1 colher (chá) de vinagre balsâmico e deixe apurar. Para servir, espalhe o molho de tomate e cebola sobre uma fatia de pão. Disponha as lingüiças cortadas ao meio pelo comprimento e cubra com a outra fatia de pão. Serve 1.

Aqui usamos cogumelo em substituição à linguiça vegetariana, pois realmente não encontramos. Corte o cogumelo em fatias finas, refogue em óleo vegetal com um dente de alho. Espere soltar um líquido, deixe cerca de 2-3 minutos. 


Almoço
Sopa Cremosa de Cogumelo


Hoje em dia temos uma boa variedade de cogumelos cultivados, um mais saboroso que o outro, assim você só tem a escolher aquele que mais lhe agrada.

75g de manteiga
4 echalotas picadas fino
1 dente de alho amassado
500g de cogumelo limpo e fatiado
1 litro de caldo de legumes
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PARA SERVIR
Molho de soja (shoyu)
Creme de leite

Numa panela de fundo grosso, derreta 50g de manteiga, junte a echalota picada e frite até amolecer. Adicione o alho e frite por mais 1 minuto. Acrescente o cogumelo e mexa bem. Junte o caldo e espere ferver. Tempere com sal e pimenta a gosto, tampe e cozinhe por 10-15 minutos, até o cogumelo ficar macio. Retire do fogo.

Em outra panela, prepare um roux: derreta a manteiga restante, acrescente a farinha e doure por 2 minutos. Junte o roux à sopa e bata no liquidificador, por partes, até que fique cremoso. Conforme for ficando pronto, coloque de volta na panela e aqueça bem. Prove e ajuste o sal. Para servir, adicione molho de soja a gosto e um pouco de creme de leite. Serve 4.

Deixamos uns pedacinhos de cogumelo, incrível. O sabor encorpado lembra um caldo de carne. 


Acompanhamento
Quadradinhos de Aveia e Damasco


Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma quadrada de 20cm. Numa panela, derreta 125g de manteiga em fogo baixo, acrescente 100g de açúcar mascavo e 2 colheres (sopa) de glucose de milho e cozinhe até o açúcar derreter. Adicione 200g de aveia em flocos, uma pitada de sal e 50g de damasco seco picado e misture bem. Despeje na fôrma e alise a superfície. Asse por 30 minutos, ou até dourar. Tire do forno e corte em quadrados, mas espere esfriar completamente antes de retirá-los da fôrma. Rende 16 quadradinhos.

Acabamos por usar ameixa no lugar de damasco, mas é uma questão de gosto apenas. Essa receita é incrível e muito fácil. Usamos óleo de côco no lugar da manteiga (gordura saudável) e sementes de linhaça hidratadas em água por 10 minutos em substituição à glucose. Simplesmente incrível, lembra um pouco o doce "quebra queixo" por causa do sabor do côco.


Jantar
Berinjela Gratinada com Muçarela


A berinjela já era cultivada na China no quinto século a.C. e foram os mouros que a introduziram na Europa. Prove as variedades de berinjelas disponíveis no mercado para avaliar a diferença que há entre elas.

4 berinjelas pequenas
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de salsa picada
50g de migalhas de pão torradas
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
150g de muçarela de búfala, cortada em fatias de 0,5cm
1 colher (sopa) de folhas de manjericão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 190ºC.

Corte as berinjelas ao meio pelo comprimento e faça vários cortes profundos na polpa, mas sem chegar até a casca. Arrume-as numa assadeira, com a casca para baixo.
Misture o alho, a salsa, as migalhas de pão e metade do azeite. Tempere a gosto com sal e pimenta e pressione essa mistura nos cortes feitos na berinjela.

Respingue por cima o azeite restante e leve ao forno até dourar. Retire do forno, cubra com as fatias de muçarela e volte ao forno por mais 5 minutos, ou até o queijo derreter. Espalhe o manjericão e sirva. Serve 4.

A rainha da semana, essa é a melhor forma de preparar berinjela! Olha que tivemos receitas incríveis aqui, mas o sabor do pão torrado, alho, salsinha e azeite com o queijo leve e derretido fazem a berinjela uma estrela. Sensacional!


Sobremesa
Bolo de Gengibre


Preaqueça o forno a 170ºC. Unte ligeiramente e enfarinhe uma fôrma quadrada de 20cm. Numa tigela grande, bata em creme 115g de manteiga com 115g de açúcar. Acrescente 1 ovo orgânico e bata bem. À parte, misture 225g de farinha de trigo com fermento, ½ colher (chá) de canela em pó, 2 colheres (chá) de gengibre em pó e ¼ colher (chá) de noz-moscada ralada. Acrescente os ingredientes secos ao creme de manteiga, alternando com 120ml de leite orgânico e batendo até obter uma massa lisa e cremosa. Por fim, junte 2 colheres (sopa) de melado ligeiramente aquecido e mexa bem. Despeje a massa na fôrma preparada e asse por 40-45 minutos. Serve 6.


Um bolo com especiarias já é incrível. Sempre preparamos com trigo integral e açúcar mascavo e desta vez também acrescentamos uma cobertura de cacau, agar-agar, melado e nozes. Essa receita é da Bela Gil e por cima jogamos nozes tostadas. Uma forma saudável de ter um alimento para o café da manhã, da tarde ou mesmo sobremesa, sem açúcar branco. Se permita ao novo!

Ingredientes - 4 colheres (chá) de Agar Agar em pó, 2 copos de água, 3/4 copo de cacau em pó, 1 copo de açúcar mascavo,  4 colheres de melado de cana e 1 pitada de sal marinho.
Modo de preparo - Numa panela média, aqueça a água e o agar-agar até o pó estiver totalmente dissolvido. Adicione o cacau, açúcar mascavo, melado e o sal. Deixe levantar fervura, mexa bem e abaixe o fogo no mínimo. Cozinhe por dois minutos, sempre mexendo.


Uma ótima semana e se desejar, nos envie seus comentários e fotos de suas próprias experiências.

Alimento e Você





The recipes this week are so amazing that we have to talk to each of them, see the comments at the end of each recipe.

The Meat Free Monday Challenge we invented here in Brazil has been fun and rewarding. First it is a cooking course. Learn techniques and recipes you always hear about and never prepared (but has proved many of them) and on the other hand relearned to relate to the food.

Witnessed the many cooking shows, especially those who bring natural food, and online courses on nutrition and healthy eating. This process with the other decisions that we had taken, brought a nutritional education, a change of 360 degrees.

Today we think of each food we buy, we reduce the amount we consume, the proportion of vegetables and fruits is vastly greater than before, waste nothing and spend much less on food. We learn to replace ingredients "little" healthy for better options and prioritize health, but not radicalism. The secret of proper nutrition is the balance.

But eating well is also a matter of principles:
- Give preference to fresh, organic food from local producers, contributing to sustainability;
- Remove sodium - preservatives - refined - bad fats - ultra processed, that in addition to value the health also contributes to reducing environmental impacts;
- Prepare our food whenever possible, that make us to get to know what we are eating, try new flavors, learn, appreciate and think about where our food comes from.

This learning has been the greatest legacy of the Meat Free Monday, defending all this has however proposed initially that we only remove the meat from the plate on Mondays.

And to share this information with others is just our role as an integral part of society. So let's Week # 21 this beautiful process of learning and fellowship!

Breakfast
Pumpkin pancakes with spices
Sift 100g plain flour in a bowl. Add 1 teaspoon (tsp) baking powder, 25g of sugar, ½ teaspoon (tsp) pepper-of-Jamaica powder and ½ teaspoon (tsp) ground cinnamon and mix well. In another large bowl, whisk together 60 ml of organic milk, 150g of pumpkin puree, 1 egg yolk organic, 25g melted butter and 1 teaspoon (tsp) vanilla extract. Add the dry ingredients and beat until thick and smooth dough. In another bowl, beat 1 egg organic egg until soft peaks form and add it to the dough gently. Grease a nonstick skillet with oil and heat it over medium heat. Using 3-4 tablespoons of dough for each pancake, fry them until bubbles form on the surface. Turn and cook the other side, until golden brown, which takes 1-2 minutes per side. Serves 6.
Pumpkin on pancake initially seem strange, but the pumpkin helps to form the dough, its flavor does not steal the scene, and use pepper and cinnamon results in an exotic and amazing flavor. We use cayenne pepper.

Packed Lunches
Sausage Vegetable Sandwich
Splashing a bit of olive oil on 2 large slices of Italian bread and tower them on both sides slightly. In a frying pan, heat a little olive oil and fry 2 vegetarian sausages until golden brown evenly. Decrease to low heat and continue frying for another 6-8 minutes. Meanwhile, in another pan, heat a little olive oil and fry chopped ½ red onion. When the onion begins to wilt, add ¼ teaspoon (tsp) of sugar, salt, black pepper freshly ground herd and 1 teaspoon (tsp) of balsamic vinegar. Cook for 3-4 minutes. Cut in half 2 small Italian tomatoes and place in the pan onion, add a little water, ¼ teaspoon (tsp) of sugar and 1 teaspoon (tsp) balsamic vinegar and let investigate. To serve, spread the tomato sauce and onion on a slice of bread. Arrange the sausages cut in half by the length and top with the other slice of bread. Serves 1.
Here we used mushroom replacing the vegetarian sausage, because we could not found it. Cut the mushroom into thin slices, fry in vegetable oil with a clove of garlic. Wait a liquid drop, leave about 2-3 minutes.


Lunch
Creamy Mushroom Soup

Today we have a good variety of cultivated mushrooms, tastier than the other, so you only have to choose the one that suits you.
75g butter
4 shallots chopped fine
1 garlic clove, crushed
500g cleaned and sliced ​​mushroom
1 liter of vegetable broth
1 tablespoon (soup) of wheat flour
Salt and black pepper freshly ground black
TO SERVE
Soy sauce 
Cream
In a heavy saucepan, melt 50g of butter, add the chopped shallots and fry until soft. Add the garlic and fry for 1 minute. Add the mushroom and stir well. Add the broth and bring to a boil. Season with salt and pepper to taste, cover and simmer for 10-15 minutes until the mushroom is tender. Remove from heat.
In another pan, prepare a roux: Melt the remaining butter, add flour and brown for 2 minutes. Add the roux to the soup and puree in a blender, in parts, until creamy. As you get ready, put it back in the pan and heat well. Taste and adjust the salt. To serve, add the taste of soy sauce and a little cream. Serves 4.
We left a mushroom pieces, amazing. The full-bodied flavor reminiscent of a broth.

Accompaniment
Squares of Oats and Damascus

Preheat oven to 180ºC. Grease a square pan 20cm. In a saucepan, melt 125g of butter over low heat, add 100g of brown sugar and 2 tablespoons (soup) of corn syrup and cook until the sugar melts. Add 200g rolled oats, a pinch of salt and 50g of chopped dried apricots and mix well. Pour into the pan and smooth the surface. Bake for 30 minutes or until golden. Remove from the oven and cut into squares, but allow to cool completely before removing them from the pan. Makes 16 squares.

We ended up using in place plum apricot, but it is a matter of taste only. This recipe is amazing and very easy. We use coconut oil in place of butter (healthy fat) and flax seeds hydrated in water for 10 minutes to replace glucose. Simply amazing, reminds a little sweet "break chin" because the taste of coconut.
Dinner
Eggplant Gratin with mozzarella
The eggplant was already cultivated in China in the fifth century BC and were the Moors who introduced it in Europe. Taste the varieties of eggplants available in the market to assess the difference that there is between them.
4 small eggplants
1 garlic clove, crushed
1 tablespoon (soup) of chopped parsley
50g toasted bread crumbs
3 tablespoons (soup) of olive oil
150g buffalo mozzarella, cut into slices of 0.5 cm
1 tablespoon (soup) of basil leaves
Salt and black pepper freshly ground black
Preheat oven to 190 ° C.
Cut the eggplants in half by the length and make several deep cuts into the flesh, but without coming to bark. Arrange them in a baking dish with the skin down.
Mix the garlic, parsley, bread crumbs and half the oil. Season to taste with salt and pepper and press the mixture in cuts made in eggplant.
Splashing over the remaining oil and bake until golden brown. Remove from oven, cover with slices of mozzarella and return to the oven for another 5 minutes, or until cheese is melted. Spread the basil and serve. Serves 4.
The queen of the week, this was the best way to prepare eggplant. Look we had incredible recipes here, but the flavor of toasted bread, garlic, parsley and olive oil with a light cheese and melted eggplant make a star. Sensational!

Dessert
Gingerbread
Preheat oven to 170 ° C. Lightly grease and flour a square pan 20cm. In a large bowl, beat cream 115g butter with 115g of sugar. Add 1 organic egg and beat well. Separately, mix 225g of wheat with flour, ½ teaspoon (tsp) ground cinnamon, 2 teaspoons (tsp) ginger powder and ¼ teaspoon (tsp) grated nutmeg. Add the dry ingredients to the butter cream, alternating with organic milk 120ml and beating until smooth and creamy mass. Finally, add 2 tablespoons (soup) of slightly warmed syrup and stir well. Pour the batter into the prepared pan and bake for 40-45 minutes. Serves 6.

A cake with spices is already amazing. Always prepared with whole wheat and brown sugar and this time also added a chocolate flavor coating, agar-agar, molasses and nuts. This recipe comes from Bela Gil and over played toasted nuts. A healthy way of having a food for breakfast, afternoon or even dessert, without white sugar. If enable the new!

Ingredients - 4 tablespoons (tea) Agar Agar powder, 2 cups water, 3/4 cup of cocoa powder, 1 cup of brown sugar, 4 tablespoons of molasses and 1 pinch of sea salt.
Preparation - In a medium saucepan, heat the water and agar-agar until the powder is completely dissolved. Add the cocoa, brown sugar, molasses and salt. Bring to a boil, stir well and lower the heat to a minimum. Cook for two minutes, stirring constantly.
A great week and if you want, send us your comments and pictures of your own experiences.

Alimento e Você


@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce

As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário