terça-feira, 14 de abril de 2015

Semana #20 Desafio MFM Brasil, Week #20

Difícil foi escolher um dos pratos favoritos nesta semana...

Vamos às receitas da 20ª semana do Desafio Meat Free Monday - Segunda Sem Carne no Brasil! 





Café da Manhã
Quinoa com Amora


Numa panela pequena, ferva 250ml de leite de amêndoa e ½ colher (chá) de essência de baunilha. Adicione 50g de manteiga, diminua o fogo e cozinhe por 10 minutos, ou até o líquido ter sido quase totalmente absorvido. Retire do fogo e acrescente 50g de amora e 1 colher (sopa) de noz-pecã picada. Divida entre 2 tigelas e regue com um pouco de mel. Serve 2.

Tivemos que adaptar, infelizmente... Não encontramos amoras frescas e noz-pecã. Se essa receita já foi boa com morangos e nozes tradicionais, imagina com os ingredientes originais! 



Almoço para Viagem
Torta de Cogumelo e Manjericão


O cogumelo é pobre em gordura e rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras, sendo assim um alimento saudável e que satisfaz. A pâte brisée é o equivalente da nossa massa podre.

PARA A PÂTE BRISÉE
120g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
1 pitada de sal
60g de manteiga em cubinhos
1-2 colheres (sopa) de água gelada

PARA O RECHEIO DE COGUMELO
180g de cogumelo porcini fresco, congelado, ou outro cogumelo cultivado
50g de manteiga sem sal
2 echalotas pequenas picadas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
150ml de creme de leite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (sopa) de manjericão picado
2 ramos de salsa

Preaqueça o forno a 200ºC.

Primeiro prepare a massa. Numa tigela, peneira a farinha, faça um buraco no meio e coloque o sal, a manteiga, a gema e a água. Amasse com a ponta dos dedos apenas o suficiente para incorporar os ingredientes, trabalhando a massa o menos possível. Forme uma bola, usando mais um pouco de farinha, se necessário, embrulhe-a em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Se o cogumelo for congelado, deixe descongelar o suficiente para fatiá-lo. Se for fresco, cultivado, limpe bem e lave. Escorra, seque e corte em fatias. Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga e junte o cogumelo e a echalota. Refogue por 3-4 minutos, até ficarem macios. Retire com uma escumadeira e mantenha aquecido, reservando os sucos na panela.

Abra a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada e forre com uma fôrma para torta de 24cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e cubra-a com papel-manteiga. Encha a fôrma com feijão cru para fazer peso e asse por 8-10 minutos.

Enquanto isso, misture a farinha com os sucos na panela e leve ao fogo médio por 2minutos, mexendo. Adicione o creme de leite, batendo com um fouet, e continue cozinhando e mexendo até engrossar. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o manjericão.

Retire o feijão e o papel da fôrma e espalhe o cogumelo sobre a massa pré-assada. Despeje por cima o creme preparado e leve de volta ao forno por cerca de 10 minutos, ou até o recheio ficar quase firme. Retire a torta do forno, decore com a salsa e sirva, acompanhada de uma salada simples. Serve 4-6.

Uma receita muito simples de se preparar e versátil, você pode escolher o recheio que quiser... Prepare com trigo integral, mais saudável e não altera o sabor. Você pode substituir parte da manteiga por óleo de côco, uma gordura saudável. 



Almoço
Ovos à Fiorentina

Preaqueça o forno a 180ºC.  Unte com manteiga um ramequim grande ou uma xícara de chá. Descongele 50g de espinafre, esprema o excesso de água e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Coloque-o no ramequim, fazendo uma pequena cova no meio, com as costas de uma colher. Quebre 2 ovos orgânicos dentro da cavidade e coloque por cima pedacinhos de manteiga e 1 colher (sopa) de creme de leite. Polvilhe 1 colher (sopa) de queijo parmesão vegetariano ralado e leve ao forno por 10 minutos, até a gema ficar firme e a clara começar a endurecer nas bordas. Serve 1.

Rápida e prática. Uma forma gostosa de incluir o vegetal e uma proteína animal em sua refeição.



Acompanhamento
Echalotas com Laranja

Limpe 12 echalotas médias, mas não descasque. Arrume-as numa assadeira pequena, numa só camada, respingue azeite de oliva extravirgem e junte 2-3 ramos de tomilho-limão. Asse em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 45 minutos, até que fiquem macias. Retire a assadeira do forno e, com a ajuda de dois garfos, solte as echalotas da casca. Elimine o tomilho. Recoloque as echalotas na assadeira, despeje por cima o suco e a casca ralada de 1 laranja e polvilhe 1-2 colheres (chá) de açúcar mascavo. Leve novamente ao forno por 5-10 minutos, até o açúcar derreter e dourar. Serve 3-4.

Embora o preparo seja longo, essa receita vale muito a pena. O sabor adocicado e ácido da cebola não tem preço.



Jantar
Penne com Brócolis, Mascarpone e Avelã


Nessa receita, para que o macarrão ficasse ainda mais irresistível, além dos brócolis juntamos ao molho os queijos mascarpone e gorgonzola dolcelatte, cremoso, que penetra na massa e adere às ranhaduras do penne.
500g de brócolis separados em buquês pequenos
50g de queijo mascarpone
200g de queijo gorgonzola dolcelatte
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de vinho branco seco
400g de penne
2 colhers (sopa) de alcaparra
4 colheres (sopa) de azeitona preta
1 colher (sopa) de avelã amassada e tostada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Cozinhe os buquês de brócolis no vapor por 4-5 minutos. Enxágue rapidamente em água fria e reserve.

Numa panela de fundo grosso, aqueça em fogo baixo o mascarpone, o gorgonzola, o creme de leite, o vinagre e o vinho. Em seguida, junte os buquês de brócolis.

Cozinhe a massa em bastante água fervente salgada até que fique al dente. Escorra bem e coloque de volta na panela. Junte o molho de queijo e brócolis, a alcaparra, a azeitona preta e a avelã. Antes de servir, prove e ajuste o sal, se necessário. Serve 4.

Esta foi a campeã da semana! Que simplicidade e que gostosura!!!


Sobremesa
Crumble de Ameixa

Preaqueça o forno a 190º C.  Corte ao meio 500g de ameixa e elimine o caroço. Arrume as frutas numa fôrma refratária e respingue por cima 1 colher (sopa) de água. Numa tigela, coloque 125g de farinha de trigo integral e 75g de manteiga e esfregue-as com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Adicione 50g de açúcar, mexa bem e salpique sobre a ameixa. Asse por 25-30 minutos. Sirva quente, com iogurte ou creme de ricota. Serve 4.

Você pode novamente substituir parte da manteiga pelo óleo de côco e usar o açúcar mascavo. Pense sempre que incluir o integral e a gordura insaturada você não altera o sabor e contribuir com a ingestão de mais nutrientes para fortalecer sua barreira imunológica. 


Desejamos à você uma ótima Segunda Sem Carne!

Alimento e Você 





It was quite difficult to choose a favorite dishes this week... Let´s go to the 20th week of Brazil Meat Free Monday Challenge!


Breakfast
Quinoa with Blackberries

In a small saucepan, boil 250ml of almond milk and ½ teaspoon (tsp) vanilla essence. Add 50g butter, reduce the heat and simmer for 10 minutes, or until the liquid has been almost completely absorbed. Remove from heat and add 50g of blackberry and 1 tablespoon (soup) of chopped pecans. Divide between 2 bowls and drizzle with a little honey. 2 serves.

We had to adapt, unfortunately ... We could not find fresh blackberries and pecan. If this revenue has been good with strawberries and traditional nuts, imagine with the original ingredients!



Packed Lunches
Pie Mushroom and Basil

The mushroom is low in fat and high in protein, vitamins, minerals and fiber, as well being a healthy food and satisfying. The brisée pâte is the equivalent of our rotten mass.

FOR Pate Brisee
120g wheat flour, a little more for dusting
1 pinch of salt
60g butter into cubes
1-2 tablespoons (soup) of ice water

FOR MUSHROOM FILLING
180g porcini fresh, frozen mushroom, or other cultivated mushroom
50g unsalted butter
2 shallots small bites
1 tablespoon (soup) of wheat flour
150ml double cream
Salt and black pepper freshly ground black
1 tablespoon (soup) of chopped basil
2 sprigs of parsley

Preheat oven to 200 ° C.

First prepare the dough. In a bowl, sieve the flour, make a hole in the middle and place the salt, butter, egg yolk and water. Knead with your fingers just enough to incorporate the ingredients, working the dough as little as possible. Form a ball, using a little more flour if necessary, wrap it in plastic and light film and refrigerate for 30 minutes.

If the mushroom is frozen, thaw enough to slice it. If fresh, cultured, clean and wash well. Drain, pat dry and cut into slices. In a heavy saucepan, melt the butter and add the mushroom and the echalota. Saute for 3-4 minutes until softened. Remove with a slotted spoon and keep warm, reserving the juices in the pan.

Roll out the dough on a lightly floured surface and line with a pan for pie 24cm in diameter. Prick dough with a fork and cover with wax paper. Fill the pan with raw beans to make weight and bake for 8-10 minutes.

Meanwhile, mix the flour with the juices in the pan and cook over medium heat for 2minutes, stirring. Add the sour cream, beating with a whisk, and continue cooking and stirring until thickened. Season with salt and pepper to taste and add the basil.

Remove the beans and paper from the pan and spread the mushroom on the pre-baked pastry. Pour over the prepared custard and light back in the oven for about 10 minutes, or until the filling remain almost steady. Remove the pie from the oven, garnish with parsley and serve, accompanied by a simple salad. Fits 4-6.

A very simple recipe to prepare and versatile, you can choose the filling you want ... Prepare with whole wheat, healthier and not affect the taste. You can replace part of butter coconut oil, a healthy fat.



Lunch
Eggs Fiorentina

Preheat oven to 180ºC. Butter a large ramequim or a cup of tea. Thaw 50g spinach, squeeze out excess water and season with salt and black pepper freshly ground black. Put it in ramequim, making a small hole in the middle, with the back of a spoon. Break 2 organic eggs into the well and place over bits of butter and 1 tablespoon (soup) of cream. Sprinkle 1 tablespoon (soup) of grated Parmesan cheese and vegetable bake for 10 minutes, until the yolk is firm and clear start to harden the edges. Serves 1.

Quickly and conveniently. A delicious way to include vegetable and animal protein in your meal.



Accompaniment
Shallots with Orange

Clean 12 medium shallots, but do not peel. Arrange them in a small baking sheet in a single layer, splashing virgin olive oil and add 2-3 lemon thyme sprigs. Bake in preheated oven at 200 ° C for about 45 minutes until tender. Remove from the oven and the pan with the help of two forks, shallots release the bark. Discard the thyme. Replace the shallots in the pan, pour over the juice and the grated rind of 1 orange and sprinkle 1-2 tablespoons (tea) brown sugar. Take back in the oven for 5-10 minutes until the sugar melt and brown. Serves 3-4.

While the preparation is long, this recipe is very worthwhile. The sweet taste and onion acid is priceless.



Dinner
Penne with Broccoli, Mascarpone and Hazel

In this recipe, so that the noodles become even more compelling, in addition to the sauce broccoli join the dolcelatte Gorgonzola cheese and mascarpone, creamy, which penetrates the mass and adheres to ranhaduras penne.
500g broccoli separated into small bouquets
50g mascarpone cheese
200g gorgonzola cheese dolcelatte
2 tablespoons (soup) of cream
1 tablespoon (soup) of balsamic vinegar
1 tablespoon () dry white wine
400g penne
2 colhers (soup) of caper
4 tablespoons (soup) of black olive
1 tablespoon (soup) of toasted hazelnuts and mixed
Salt and black pepper freshly ground black

Cook the broccoli bouquets in steam for 4-5 minutes. Rinse quickly in cold water and set aside.

In a heavy saucepan, heat over low heat mascarpone, gorgonzola, sour cream, vinegar and wine. Then add the broccoli bouquets.

Cook the pasta in plenty of salted boiling water until it is al dente. Drain well and place back into the pot. Add the cheese sauce and broccoli, capers, black olives and Hazel. Before serving, taste and adjust salt if needed. Serves 4.

This was the winner of the week! That simplicity and hotness !!!


Dessert
Crumble Plum

Preheat oven to 190 C. Cut in half 500g plum and discard the core. Arrange the fruit in a refractory mold and splashing over 1 spoon (soup) of water. In a bowl, place 125g of whole wheat flour and 75g of butter and rub them with your fingertips until a crumbly. Add 50g of sugar, mix well and sprinkle over the plums. Bake for 25-30 minutes. Serve hot with yogurt or ricotta cream. Serves 4.

You can either replace part of the butter into the coconut oil and use the brown sugar. Always think that contain the full and unsaturated fat you do not change the taste and contribute to the intake of more nutrients to strengthen your immune barrier.


We wish you a great Meatless Monday!


Alimento e Você

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce

As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário