segunda-feira, 13 de abril de 2015

Semana #19 Desafio MFM Brasil - Week #19



Estamos na semana 4 do Outono e as receitas do livro Segunda Sem Carne começam a ficar mais "aconchegantes", o que nos deixa mais envolvidos e anciosos pelas próximas semanas desta estação. 

O Desafio Meat Free Monday Brasil - Segunda Sem Carne nasceu da constatação que as pessoas comem carne mais por uma ação automática que por fazerem questão da carne todos os dias. Ou seja, muitas pessoas estão abertas a deixar de comer carne (pelo menos) um dia na semana, se tiverem receitas saborosas que vão além do "arroz, feijão, salada e ovo". 

E por outro lado pouca gente sabe dos impactos negativos da criação de animais para o planeta e da ingestão de carne para algumas doenças crônicas da atualidade. 

Então o Alimento e Você se propôs este desafio: cozinhar todos as 312 receitas do livro Meat Free Monday - Segunda Sem Carne, semana a semana, para fornecer receitas e disseminar as informações sobre o consumo de carne. 

Toda Segunda são divulgadas 6 receitas que contemplam Café da Manhã, Almoço para Viagem, Almoço, Acompanhamento, Jantar e Sobremesa. 

Para você o desafio é simples: abra seu coração para essa iniciativa que vem ganhando adeptos em todo o mundo e abra seus horizontes com a infinidade de receitas sem carne saborosas e nutricionalmente completas.

Vem pro desafio!



Café da Manhã
Ovos Mexidos com Cogumelo



Numa panela pequena, derreta 15g de manteiga em fogo baixo. Adicione 50g de cogumelo-de-paris, tampe e cozinhe até amaciar. Enquanto isso, bata numa tigela 2 ovos orgânicos e tempere com sal e pimenta-do-reino moído na hora. Numa frigideira antiaderente, derreta mais 25g de manteiga, despeje o ovo batido e espere 10 segundos antes de começar a mexer com uma colher de pau. Cozinhe até ficar firme, porém macio. Transfira o ovo mexido para um prato com o cogumelo e sirva imediatamente. Serve 1.



Almoço para Viagem
Dip de Lentilha com Tahine

Demolhe 100g de lentilha de um dia para o outro, escorra e enxágüe. Coloque numa panela, cubra com água e acrescente 1 dente de alho ligeiramente amassado e 1 cebola pequena descascada. Após levantar fervura, cozinhe por 10 minutos, então tampe a panela e cozinhe por mais 40 minutos, até a lentilha amaciar. Amasse 1 dente de alho e misture-o com 2 colheres (sopa) de tahine, 2 colheres (sopa) de suco de limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Se estiver firme demais, pingue algumas gotas de água fria. No liquidificador, bata a lentilha com a cebola e o alho cozidos, adicione o creme de tahine e 1 colher (sopa) de salsa picada e bata até obter um purê. Se necessário, corrija o sal e passe para uma tigela de servir. Polvilhe com páprica e 1 colher (sopa) de salsa picada, faça uma cavidade no meio e preencha com tahine. Sirva com pão sírio quente e azeitonas pretas. Serve 2.  


Almoço
Refogado de Erva-Doce e Pimentão


A erva-doce, quando crua, é um dos legumes de sabor mais acentuado, mas refogada com pimentão e ervilha fica mais suave. Dependendo da variedade, os bulbos de erva-doce podem ser arredondados ou alongados.

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 pimentões vermelhos, sem sementes e cortados em tirinhas
500g (cerca de 3 bulbos) de erva-doce cortados em tiras finas
2 dentes de alho amassados
250g de ervilha congelada, descongelada
1 colher (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Em uma wok ou frigideira de fundo grosso, aqueça o azeite, adicione o pimentão e a erva-doce e cozinhe por 10-15 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando, até os legumes ficarem al dente. Acrescente o alho e a ervilha e continue o cozimento por mais 2 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, polvilhe a salsa picada e sirva. Serve 2.


Acompanhamento
Baba Ghanoush

Preaqueça o forno a 200ºC. Com um garfo, fure 2 berinjelas médias em vários pontos e coloque-as numa assadeira untada. Asse por 35-40 minutos, até a casca ficar enrugada e a polpa macia. Umedeça 1 fatia de pão integral com um pouco de água e esprema-a. Reserve. Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa com uma colher. Coloque a polpa no processador de alimentos e adicione 3 dentes de alho amassados, o pão reservado, o suco de ½ limão, 2 colheres (chá) de cominho em pó e 5 colheres (sopa) de azeite de oliva e bata até que fique cremoso. Acrescente 3 colheres (sopa) de coalhada seca (ou iogurte natural) e passe para uma tigela grande. Espalhe por cima um punhado de salsa picada e 2 colheres (sopa) de azeitona preta picada. Sirva com palitos de legumes crus e pão sírio torrado. Serve 4.



Jantar
Risoto de Cogumelo e Nozes

Esse risoto é ideal para uma noite de outono, com o vento soprando lá fora. A noz-moscada tem sabor mais fresco quando comprada inteira e ralada na hora, e seu aroma se conserva por mais tempo.

400g de arroz agulhinha
2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou 25g de manteiga
1 cebola picada fino
250g de cogumelo fatiado
75g de nozes picadas grosso
6 cravos-da-índia
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada
100ml de vinho branco seco
1 colher (sopa) de creme de leite
Salsa picada, para decorar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Cozinhe o arroz numa panela com água fervente salgada pelo tempo indicado na embalagem.

Numa panela grande, aqueça o azeite ou a manteiga e frite a cebola em fogo baixo por 5-10 minutos, ou até que comece a dourar. Adicione o cogumelo, as nozes, os cravos-da-india e a noz moscada e cozinhe por mais 5 minutos, até o cogumelo começar a amaciar, acrescentando mais um pouco de azeite ou manteiga, se necessário. Junte o vinho, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe por mais 2 minutos, ou até o cogumelo ficar macio. Adicione o arroz cozido e o creme de leite, misture bem e aqueça em fogo baixo, sem parar de mexer. Elimine os cravos-da-índia e polvilhe e salsa picada. Sirva imediatamente. Serve 4.



Sobremesa
Bolo de Maça

Preaqueça o forno a 180º C. Forre com papel-manteiga uma fôrma removível de 20cm de diâmetro. Na batedeira, bata 125g de manteiga com 175g de açúcar até obter uma mistura clara e macia. Acrescente 3 ovos orgânicos, um a um, batendo bem após cada adição. Numa tigela, peneire 175g de farinha de trigo e 1 colher (chá) de fermento em pó e adicione aos poucos ao creme. Junte algumas gotas de essência de baunilha e, se necessário, 1 colher (sopa) de leite orgânico para amolecer um pouco a massa. Descasque 2 maçãs verdes médias, elimine o miolo e corte em fatias grossas. Coloque na fôrma uma camada de massa, uma de maça e espalhe 1 colher (sopa) de uva-passa. Repita as camadas, terminando com a massa. Asse e bolo no centro  do forno por 35-40 minutos até que fique bem cozido e dourado. Desenforme sobre uma grade, elimine o papel-manteiga e deixe esfriar completamente. Antes de servir, polvilhe o açúcar de confeiteiro. Serve 6-8.



 Experimente! E se quiser, deixe seu comentário.

Ótima semana!

Alimento e Você
@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce



The Challenge Meat Free Monday Brazil stems from the observation that people eat meat more for an automatic action for making issue of meat every day. That is, many people are open to stop eating meat (at least) one day a week, they have tasty recipes that go beyond the "rice, beans, salad and egg".

And on the other hand few people know the negative impacts of livestock for the planet and meat intake to some chronic diseases today.

Then the food and you proposed this challenge: cook all 312 recipes in the book the Meat Free Monday, week by week, to provide revenue and disseminate information on the consumption of meat.

Every Monday is published six recipes that include Breakfast, Packed Lunches, Lunch, Side Dish, Dinner and Dessert.

For you the challenge is simple: open your heart to this initiative which is gaining fans around the world and open your horizons with the multitude of tasty recipes, nutritionally complete and without meat.

Come to challenge!


Breakfast
Scrambled eggs with mushroom

In a small saucepan, melt 15g butter over low heat. Add 50g of mushroom, cover and cook until tender. Meanwhile, in a bowl beat 2 organic eggs and season with salt and black pepper freshly ground kingdom. In a nonstick skillet, melt 25g butter over, pour the beaten egg and wait 10 seconds before starting to stir with a wooden spoon. Cook until firm but soft. Transfer the poached egg onto a plate with mushroom and serve immediately. Serves 1.


Packed Lunches
Lentil Dip with Tahini

Soak 100g of lentils overnight, drain and rinse. Place in a saucepan, cover with water and add 1 slightly crushed garlic clove and 1 small peeled onion. After boil, cook for 10 minutes, then cover the pan and cook for another 40 minutes, until the lentils soften. Knead 1 clove of garlic and mix with 2 tablespoons (soup) tahini, 2 tablespoons (soup) of lemon juice, salt and black pepper freshly ground black. If you are too firm, a few drops of cold water. In a blender, beat the lentils with onion and garlic cooked, add the tahini cream and 1 tablespoon (soup) of chopped parsley and mix until a puree. If necessary, correct the salt and move on to a serving bowl. Sprinkle with paprika and 1 tbsp (tablespoons) chopped parsley, make a hollow in the middle and fill with tahini. Serve with warm pita bread and black olives. 2 serves.


Lunch
Braised Fennel and Pepper

Fennel, when raw, is one of the stronger flavor of vegetables, but with braised peppers and pea softer. Depending on the variety, the fennel bulbs can be rounded or elongated.

2 tablespoons (soup) of olive oil
2 red bell peppers, seeded and cut into strips
500g (about 3 bulbs) fennel cut into thin strips
2 cloves garlic, crushed
250g of frozen peas, thawed
1 tablespoon (soup) of chopped parsley
Salt and black pepper freshly ground black

In a wok or large deep skillet, heat the oil, add the peppers and fennel and cook for 10-15 minutes over medium heat, stirring occasionally, until the vegetables are al dente. Add the garlic and peas and continue cooking for another 2 minutes. Season with salt and pepper to taste, sprinkle the chopped parsley and serve. 2 serves.


Accompaniment
Baba Ghanoush

Preheat oven to 200 ° C. With a fork, pierce 2 medium eggplants in several places and put them in a greased baking sheet. Bake for 35-40 minutes, until the skin become wrinkled and soft pulp. Moisten 1 slice of bread with a little water and squeeze it. Reserve. Cut the eggplants in half lengthwise and remove the pulp with a spoon. Place the pulp in a food processor and add 3 cloves garlic, reserved bread, ½ lemon juice, 2 tablespoons (tea) ground cumin and 5 tablespoons (soup) of olive oil and beat until creamy . Add 3 tablespoons (soup) of dry curd (or yogurt) and go to a large bowl. Sprinkle a handful of chopped parsley and 2 tablespoons (soup) chopped black olives. Serve with raw vegetables sticks and toasted pita bread. Serves 4.


Dinner
Mushroom risotto and Walnuts

This risotto is ideal for an autumn night, with the wind blowing outside. Nutmeg has more fresh flavor when purchased whole and freshly grated, and its aroma is preserved for longer.

400g of regular rice 
2 tablespoons (soup) of olive oil or butter 25g
1 onion, chopped fine
250g sliced ​​mushroom
75g chopped walnuts thick
6 cloves India
¼ teaspoon (tsp) grated nutmeg
100ml dry white wine
1 tablespoon () sour cream
Chopped parsley to garnish
Salt and black pepper freshly ground black

Cook the rice in a pan of boiling salted water for the time indicated on the package.

In a large saucepan, heat olive oil or butter and fry the onion over low heat for 5-10 minutes or until it begins to brown. Add the mushroom, tree nuts, cloves india and nutmeg and cook for another 5 minutes, until the mushrooms begin to soften, adding a little oil or butter if necessary. Add wine, season with salt and pepper to taste and cook for another 2 minutes, or until the mushroom is tender. Add the cooked rice and sour cream, mix well and heat over low heat, stirring constantly. Eliminate cloves and sprinkle India and chopped parsley. Serve immediately. Serves 4.


Dessert
Apple cake

Preheat oven to 180 C. Line with parchment paper a removable pan 20cm in diameter. Using an electric mixer, beat 125g butter with 175g sugar until light and fluffy mixture. Add 3 organic eggs, one at a time, beating well after each addition. In a bowl, sift flour 175g and 1 teaspoon (tsp) baking powder and add gradually to the cream. Add a few drops of vanilla essence and, if necessary, 1 tablespoon () of organic milk rather soften the mass. Peel 2 medium green apples, remove the core and cut into thick slices. Place pan in a mass layer, a mace and spread 1 tablespoon (soup) of raisins. Repeat the layers, ending with the mass. Bake and cake in center of oven for 35-40 minutes until it is well cooked and golden. Turn out onto a wire rack, remove the wax paper and cool completely. Before serving, sprinkle the icing sugar. Serves 6-8.


 Try It! And if you want to leave your comment.

Great week!

Alimento e Você


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário