segunda-feira, 6 de abril de 2015

Semana #18 Desafio MFM Brasil, Week #18



Nesta semana algumas receitas simples e outras bem complexas, mas todas muito saborosas. 

Experimente preparar um Curry de Couve-flor ou surpreenda-se com esse Bolo do Pera e Amêndoas... Estamos maravilhados com as diversas possibilidades da comida sem carne nessas 18 semanas de desafio. 

Este desafio é para te inspirar e receitas não lhe faltam, toda Segunda lhe trazemos 6 opções da estação do ano correspondente. 

Vamos às receitas e fotos desta Semana 3 do Outono:



Café da Manhã
Maça Assada com Iogurte

Preaqueça o forno a 180ºC. Usando um extrator, retire o miolo de 2 maças grandes e encha o furo que se formou com uva-passa sem sementes e a casca ralada e o suco de 1 laranja. Regue com 1 colher (chá) de mel e asse por 40 minutos, ou até que fiquem macias. Coloque uma colherada de iogurte natural sobre cada uma e sirva. Serve 2.



Almoço para Viagem
Arroz Selvagem com Damasco


Preaqueça o forno a 200ºC. Cozinhe 75g de arroz agulhinha com 75g de arroz selvagem seguindo as instruções da embalagem. Escorra e passe os dois tipos de arroz por água fria. Pique grosso 125g de damasco seco. Coloque 50g de amêndoa sem pele numa assadeira e torre-a por 2-3 minutos, até ficar dourada. Quando a amêndoa estiver fria, misture-a com os arrozes, o damasco, 150ml de iogurte natural, 75g de uva-passa, 2 colheres (sopa) de salsa picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Serve 4-6.

Desculpem, usamos arroz integral na receita, por não encontrar o selvagem no dia. Temos certeza que ficará muito mais saboroso ainda com o selvagem.

Almoço
Sopa Cremosa de Salsão com Queijo Stilton


O sabor do salsão unido ao queijo azul, como o stilton, tem muitos apreciadores. Nessa sopa cremosa, a dupla reaparece, embora o queijo seja simplesmente esmigalhado na sopa e não batido junto.

1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada fino
2 batatas grandes descascadas e picadas em cubos
1 pé de salsão lavado e picado grosso
1 colher (chá) de sementes de alcaravia
1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 600ml de água fervente
500ml de leite orgânico semidesnatado
150ml de creme de leite
75g de queijo stilton esmigalhado
20g de cebolinha-francesa fatiada grosso

Numa panela grande, aqueça o azeite e adicione a cebola, a batata, o salsão e a alcaravia. Refogue por cerca de 5 minutos, até a cebola ficar macia, mas não corada.

Junte o caldo e o leite e cozinhe em fogo baixo, sem tampar, por 20-30 minutos. Espere amornar um pouco e bata no liquidificador até que a sopa fique cremosa. Coloque-a de volta na panela.

Reaqueça a sopa em fogo baixo e acrescente o creme de leite, sem deixar ferver. Divida o stilton esmigalhado em 4 cumbucas individuais e despeje a sopa por cima. Salpique a cebolinha francesa e sirva imediatamente com pão crocante quente. Serve 4.


Acompanhamento
Dip de Iogurte e Pepino

Corte ao meio 1 pepino, elimine as sementes e rale-o no ralo grosso. Coloque numa peneira, polvilhe 1-2 colheres (chá) de sal sobre ele e deixe descansar por 15 minutos. Escorra o pepino e seque bem, torcendo-o num pano ralo. Misture-o com 300ml de iogurte natural (ou coalhada fresca) e 2 colheres (chá) de hortelã picada. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora e pimenta-de-caiena. Sirva com legumes crus em palitos. Serve 6.




Jantar
Curry de Couve-flor e Dhal de Ervilha


Cerca de 40 por cento dos indianos são vegetarianos, assim não surpreende que tenham aperfeiçoado tão bem a arte de cozinhar sem carne. Essa receita é a prova disso.

PARA O CURRY
1 colher (chá) cheia de sementes de cominho
1 colher (chá) cheia de sementes de coentro
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
1 cebola fatiada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 pimenta-verde, sem sementes e picada
1 pedaço de canela em pau
½ colher (chá) de pimenta-de-caiena
½ colher (chá) de cúrcuma em pó
4 batatas médias, descascadas e cortadas em pedaços
400ml de leite de coco
500ml de caldo de legumes
230g de tomate pelado em conserva
½ couve-flor separada em bouquês
1 punhado de vagem cortada em pedaços de 4 cm

PARA O DHAL
300g de ervilha amarela seca partida
1 colher (chá) de cúrcuma em pó
1 pedaço de canela em pau
3 sementes de cardamomo levemente amassado
2 fatias de gengibre fresco
40g de manteiga
1 cebola picada fino
1 colher (chá) de sementes de cominho
1 colher (chá) de sementes de coentro
1 pimenta vermelha, sem sementes e picada fino
½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 dente de alho fatiado
½ colher (chá) de sementes de nigela
1 colher (chá) de açúcar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Folhas de coentro, para decorar
Arroz integral, para acompanhar


Primeiro prepare o Dhal. Demolhe a ervilha de um dia para o outro em água fria. Escorra-a e enxágüe. Coloque-a numa panela com a cúrcuma, a canela, o cardamomo e o gengibre. Junte 600ml de água e leve ao fogo. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por 40 minutos ou até que a ervilha fique bem macia e comece a desmanchar. Tempere com sal a gosto e passe para uma travessa.

Numa frigideira pequena, derreta a manteiga, acrescente a cebola e uma pitada de sal e frite em fogo médio até que fique macia, mas não corada. Enquanto isso, amasse levemente as sementes de cominho e de coentro. Adicione-as à cebola, junto com a pimenta vermelha, o gengibre, o alho, as sementes de nigela e o açúcar. Continue cozinhando até que comece a caramelizar. Espalhe sobre a ervilha.

Para preparar o curry, em uma panela pequena em fogo médio, aqueça as sementes de cominho e de coentro e torre-as por 1 minutos até soltarem seu aroma. Amasse ligeiramente com o pilão. Numa frigideira grande, aqueça o azeite e frite a cebola em fogo médio até que fique macia, mas não corada. Junte o alho, o gengibre, a pimenta-verde e as especiarias e cozinhe por 1 minuto.

Acrescente a batata e mexa bem para que fique envolvida pelos temperos. Adicione o leite de coco, o caldo e o tomate e espere ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Adicione a couve-flor, tampe e continue o cozimento em fogo baixo por mais 20 minutos, até os legumes ficarem macios e o molho ligeiramente encorpado. Acrescente a vagem e cozinhe por mais 2-3 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, decore com as folhas de coentro e sirva com o Dhal e arroz integral. Serve 4.

Sem palavras para essa obra prima que é o curry. Você precisa experimentar!


Sobremesa
Bolo de Pera, Amêndoa e Limão


Preaqueça o forno a 180º C. Forre com papel manteiga a base de uma fôrma de aro removível de 20cm. Numa tigela, bata 250g de manteiga sem sal amolecida com 250g de açúcar até ficar cremoso. Sempre batendo, junte 4 ovos orgânicos, um por vez, alternando-os com um pouco de farinha de trigo (até um total de 50g). Mexendo delicadamente, adicione 250g de farinha de amêndoa, ½ colher (chá) de essência de amêndoa, casca ralada e o suco de 2 limões. Despeje a massa na fôrma e alise a superfície. Descasque 4 peras maduras, corte ao meio e depois em leque, e arrume sobre a massa. Asse por 1 hora, até que um espeto enfiado no centro do bolo saia limpo. Se dourar rápido demais, cubra-o com papel alumínio. Enquanto ainda estiver quente, pincele a superfície com 4 colheres (sopa) de geléia de damasco. Deixe o bolo esfriar antes de desenformá-lo. Serve 12.

Ao invés de manteiga, usamos óleo de côco e no lugar dos ovos usamos semente de linhaça dourada hidratada por 10 minutos em água filtrada, o efeito e o sabor não se alteram e ambas alterações fazem seu bolo muito mais saudável


Faça sua parte. Um dia sem carne por semana fará muita diferença para o planeta e para sua saúde.

Vem pro desafio!

Alimento e Você




This week we have a few simple recipes and more complex, all very tasty.

Try preparing a Cauliflower Curry or surprise yourself with this pear and almond cake ... We are more and more amazed at the number of meatless food possibilities.

This challenge is to inspire you! Recipes abound to you, every Monday we bring you 6 options of the corresponding season. Here are the recipes and its photos:


Breakfast
Apple Baked with Yogurt

Preheat oven to 180ºC. Using a puller, remove the kernels from 2 large apples and fill the hole that formed with raisins seeded and the grated rind and juice of 1 orange. Drizzle with 1 teaspoon (tsp) honey and bake for 40 minutes or until tender. Place a spoonful of plain yogurt on each and serve. 2 serves.


Packed Lunches
Wild Rice with Damascus

Preheat oven to 200 ° C. Cook 75g  rice with 75g wild rice according to package directions. Drain and refresh both types of rice with cold water. Pink wholesale dried apricots 125g. Place 50g of almonds on a baking sheet and skinned tower it for 2-3 minutes, until golden. When the kernel is cool, mix it with rice, damask, 150ml natural yogurt, 75g raisins, 2 tablespoons (soup) of finely chopped parsley and season with salt and black pepper freshly ground black. Fits 4-6.


Lunch
Creamy Celery Soup with Stilton Cheese

The taste of the United celery blue cheese such as stilton, has many lovers. This creamy soup, double reappears, although the cheese is simply crumbled into the soup and not beaten together.

1 tablespoon (soup) of olive oil
1 onion, chopped fine
2 large potatoes peeled and chopped into cubes
1 foot thick washed and chopped celery
1 teaspoon (tsp) caraway seeds
1 tablet of vegetable broth dissolved in 600ml of boiling water
500ml of semi-skimmed organic milk
150ml double cream
75g crumbled stilton
20g chives sliced ​​thick

In a large saucepan, heat olive oil and add the onion, potato, celery and caraway. Saute for about 5 minutes, until the onion is soft but not colored.

Add the broth and milk and cook over low heat, uncovered, for 20-30 minutes. Expect warm slightly and puree in a blender until the soup is creamy. Put it back in the pan.

Reheat the soup over low heat and add the cream, do not boil. Divide the crumbled Stilton into 4 individual bowls and pour the soup over. Sprinkle the chives and serve immediately with hot crusty bread. Serves 4.


Side Dish
Dip Yogurt and Cucumber

1 cucumber cut in half, remove the seeds and grate it in the large drain. Place in a colander, sprinkle 1-2 tablespoons (tea) of salt on it and let it sit for 15 minutes. Drain the cucumber and dry thoroughly, twisting it in a cloth drain. Mix it with plain yogurt 300ml (or fresh curd) and 2 tablespoons (tea) chopped mint. Season with ground black pepper kingdom to order and cayenne pepper. Serve with raw vegetables into sticks. Serves 6.
  

Dinner
Curry Cauliflower and Pea Dhal

About 40 percent of Indians are vegetarians, so not surprisingly, have improved as well the art of cooking without meat. This recipe is proof of that.

FOR CURRY
1 teaspoon (tsp) full of cumin seeds
1 teaspoon (tsp) full of coriander seeds
2 tablespoons (soup) of sunflower oil
1 onion sliced
2 cloves garlic, crushed
1 tablespoon () grated fresh ginger
1 green pepper, seeded and chopped
1 piece of cinnamon stick
½ teaspoon (tsp) cayenne pepper
½ teaspoon (tsp) ground turmeric
4 medium potatoes, peeled and cut into chunks
400 ml of coconut milk
500ml vegetable broth
230g peeled tomatoes canned
½ separate cauliflower into bouquets
1 pod handful cut into 4 cm pieces

FOR DHAL
300g dried yellow pea departure
1 teaspoon (tsp) ground turmeric
1 piece of cinnamon stick
3 dented cardamom seeds
2 slices fresh ginger
40g butter
1 onion, chopped fine
1 teaspoon (tsp) cumin seeds
1 teaspoon (tsp) coriander seeds
1 red pepper, seeded and finely chopped
½ tablespoon () grated fresh ginger
1 sliced ​​garlic clove
½ teaspoon (tsp) cumin seeds
1 teaspoon (tsp) sugar

Salt and black pepper freshly ground black
Coriander leaves to garnish
Brown rice, to accompany


First prepare the Dhal. Soak a pea overnight in cold water. Drain it and rinse. Place it in a pan with turmeric, cinnamon, cardamom and ginger. Add 600ml water and cook. When boiling, reduce the heat and simmer for 40 minutes or until the peas become very soft and start to dismantle. Season with salt to taste and pass to a platter.

In a small skillet, melt the butter, add the onion and a pinch of salt and cook over medium heat until soft but not colored. Meanwhile, lightly mash the seeds of cumin and coriander. Add them to the onions, along with the red pepper, ginger, garlic, cumin seeds and sugar. Continue cooking until it begins to caramelize. Spread on the pea.

To prepare the curry in a small saucepan over medium heat, heat the cumin seeds and coriander and tower-per 1 minutes to loose its aroma. Slightly mash with the pestle. In a large skillet, heat the oil and fry the onion over medium heat until soft but not colored. Add the garlic, ginger, green pepper and spices and cook for 1 minute.

Add the potatoes and stir well so that it is engaged by the spices. Add coconut milk, broth and tomatoes and bring to a boil. Reduce heat and simmer for 5 minutes. Add the cauliflower, cover and continue cooking over low heat for another 20 minutes until the vegetables are tender and the sauce slightly stocky. Add the beans and cook for another 2-3 minutes. Season with salt and pepper to taste, garnish with coriander leaves and serve with brown rice and Dhal. Serves 4.


Dessert
Pear Cake, Almond and Lemon

Preheat oven to 180 C. Line with parchment paper the basis of a removable rim of pan 20cm. In a bowl, beat 250g unsalted butter, softened with 250g sugar until creamy. Always beating, add 4 organic eggs, one at a time, alternating them with a little flour (up to a total of 50g). Stirring gently, add 250g almond flour, ½ spoon (tsp) almond essence, grated rind and juice of 2 lemons. Pour the batter into the pan and smooth the surface. Peel 4 ripe pears, cut in half and then in range, and arrange over the dough. Bake for 1 hour, until a skewer stuck in the center of the cake comes out clean. If browning too quickly, cover it with aluminum foil. While still hot, brush the surface with 4 tablespoons (soup) of apricot jam. Let the cake cool before take it out. 12 serves.

Instead of butter, coconut oil is used and in place of eggs used golden flax seed hydrated for 10 minutes in filtered water, and the flavor effect does not change, and both their changes make a much healthier cake.



Do your share, come to the challenge! 

"One day a week can make a world of difference"


Alimento e Você
@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário