segunda-feira, 23 de março de 2015

Semana #16 Desafio MFM Brasil, Week #16


Caracterizado pela queda de temperaturas e das folhas das árvores, chega o Outono. Esse período marca também a época de colheita dos frutos cultivados, já mais desenvolvidos e começando a amadurecer... 

Nosso desafio embarca nessa estação e nas receitas do Livro Meat Free Monday - Segunda Sem Carne. Nesta primeira semana com pratos mais substanciosos, mais quentes e menos saladas que o Verão que passou.

Começando por uma acolhedora Torrada de Canela, Mel e Manteiga, seguido por uma apimentada Ervilha à Indiana, uma Salada de Figo e Queijo de Cabra, a surpreendente e simples Couve Refogada (com limão), a saborosa Berinjela e Lentilha ao Forno e fechando com uma Torta sem glúten de Fubá e Cramberries, que nós adaptamos com farinha de coco no lugar do fubá, por uma questão de gosto. 

Delicie-se nesta semana, escolhendo um dia para tirar a carne do prato e provar a diversidade de alimentos e combinações do mundo vegetal. 

Seja bem-vindo Outono de colheitas e acolhimento!





Café da Manhã
Torrada com Manteiga, Canela e Mel


Bata junto 100g de manteiga sem sal amolecida, 2 colheres (sopa) de mel e ¼ colher (chá) de canela em pó até ficar leve e fofo. Leve à geladeira até firmar. Na torradeira ou debaixo do grill, torre 4 fatias de pão de centeio e besunte-as com a manteiga aromatizada. Serve 2.

Perfeito para começar o dia!



Almoço para Viagem
Refogado de Ervilha à Indiana


Em uma panela em fogo médio aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Frite por 2 minutos 1 cebola pequena picada fino, 1 dente de alho picado fino, 1 pedaço de 5cm de gengibre descascado e picado fino e 1 pimenta-malagueta, sem sementes picada fino. Adicione 250g de ervilha amarela partida e 600ml de caldo de legumes. Quando ferver, diminua bem o fogo e cozinhe por 40 minutos ou até a ervilha ficar macia. Mexa várias vezes, principalmente perto do término do cozimento. Retire a panela do fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e 20g de coentro picado grosso. Sirva com mini poppadoms (pão indiano), se desejar. Serve 4-6.

Prepare-se para um prato bem indiano, reduza a pimenta se desejar. Muito saboroso! Não servimos com o pão indiano...


Almoço
Salada de Figo e Queijo de Cabra

Nessa receita, o rico sabor do figo casa perfeitamente com o azedinho refrescante do queijo de cabra. Grelhar o figo por alguns minutos realça seu aroma delicado.

5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
4 figos maduros cortados em fatias
Azeite de oliva para pincelar
100g de cabra cortado em fatias
2 punhados de agrião, sem os talos
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Para o molho, bata com o fouet o azeite e o vinagre. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e volta a bater.

Aqueça uma grelha até que fique bem quente. Pincele os figos com um pouco de azeite. Coloque-os com o lado cortado para baixo e grelhe por 2-3 minutos. Retire-os cuidadosamente.

Arrume os figos grelhados, as fatias de queijo e o agrião em 2 pratos. Regue-os com o molho preparado e sirva. Serve 2.

Tá aí um prato fácil, simples e surpreendemente delicioso!


Acompanhamento
Couve Refogada


Elimine o talo de 750g de couve, lave-a e seque numa centrífuga para verduras. Pique-as grosso. Numa wok ou frigideira de fundo grosso, aqueça 3 colheres (sopa) de óleo de amendoim (ou azeite de oliva) em fogo alto e refogue por 3 minutos, mexendo constantemente. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e regue com suco de limão a gosto. Se desejar, decore com casca de limão ralada. Sirva bem quente. Serve 4.

Parece uma bobagem, mas o suco de limão muda totalmente a nossa tradicional couve refogada. Não deixe de usar também as raspas!


Jantar
Berinjela e Lentilha ao Forno


O agraço, suco obtido da uva verde, era um elemento importante na culinária medieval e graças à ação da chef australiana Maggie Beer, tem voltado à ribalta. Sendo ácido, pode ser usado do mesmo modo que o vinagre ou o suco de limão, em molhos para salada ou marinados. Seu aroma, porém, é mais suave e frutado.

200g de lentilha orgânica
160ml de azeite de oliva extravirgem
3 berinjelas médias cortadas em fatias
1 cebola grande picada em cubos
5 dentes de alho picados fino
3 tomates picados em pedaços grandes
70g de xarope de romã
3 colheres (sopa) de salsa picada
3 colheres (sopa) de hortelã picada
400g de queijo quark
2 colheres (sopa) de tirinhas de casca de limão-siciliano aferventadas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 150ºC.

Coloque a lentilha numa panela com 1,5 litros de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua para fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos. Escorra e reserve.

Enquanto isso, numa caçarola de fundo grosso, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite em fogo alto e frite a berinjela aos poucos, até dourar. Escorra e reserve. Na mesma caçarola, frite a cebola em fogo baixo por 10 minutos até dourar levemente, mexendo de vez em quando. Acrescente o alho, uma boa pitada de sal e continue fritando por mais 3-4 minutos ou até a cebola ficar bem dourada, mexendo algumas vezes para evitar que queime.

Adicione à caçarola o tomate e mais 1 colher (sopa) de azeite. Quando começar a ferver, acrescente o agraço e continue cozinhando até reduzir o molho a um terço. Retire do fogo e reserve.

Numa fôrma refratária, faça camadas de berinjela, lentilha e molho de tomate. Repita as camadas e regue com quase todo o azeite restante e o xarope de romã. Cubra e leve ao forno por 1h45-2 horas, até que a berinjela fique bem macia. Adicione a salsa e a hortelã picadas e mexa bem. Espalhe por cima o queijo e as tirinhas e regue com o azeite restante. Sirva morno. Serve 3-4.

Esse é um prato mais complexo. Para simplificar eu sugiro grelhar as beringelas e cozinhar mais a lentilha e por isso, deixar apenas 20 minutos no grill do forno. O incrível desse prato são as camadas, a diversidade dos sabores. Lentilha, com agraço, com berinjela, com o romã, o queijo, a casca do limão... Exótico!


Sobremesa
Torta de Fubá e Cranberry sem Glúten


Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma de aro removível de 20cm. No processador de alimentos, coloque 125g de fubá, 250g de farinha sem glúten, 1 colher (chá) bem cheia de fermento em pó, 150g de açúcar e a casca ralada de 1 laranja. Bata pouco, só para misturar, depois junte 150g de manteiga sem sal, pulsando até obter uma farofa. À parte, misture 1 colher (sopa) de suco de laranja, 1 ovo orgânico e 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Com o processador ligado, adicione essa mistura em fio pelo tubo alimentador. Retire a massa do processador e pressione 2/3 dela na fôrma preparada. Misture 250g de cranberries congelados (ou framboesa) com 50g de açúcar demerara e 2 colheres (chá) de fubá. Arrume essa mistura na fôrma, deixando uma borda livre de 1cm em toda a volta. Esfarele por cima o 1/3 restante da massa e asse por 45-50 minutos, até dourar. Sirva morna com creme de leite fresco batido. Serve 6.


Fizemos uma versão dessa torta: usamos farinha de linhaça e farinha de coco no lugar do fubá. A farinha sem glúten citada foi a farinha de arroz. O açúcar foi mascavo e ao invés de manteiga usamos óleo de coco. Fizemos metade da receita e por isso deixamos as framboesas no topo. É muito fácil de preparar e por algum motivo durou apenas 3 refeiçoes...


No Reino Unido nesta semana é #meatfreeweek, ou seja, lá além do #meatfreemonday as pessoas estão se propondo a ficar esta semana inteira sem carne. Começou hoje e vai até domingo. 

Aqui no Brasil já é grande o movimento do Meat Free Monday - Segunda Sem Carne, mas ele pode aumentar, pois significa mais conscientização. Gosto de citar essa frase do movimento, para despertar essa consciência, afinal tudo no mundo é conectado, não adianta fechar nossos olhos, em algum momento você será impactado pelos problemas ambientais:

"Eat Less, Care More, Feel Good",  "Coma menos, cuide mais, sinta-se bem".


Ótima semana!

Alimento e Você




Characterized by falling temperatures and the leaves of trees, comes the autumn! This period also marks the harvest season of cultivated fruits, already more developed and beginning to mature ...

Our challenge embarks on this season and in the Meat Free Monday Book recipes. In this first week with heartier fare, warmer and less salads that summer now ...

Starting with a warm Toast Cinnamon, Honey and Butter, followed by a spicy Indian pea to a salad Fig and Goat Cheese, the surprising and simple Braised Cabbage (with lemon), the tasty Eggplant and Lentil the oven and closing with one pie gluten-free cornmeal and Cramberries, we adapt with coconut flour instead of corn meal, as a matter of taste.

Indulge this week, choosing a day to take the meat dish and taste the variety of food and combinations of the plant world.

Welcome autumn!



Breakfast
Toast with Butter, Cinnamon and Honey

Beat together 100g unsalted butter, softened, 2 tablespoons (soup) of honey and ¼ teaspoon (tsp) ground cinnamon until light and fluffy. Refrigerate until firm. In the toaster or under the grill, tower 4 rye bread slices and Smear them with the flavored butter. 2 serves.

Perfect start to the day!



Packed Lunches
Braised Pea to Indiana

In a saucepan over medium heat heat 1 tablespoon (soup) of olive oil. Fry for 2 minutes 1 finely chopped small onion, 1 clove of finely chopped garlic, 1 piece of 5cm fine peeled and chopped ginger and 1 chilli, finely chopped without seeds. Add 250g of yellow pea match and 600ml vegetable stock. When boiling, reduce heat and cook well for 40 minutes or until the peas is tender. Stir several times, especially near the end of cooking. Remove the pan from the heat and season with salt, black pepper freshly ground black and 20g coarse chopped cilantro. Serve with mini poppadoms (Indian bread), if desired. Fits 4-6.

Get ready for a good Indian dish, reduce the pepper if desired. Very tasty! We do not serve with Indian bread ...


Lunch
Salad Figo and Goat Cheese

In this recipe, the rich flavor of the fig house perfectly with the refreshing tart goat cheese. Grill the figs for a few minutes enhances its delicate aroma.

5 tablespoons (soup) of olive oil
1 tablespoon (soup) of balsamic vinegar
4 ripe figs sliced
Olive oil for brushing
100g goat sliced
2 handfuls of watercress, without the stalks
Salt and black pepper freshly ground black

For the sauce, beat with the whisk the olive oil and vinegar. Season with salt and black pepper freshly ground and back to beat.

Heat a grill until it is hot. Brush the figs with a little olive oil. Place them cut side down and grill for 2-3 minutes. Remove them carefully.

Arrange the grilled figs, slices of cheese and watercress on 2 plates. Drizzle them with the prepared sauce and serve. 2 serves.

Yeah there an easy dish, simple and surprisingly delicious!


Accompaniment
Braised Cabbage

Discard the stem 750g cabbage, wash and dry in a centrifuge for vegetables. Chop them roughly. In a wok or heavy-bottomed skillet, heat 3 tablespoons (soup) of peanut oil (or olive oil) over high heat and saute for 3 minutes, stirring constantly. Season with salt and black pepper freshly ground black and drizzle with lemon juice to taste. If desired, garnish with grated lemon peel. Serve hot. Serves 4.

It seems silly, but the lemon juice completely changes our traditional steamed cabbage. Be sure to also use the zest!


Dinner
Eggplant and lentil the Oven

The verjuice, obtained juice of green grape, was an important element in medieval cuisine and thanks to the action of the Australian chef Maggie Beer, has returned to the spotlight. With acid, may be used in the same manner as vinegar or lemon juice in salad dressings or marinated. Their aroma, however, is more soft and fruity.

200g of organic lentils
160ml of extra virgin olive oil
3 medium eggplants sliced
1 large onion, chopped into cubes
5 cloves of chopped garlic fine
3 tomatoes, chopped into large pieces
70g pomegranate syrup
3 tablespoons (soup) of chopped parsley
3 tablespoons (soup) of chopped mint
400g quark
2 tablespoons (soup) of strips of bark lemon-Sicilian
Salt and black pepper freshly ground black

Preheat oven to 150 ° C.

Place the lentils in a pan with 1.5 liters of water and cook over high heat. When boiling, reduce to low heat and simmer for 15 minutes. Drain and set aside.

Meanwhile, in a heavy-bottomed saucepan, heat 3 tablespoons (soup) of olive oil over high heat and fry the eggplant slowly until golden brown. Drain and set aside. In the same pan, fry the onion over low heat for 10 minutes until lightly browned, stirring occasionally. Add the garlic, a good pinch of salt and continue frying for another 3-4 minutes or until onion is golden brown, stirring occasionally to prevent burning.

Add to casserole tomatoes and 1 tablespoon (soup) of oil. When it starts boiling, add the verjuice and continue cooking until the sauce reduce to a third. Remove from heat and set aside.

A refractory mold, make layers of eggplant, lentils and tomato sauce. Repeat layers and sprinkle with most of the remaining oil and pomegranate syrup. Cover and bake for 1h45-2 hours, until the eggplant becomes very tender. Add the parsley and chopped mint and stir well. Sprinkle cheese and strips and drizzle with the remaining olive oil. Serve warm. Serves 3-4.

This is a more complex dish. For simplicity I suggest grilling the eggplant and cook more lentils and therefore leave only 20 minutes in the oven grill. The incredible this dish are the layers, the diversity of flavors. Lentil, with verjuice, with eggplant with pomegranate, cheese, lemon peel ... Exotic!


Dessert
Cornmeal Cranberry Pie and Gluten Free

Preheat oven to 180ºC. Grease a removable rim of pan 20cm. In food processor, place 125g of corn flour, 250g of gluten-free flour, 1 teaspoon (tsp) and full of baking powder, 150g of sugar and the grated rind of 1 orange. Beat little, just to mix, then add 150g unsalted butter, pulsing until a crumbly. Separately, mix 1 tablespoon (soup) of orange juice, 1 organic egg and 1 tablespoon (soup) of olive oil. With processor on, add this mixture to the wire feeder tube. Remove the dough from the processor and press into prepared pan 2/3 of it. Mix 250g of frozen cranberries (or raspberry) with 50g demerara sugar and 2 tablespoons (tea) of corn meal. Arrange the mixture into the pan, leaving a free margin of 1 cm all around. Crumble over the remaining 1/3 of the dough and bake for 45-50 minutes until golden brown. Serve warm with whipped fresh cream. Serves 6.

We made a version of this pie: use flax flour and coconut flour instead of cornmeal. The said gluten flour has a rice flour. Sugar was brown and instead butter, we used coconut oil. We made half the recipe and so let the raspberries on top. It is very easy to prepare and for some reason lasted only 3 meals ...



In the UK this week is #meatfreeweek, or there beyond #meatfreemonday people are proposing to stay the entire week without meat. Began today and runs through Sunday.

Here in Brazil is already great movement of the Meat Free Monday, but it can increase, because it means more awareness. I like to quote this phrase of movement to awaken the conscience, after all everything in the world is connected, no use closing our eyes, at some point you will be impacted by environmental problems:

"Eat Less, Care More, Feel Good"


Great week!

Alimento e Você

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce

As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário