segunda-feira, 2 de março de 2015

Semana #13, Desafio MFM Brasil - Week #13

Chegamos a 1/4 do nosso desafio Meat Free Monday Brasil, Segunda Sem Carne. Toda semana cozinhamos as receitas do livro do movimento e trazemos para você receitas e fotos do preparo. 

Meat Free Monday é um movimento que nasceu na Inglaterra - criado pela família de Paul McCartney -  e já está em diversos países do mundo, inclusive no Brasil - Segunda Sem Carne. É simples, tirar a carne do prato um dia por semana para reduzir os impactos ambientais da criação de animais. Estudos afirmam que essa redução beneficia também a saúde. 

Escute o próprio Paul te contar como surgiu e o porquê. Tenho certeza que será sensibilizado, pois é um movimento a favor de todos: planeta, pessoas e animais. 

E descubra quem como Paul McCartney defende o cuidado com os animais, e decidiu a certo ponto parar de comê-los. Dentre eles Eistein, John Lennon, Platão, Leonardo da Vinci, Gandhi, Thomas Edison, Isaac Newton e outras personalidades antigas e atuais.


Opções sem carne não lhe faltam. Veja aqui as receitas da semana e clique aqui se quiser conferir as outras 72 receitas já preparadas pelo desafio MFM Brasil. Confira também a página do Segunda Sem Carne e  do Meat Free Monday. Você encontrará receitas e mais motivos para aderir ao movimento.

Confira as receitas da semana: Ovos ao Forno, Salada Grega, Patê de Queijo com torradas e tomate-cereja assados, Salada de Alface e Agrião, Paella de Legumes e Pêssegos Grelhados... Tudo muito delicioso!


Café da Manhã
Ovos ao Forno


Preaqueça o forno a 180ºC. Unte ligeiramente com manteiga um ramequim ou uma tigelinha refratária. Quebre 1 ovo orgânico e coloque no recipiente, cobrindo-o com 1 colher (sopa) de creme de leite. Asse por 10 minutos ou até que a clara esteja firme, mas não dura demais. Sirva com palitos de pão torrados. Se quiser, antes de levá-lo ao forno, espalhe sobre o ovo folhas de tomilho fresco ou um pouco de queijo gruyére. Serve 1.



Almoço para Viagem
Salada Grega


Numa saladeira, arruem 300g de tomate caqui cortado em fatias e 1 echalota picada fino. Regue generosamente com azeite de oliva extravirgem. Acrescente ½ pepino descascado e cortado em cubinhos, 100g de azeitona preta, 125g de queijo feta em cubos, salsa picada e folhas de 2 ramos de orégano fresco. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Sirva com pão sírio aquecido. Serve 4.


Almoço
Patê de Stilton com Torradas e Tomate-Cereja


Essa é sem dúvida uma receita para gente grande. O sabor acentuado do queijo stilton é abrandado pela doçura do cream cheese, enquanto o conhaque dá um toque de requinte. Caramelizar ligeiramente os tomatinhos, conforme explicado na receita, concentra seu sabor.

100g de queijo stilton
275g de cream cheese
½ colher (sopa) de conhaque
25-50ml de creme de leite
250g de tomate-cereja maduro
Azeite de oliva
Vinagre balsâmico
8 fatias finas de pão de fôrma
Pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 220ºC. Elimine a casca do stilton e coloque-o no processador de alimentos. Com o aparelho ligado, junte metade do cream cheese e, lentamente, o conhaque. Não bata demais. Acrescente o restante do cream cheese, e depois, creme de leite suficiente para obter a consistência desejada. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a pasta numa tigela de servir.

Regue o tomate-cereja com azeite e vinagre balsâmico e asse por 4 minutos, até que a pele comece a se soltar.

Para as torradas, diminua a temperatura do forno para 160ºC. Elimine a casca do pão e corte as fatias ao meio, na diagonal. Arrume-as numa assadeira e torre até que estejam crocantes e douradas.


Acompanhamento
Salada de Alface e Agrião


Limpe 1 maço de agrião e 1 pé grande de alface, lave e deixe escorrer. Prepare o molho misturando 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão, sal, pimenta-do-reino moída na hora, 1 colher (sopa) de cebola picada, 1 dente de alho amassado e 1 colher (chá) de mostarda suave. Pique grosso o agrião e o alface, arrume uma saladeira e regue com o molho. Serve 4.


Jantar
Paella de Legumes

Abobrinha e ervilha são ingredientes importantes para uma paella de verão. Pimentón (pimentão vermelho seco, em pó) e açafrão não podem faltar, mesmo numa paella autêntica. O açafrão é o estigma dos crocos, flor que só tem três deles – daí a razão de ser tão caro. Por sorte, precisamos de uma quantidade bem pequena.

½ colher (chá) de estigma de açafrão
1 litro de caldo de legumes
240g de fava fresca debulhada
100g de vagem aparada e cortada ao meio
100g de aspargo cortado em pedaços de 5cm
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
200g de abobrinha pequena cortada em fatias grossas
1 cebola média picada fino
1 pimentão vermelho grande, sem sementes e cortado em cubinhos de 1cm
1 pimentão verde grande, sem sementes e cortado em cubinhos de 1cm
3 dentes de alho picados fino
1 colher (chá) de pimentón doce
400g de arroz para paella, como Calasparra ou Bomba
2 colheres (sopa) de salsa picada
100g de ervilha fresca debulhada
280g de alcachofra grelhada, conservada em azeite e escorrida
Sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora

Numa frigideira pequena, em fogo baixo, agite as estigmas de açafrão por alguns segundos, para deixá-los crocantes. Coloque-os num almofariz ou xícara e amasse com o pilão para reduzi-los a pó. Junte uma colherada do caldo e reserve.

Leve ao fogo uma panela com água salgada. Quando ferver, cozinhe a fava por 2 minutos, contados a partir do momento em que voltar a ferver. Retire-a com a escumadeira, coloque numa peneira para escorrer e transfira para uma tigela. Quando a água ferver novamente, cozinhe a vagem por 3 minutos, retire-a com a escumadeira, coloque na peneira e resfrie sob água corrente. Coloque-a num prato. Repita essa operação com o aspargo, cozinhando-o por 3 minutos. Elimine a película que envolve as favas e junte esses legumes num mesmo recipiente.

Numa frigideira grande antiaderente ou numa caçarola refratária rasa, aquela 2 colheres (sopa) de azeite, em fogo médio, e frite a abobrinha por 2-3 minutos, até que fique levemente dourada. Coloque-a num prato.

Adicione à frigideira o azeite restante e frite a cebola por 5 minutos em fogo baixo. Acrescente os pimentões vermelhos e verde e continue fritando até a cebola ficar macia e dourada. Junte o alho e o pimentón e frite por mais 1 minuto. Adicione o tomate e refogue por 2-3 minutos, até amolecer. Acrescente o caldo restante e o açafrão. Tempere com sal e pimenta. Quando ferver, salpique o arroz e a salsa sobre o caldo, mexendo para distribuí-los bem na frigideira. Adicione a fava, a vagem, o aspargo, a abobrinha, a ervilha e a alcachofra. Agite a panela para que tudo se acomode bem e cozinhe por 6 minutos em fogo médio. Diminua para fogo baixo e deixe cozinhar por mais 14 minutos, até o líquido ter sido absorvido e o arroz estar ainda levemente al dente. Retire o recipiente do fogo, cubra-o com uma tampa ou um pano limpo e deixe descansar por 5 minutos antes de servir. Serve 6.



Sobremesa
Pêssego Grelhado com Coalhada
 Preaqueça o forno a 200ºC. Unte levemente uma chapa ou frigideira, aqueça-a e coloque 4 pêssegos cortados ao meio, sem caroço, o lado cortado virado para baixo. Cozinhe por 5 minutos e transfira-os para uma assadeira. Despeje em volta dos pêssegos 120ml de suco de laranja e regue com 1-2 colheres (sopa) de mel. Asse por 10-15 minutos, dependendo do grau de amadurecimento da fruta. Coloque 2 metades de Pêssego em cada tigelinha e cubra com um pouco de coalhada fresca (ou iogurte). Polvilhe pistache picado. Serve 4.  



Incrível a Paella de Legumes!!!


Pense em você, mas pense no conjunto. Ninguém está sozinho, a ação de um influencia no modo como o outro vive. Aderir a esse movimento, tirando a carne do prato um dia por semana, é uma demonstração de compaixão acima de tudo.

"Um dia por semana pode fazer um mundo de diferença"  Paul McCartney.


Ótima semana!

Alimento e Você
@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce





We reached 1/4 of our challenge Meat Free Monday Brazil, Meatless Monday. Every week we cook the recipes of the movement book and bring you recipes and photos of the preparation.

Meat Free Monday is a movement that was born in England - created by Paul McCartney family - and is already in several countries, including Brazil - Meatless Monday. It's simple, take the meat dish one day a week to reduce the environmental impacts of livestock. Studies claim that this reduction also benefits health.

Listen to Paul himself tell you how it came about and why. I'm sure that will be touched because it is a favor movement of all: planet, people and animals.

And find out who Paul McCartney defends animal care, and decided at one point "stop eating animals" among them Einstein, John Lennon, Plato, Leonardo da Vinci, Gandhi, Thomas Edison, Isaac Newton and others...



Meatless options abound you. Browse week of recipes and click here if you want to check out the other 72 recipes already prepared in MFM Brazil Challenge. Also check out the page of Segunda Sem Carne e Meat Free Monday. You'll find recipes and more reasons to join the movement.

Check out the week's recipes: eggs to Oven, Greek Salad, Pate cheese with toast and baked cherry tomatoes, lettuce and cress salad, Vegetable Paella Grill and Peaches ... All very delicious!


Breakfast
Eggs for Oven

Preheat oven to 180ºC. Slightly Butter one ramequim or refractory bowl. Break 1 egg organic and place the container, covering it with 1 tablespoon (soup) of cream. Bake for 10 minutes or until the light is firm but not too hard. Serve with toasted bread sticks. If desired, before taking it to the oven, sprinkle over the egg leaves of fresh thyme or some Gruyere cheese. Serves 1.


Packed Lunches
Greek Salad

In a salad bowl, arruem 300g tomato persimmon cut into slices and finely chopped 1 echalota. Drizzle generously with extra virgin olive oil. Add ½ cucumber peeled and diced, 100g black olives, 125g feta cheese into cubes, chopped parsley and leaves 2 sprigs of fresh oregano. Season with salt and black pepper freshly ground black to taste. Serve with warm pita bread. Serves 4.


Lunch
Stilton Pate with Toast and Tomato-Cherry

That is surely a recipe for great people. The sharp taste of stilton cheese is softened by the sweetness of the cream cheese, while the brandy gives a touch of refinement. Slightly caramelize the cherry tomatoes, as explained in the recipe, concentrates their flavor.

100g stilton cheese
275g cream cheese
½ spoon (soup) of brandy
25-50ml of cream
250g ripe cherry tomatoes
Olive oil
Balsamic vinegar
8 thin slices of bread mold
Pepper, freshly ground

Preheat oven to 220ºC. Eliminate the shell stilton and put it in the food processor. With the power on, add half of the cream cheese and slowly brandy. Do not strike too. Add the remainder of the cream cheese, and then sufficient cream to obtain the desired consistency. Season with salt and pepper to taste. Place the pasta in a serving bowl.

Drizzle the cherry tomatoes with olive oil and balsamic vinegar and cook for 4 minutes, until the skin begins to drop.

For the toast, lower the oven temperature to 160 ° C. Eliminate the bark of bread and cut the slices in half diagonally. Arrange them in a baking dish and tower until crisp and golden.


Accompaniment
Salad Lettuce and Watercress

Clean 1 watercress pack and 1 large head of lettuce, wash and drain. Prepare the sauce by mixing 4 tablespoons (soup) of olive oil, 2 tablespoons (soup) of vinegar or lemon juice, salt, black pepper freshly ground, 1 spoon (soup) of chopped onion, 1 clove garlic crumpled and 1 teaspoon (tsp) of soft mustard. Pique thick watercress and lettuce, arrange a salad bowl and drizzle with the sauce. Serves 4.


Dinner
Vegetable Paella

Zucchini and peas are important ingredients for a summer paella. Paprika (red pepper dry powder) and turmeric can not miss even an authentic paella. Saffron is the stigma of crocuses, flower that only three of them - hence the reason it's so expensive. Luckily, we need a very small amount.

½ teaspoon (tsp) of saffron stigma
1 liter of vegetable broth
240g of fresh fava thrashed
100g green beans trimmed and cut in half
100g asparagus cut into 5cm pieces
3 tablespoons (soup) of extra virgin olive oil
200g small zucchini cut into thick slices
1 medium onion chopped fine
1 large red pepper, seeded and diced 1 cm
1 large green pepper, seeded and diced 1 cm
3 cloves garlic chopped fine
1 teaspoon (tsp) sweet paprika
400g of rice for paella
2 tablespoons (soup) of chopped parsley
100g fresh peas threshing
280g of grilled artichoke preserved in olive oil and drained
Fine sea salt and black pepper freshly ground black

In a small frying pan over low heat, stir the saffron stigmas for a few seconds to make them crispy. Place them in a mortar or cup and mash with the pestle to reduce them to powder. Add a spoonful of broth and set aside.

Return to heat a pan with salt water. When boiling, cook the beans for 2 minutes, counted from the moment you return to a boil. Remove it with a slotted spoon, place in a colander to drain and transfer to a bowl. When the water boils again, cook the beans for 3 minutes, remove it with a slotted spoon, place in colander and cool under running water. Place in a dish. Repeat this with the asparagus, cooking it for 3 minutes. Eliminate the film that covers the beans and add these vegetables in the same container.

In a large nonstick frying pan or a shallow casserole refractory, that 2 spoons (soup) of olive oil over medium heat and fry the zucchini for 2-3 minutes, until it is lightly browned. Place in a dish.

Add the remaining oil to the pan and fry the onion for 5 minutes over low heat. Add red and green peppers and continue frying until the onion is soft and golden. Add the garlic and the paprika and fry for 1 minute. Add the tomatoes and cook for 2-3 minutes until softened. Add the remaining broth and saffron. Season with salt and pepper. When boiling, sprinkle the rice and parsley on the broth, stirring to distribute them well in the pan. Add the beans, the beans, asparagus, zucchini, peas and artichokes. Shake the pan so that all settle well and cook for 6 minutes over medium heat. Decrease to low heat and cook for 14 more minutes, until the liquid has been absorbed and the rice is still slightly al dente. Remove the container from heat, cover it with a lid or a clean cloth and let rest for 5 minutes before serving. Serves 6.



Dessert
Grilled Peaches with Curd

 Preheat oven to 200 ° C. Lightly grease a griddle or skillet, heat it and put 4 peaches, halved, pitted, cut side down. Cook for 5 minutes and transfer them to a baking sheet. Pour around the peaches 120ml of orange juice and drizzle with 1-2 tablespoons (soup) of honey. Bake for 10-15 minutes, depending on the fruit ripening degree. Place 2 peach halves in each bowl and top with some fresh curd (or yogurt). Sprinkle chopped pistachios. Serves 4.


Absolutely amazing the Paella!!!

Think of yourself, but think of the whole. No one is alone, the action of an influence on how the other lives. Join this movement, taking the meat dish one day a week, is a demonstration of compassion above all.

"One day a week can make a world of difference," Paul McCartney.


Great week!

Alimento e Você
@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce



As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário