segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Semana #12, Desafio MFM Brasil - Week #12


Nesta época do ano muitas pessoas procuram desentoxicar o corpo. A receita do Alimento e Você é a Segunda Sem Carne, com uma alimentação leve e com todos os nutrientes que o corpo precisa.

Comece o dia com Muffins de Banana e Mel, prepare a rápida Salada/Massa com Tomate, Azeitona, Pesto e Queijo Branco para levar de marmita para o trabalho e para seu jantar prepare a Omelete de Ervilha e Fava, as Batatas Fritas com Molho Tártaro, a Salada de Arroz Selvagem e termine com Merengues com Morango de sobremesa. 

Nós fizemos e te enviamos fotos e receitas. É o Desafio Meat Free Monday Brasil em sua 12º semana!




Café da Manhã
Muffins de Banana e Mel



Preaqueça o forno a 180ºC. Forre com forminhas de papel uma fôrma para 12 muffins. Numa tigela grande, coloque 250g de farinha com fermento, 25g de açúcar mascavo, 50g de manteiga derretida e 2 bananas amassadas e misture bem. Em outra tigela, bata 2 ovos médios orgânicos, 2 colheres (sopa) de mel e 5 colheres (sopa) de leite. Despeje os ingredientes líquidos sobre os sólidos e misture até obter uma massa macia. Divida a massa entre as forminhas, enchendo-as quase até a borda. Asse por 15 minutos, até que os muffins estejam crescidos e firmes ao toque. Deixe esfriar sobre uma grade. Para o glacê, misture mel, açúcar de confeiteiro e suco de limão e coloque um pouco sobre cada muffin. Rende 12.



Almoço para Viagem
Fregola Sarda com Tomate


A comida sarda está na moda e o sabor dessa receita rústica vai lhe mostrar por quê. Um dos ingredientes mais característicos dessa cozinha é uma massa chamada fregola sarda. A fregola é uma espécie de couscous marroquino, feita com sêmola de trigo, mas com grãos maiores e ligeiramente torrados.

300g de tomate-cereja cortado ao meio
3 dentes de alho inteiros e com casca
1 colher (chá) de orégano seco
5 colheres (chá) de azeite de oliva
200g de massa fregola sarda
2 colheres (sopa) de pinole torrado
30g de manjericão picado grosso
2 colheres (sopa) de queijo parmesão vegetariano, ralado na hora
100g de azeitona preta sem caroço, cortada ao meio ou picada
100g de queijo de cabra macio
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 190ºC.

Coloque o tomate e o alho numa assadeira pequena. Polvilhe sobre eles o açúcar, o orégano, sal e pimenta e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Asse por 25 minutos até que o tomate comece a chamuscar nas bordas.

Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem.

Enquanto isso, prepare o molho ao pesto usando o almofariz e o pilão ou um processador de alimentos pequeno. Aperte os dentes de alho assados para que a polpa saia e e amasse-a com os pinoles. Em seguida, adicione o majericão e o restante do azeite, sempre amassando, até obter uma pasa. Junte o parmesão, sal e pimenta a gosto e amasse mais um pouco até ficar homogêneo.

Coloque a fregola sarda numa tigela com o tomate assado e a azeitona preta. Esmigalhe o queijo de cabra por cima e misture tudo com o molho ao pesto. Sirva morno ou frio. Serve 4.


Almoço
Omelete de Ervilha e Fava


Aqueça o grill em temperatura média. Cozinhe 150g de ervilha e 150g de fava fresca por 4 minutos ou até que estejam ainda firmes. Escorra bem. Bata 8 ovos grandes orgânicos com um pouco de leite, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Adicione ao ovo batido as leguminosas codias, 1-2 colheres (sopa) de casca ralada de limão e 1 dente de alho amassado. Aqueça uma frigideira ligeiramente untada e cozinhe a omelete por 8-10 minutos até que esteja quase firme. Coloque-a debaixo do grill e cozinhe até ficar firme. Serve 4.  

Nós usamos o trigo sarraceno para essa receita, que é similar a uma massa. Ficou mais leve e muito saboroso.


Acompanhamento
Batata Frita com Molho Tártaro



Corte 1,5 kg de batata em palitos de 1cm x 7cm de comprimento. Coloque em água fervente e cozinhe por 3-4 minutos. Escorra bem e coloque-os para secar sobre um pano limpo. Enquanto isso, prepare o molho misturando 250g de maionese, 50g de alcaparra picada e 50g de pepino em conserva picado. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e reserve. Numa frigideira funda, própria para fritar, aqueça bastante óleo vegetal a 190ºC e frite os palitos de batata até que fiquem dourados. Polvilhe um pouco de sal e sirva imediatamente com o molho reservado. Serve 4-6.


Jantar
Salada de Arroz Selvagem



O arroz selvagem, com seu gostinho de nozes, é a base perfeita para esse prato interessante e rico em sabores. Acredito que você nunca usou açúcar de confeiteiro numa salada, não é?

2 espigas de milho verde
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
150g de arroz selvagem
1 pedaço pequeno de canela em pau
1 pimenta vermelha cortada ao meio pelo comprimento
¼ colher (chá) de páprica doce defumada
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
100g de noz-pecã
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de sementes de cominho
½ colher (sopa) de coentro picado
1 avocado cortado em pedaços
1 maço pequeno de agrião
100g de queijo feta marinado

Preaqueça o forno a 150ºC.

Corte os grãos das espigas de milho. Numa panela grande, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e frite o milho até que fique chamuscado em vários pontos. Em outra panela, cozinhe o arroz selvagem em bastante água com a canela e a pimenta vermelha até que esteja al dente (veja as instruções de embalagem para o tempo de cozimento, mas prove-o de vez em quando). Deixe amornar.

No azeite restante, caramelize a cebola até ficar macia. Adicione a páprica e o vinagre e espere evaporar. Deixe esfriar, adicione o milho verde e reserve. Misture a noz pecã com o açúcar, o cominho, sal a gosto e 1 colher (sopa) de água e asse por 10 minutos ou até que fique dourada (verifique de vez em quando para que não queime).

Numa tigela grande, misture o arroz, o milho verde com a cebola, o coentro, o avocado e o agrião. Esmigalhe o queijo feta por cima, espalhe as nozes e sirva. Serve 8.

Aqui usamos Arroz Integral e Quinoa em grãos, por não encotrar o Arroz Selvagem no dia. Sem dúvida o efeito da textura do arroz selvagem é melhor, mas ficou um prato muito nutritivo e ele é surpreendente com seus diversos sabores. 


Sobremesa
Merengue de Pistache com Morango


Preaqueça o forno a 110ºC. Forre 2 assadeiras grandes com papel-manteiga. Numa tigela refratária, bata ligeiramente 4-5 claras de ovos grandes orgânicos, 300g de açúcar e uma pitada de sal. Coloque a tigela em banho-maria, cuidando para que o fundo da tigela não encoste na água. Bata sem parar até o açúcar dissolver e a mistura ficar morna e opaca. Despeje a mistura numa tigela de uma batedeira manual e bata em velocidade alta por cerca de 5 minutos, até ficar brilhante, branca e fria. Junte 25g de pistache picado fino e, com uma colher grande, revolva delicadamente o merengue. Divida-o em 8 partes iguais, coloque nas assadeiras e salpique mais 25g de pistache por cima. Asse por 1-1 ¾ hora, mudando a posição das assadeiras na metade do tempo. Tire do forno e deixe esfriar nas assadeiras. Numa tigela grande, misture 500g de morango cortado ao meio, 300g de framboesa, o suco de ½ limão e 3 colheres (sopa) de açúcar. Deixe descansar por 1 hora para que as frutas soltem um pouco de suco. Bata 500ml de creme de leite e adicione-o delicadamente a 200ml de coalhada seca. Sirva cada merengue com uma boa colherada de creme batido e da fruta macerada. Decore com um pouco de polpa de maracujá com sementes. Serve 4.



Deixamos nossa contribuição para te inspirar a entrar para esse movimento que já alcança diversos países no mundo. Um movimento a favor da vida e do equilíbrio em nossa alimentação, em nossas ações e que resultará em benefícios enormes ao planeta.

Conheça mais, pesquise. Você descobrirá o quanto um dia sem carne pode fazer grande diferença:
www.meatfreemondays.com.

Ótima semana!

Alimento e Você






This time of year many people seek detoxify the body (after many celebrations such as carnival...). Revenues from the Food and You are the Meatless Monday, with a light meal and with all the nutrients the body needs.

Start your day with Muffins Banana and Honey, prepare quick salad / pasta with Tomato, Olives, Pesto and Cheese White to take lunch box for work and for your dinner to prepare Omelette Pea and Fava, the Chips with Tartar Sauce the Wild Rice Salad and finish with Meringues with strawberry dessert.

We did and we send you photos and recipes. It is the Meat Free Monday Challenge Brazil in its 12th week!




Breakfast
Muffins Banana and Honey

Preheat oven to 180ºC. Line muffin tins with paper one pan for 12 muffins. In a large bowl, place 250g cake flour, brown sugar 25g, 50g melted butter and 2 mashed bananas and mix well. In another bowl, beat 2 organic medium eggs, 2 tablespoons (soup) of honey and 5 tablespoons (soup) of milk. Pour the liquid ingredients over the dry and mix until a soft dough. Divide the batter among the muffin cups, filling them almost to the brim. Bake for 15 minutes, until the muffins are grown and firm to the touch. Let cool on a rack. For the icing, mix honey, powdered sugar and lemon juice and put a little on each muffin. Rende 12.



Packed Lunches
Mackerel with Tomato fregola

The Sardinian food is fashionable and the flavor of this rustic recipe will show you why. One of the most characteristic ingredients of this kitchen is a mass called mackerel fregola. The fregola is a kind of Moroccan couscous, made with semolina, but with larger and slightly roasted beans.

300g cherry tomatoes cut in half
3 whole garlic cloves and peel
1 teaspoon (tsp) dried oregano
5 tablespoons (tea) olive oil
200g fregola mass mackerel
2 tablespoons (soup) of toasted pinole
30g chopped basil thick
2 tablespoons (soup) of parmesan vegetarian cheese, grated on time
100g black olives pitted, cut in half or chopped
100g soft goat cheese
Salt and black pepper freshly ground black

Preheat oven to 190 ° C.

Place the tomato and garlic in a small baking dish. Sprinkle over them sugar, oregano, salt and pepper and drizzle with 2 tablespoons (soup) of oil. Bake for 25 minutes until the tomatoes begin to singe the edges.

Cook the pasta according to package directions.

Meanwhile, prepare the sauce pesto using the mortar and pestle or small food processor. Squeeze the garlic cloves baked so that the skirt pulp and and knead it with pine nuts. Then add the majericão and the rest of the oil, always kneading, until a pasa. Add the parmesan, salt and pepper to taste and mash some more until smooth.

Place the mackerel fregola a bowl with roasted tomato and black olive. Crumble the goat cheese on top and mix with the sauce pesto. Serve warm or cold. Serves 4.


Lunch
Omelette Pea and Fava

Heat the grill on medium heat. Cook 150g and 150g of fresh pea beans for 4 minutes or until still firm. Drain well. Beat 8 large organic eggs with a little milk, salt and black pepper freshly ground black. Add to the beaten egg Codias legumes, 1-2 tablespoons (soup) lemon zest and 1 clove of crushed garlic. Heat a lightly oiled frying pan and cook the omelette for 8-10 minutes until almost firm. Put it under the grill and cook until firm. Serves 4.

We use buckwheat for this recipe, which is similar to a mass. It was lighter and very tasty.


Accompaniment
Chips with Tartar Sauce

Cut 1.5 kg of potatoes in 1 cm x 7 cm long sticks. Place in boiling water and cook for 3-4 minutes. Drain well and place them to dry on a clean cloth. Meanwhile, prepare the sauce by mixing 250g of mayonnaise, 50g chopped capers and 50g chopped pickled cucumber. Season with salt and black pepper freshly ground and set aside. In a deep skillet, own to fry, heat enough vegetable oil to 190 ° C and fry the potato strips until golden brown. Sprinkle a little salt and serve immediately with the reserved sauce. Fits 4-6.


Dinner
Wild Rice Salad

The wild rice, with its taste of nuts, is the perfect base for this dish interesting and rich in flavors. I believe that you have never used icing sugar in a salad, right?

2 green ears of corn
2 tablespoons (soup) of olive oil
150g wild rice
1 small piece of cinnamon stick
1 red pepper cut in half the length
¼ teaspoon (tsp) sweet smoked paprika
3 tablespoons (soup) of red wine vinegar
100g pecan
1 tablespoon (soup) of icing sugar
1 teaspoon (tsp) cumin seeds
½ spoon (soup) of chopped cilantro
1 avocado cut into pieces
1 small bunch of watercress
100g marinated feta cheese

Preheat oven to 150 ° C.

Cut the kernels of corn cobs. In a large saucepan, heat 1 tablespoon (soup) of oil and fry the corn until it is singed in several places. In another pan, cook the wild rice in plenty of water with cinnamon and red pepper until it is al dente (see package instructions for cooking time, but prove it from time to time). Let cool.

In the remaining oil, caramelize the onions until soft. Add the paprika and vinegar and allow to evaporate. Allow to cool, add the corn and set aside. Mix the pecans with sugar, cumin, salt to taste and 1 tablespoon (soup) of water and bake for 10 minutes or until golden (check once in a while so you do not burn).

In a large bowl, combine rice, corn with onion, cilantro, avocado and watercress. Crumble the feta cheese on top, spread the nuts and serve. Serves 8.

Here we use Brown Rice and Quinoa, not-find the Wild Rice on. No doubt the effect of wild rice texture is better, but it was a very nutritious dish and it's amazing with its different flavors.


Dessert
Merengue Pistachio with Strawberry

Preheat oven to 110 ° C. Line 2 baking sheets with parchment paper. In a heatproof bowl, beat 4-5 slightly clear of large organic eggs, 300g of sugar and a pinch of salt. Place the bowl in a double boiler, making sure the bottom of the bowl does not touch the water. Whisk constantly until sugar dissolves and mixture is warm and opaque. Pour the mixture into a bowl of a hand mixer and beat on high speed for about 5 minutes, until bright white and cold. Add 25g of finely chopped pistachio and, with a large spoon, gently revolve the meringue. Divide it into 8 equal pieces, place on the baking sheets and sprinkle over 25g pistachios on top. Bake for 1-1 ¾ hours, changing the position of the baking sheets halfway through. Remove from oven and let cool on the baking sheets. In a large bowl, mix 500g strawberry cut in half, 300g raspberry, ½ lemon juice and 3 tablespoons (soup) of sugar. Let stand 1 hour for fruit loose some juice. Beat 500ml of cream and add it delicately to 200 ml of dry curd. Serve each meringue with a good spoonful of whipped cream and macerated fruit. Garnish with a bit of passion fruit pulp with seeds. Serves 4.


We leave here our contribution to inspire you to join this movement that has already reached many countries in the world. A movement of life and balance in our food, in our actions and will result in enormous benefits to the planet.

Learn more, search. You will discover how much a day without meat can make a big difference:
www.meatfreemondays.com.

Great week!

Alimento e Você

@alimentoevoce
facebook.com/alimentoevoce




As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário