segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Semana #8 - Desafio MFM Brasil, Week #8

O atual racionamento de água aqui no Brasil trouxe de volta a atenção das pessoas para o assunto, se perguntando como será o futuro próximo sem água.

Estamos preocupados principalmente como isso impactará nossas vidas. O que pouco pensamos é o que podemos fazer para que não exista racionamento.

Como o Meat Free Monday - Segunda Sem Carne, é um movimento a favor da redução do impacto ambiental, trouxemos um dos estudos divulgados por eles pra entendermos como é significativo tirar a carne do prato um dia por semana.


A produção de carne drena recursos da terra e da água,
diz Instituto Worldwatch


A produção global de carne está atingindo novos picos, de acordo com um relatório do Instituto Worldwatch, e tem um efeito debilitante sobre os recursos terrestres e hídricos.

A urbanização, o aumento da riqueza e a mudança da dieta fizeram a produção de carne quadruplicar nos últimos 50 anos - e 25 vezes desde 1800 - segunda a organização de pesquisa ambiental, com sede em Washington.

Os autores do relatório observam que retirar a carne que comemos é uma maneira das pessoas garantirem que não estão contribuindo para o esgotamento dos recursos da terra e da água.

O relatório do Worldwatch revela que 70% das reservas de água doce do mundo vão para a agricultura, 1/3 delas vai para o cultivo de alimentos para animais - animais esses que ocupam 10% das terras agrícolas. E mais de 2/3 das terras agrícolas em todo o mundo é usada para pasto de animais.

São necessários até cinco vezes a mais terra para criar uma vaca, comparando com um porco ou um frango, ainda que ambos tenham a mesma quantidade de proteína. Para cada quilo de carne vermelha produzida, são usados 15.000 litros de água. Em comparação, um quilo de arroz requer 3.400 litros de água, de ovos 3.300 litros, já 1 litro de leite requer 1.000 litros e um quilo de batatas 255 litros.

Michael Renner, pesquisador sênior Instituto Worldwatch envolvido com o relatório, disse: "Escolhas alimentares fazem uma grande diferença. Até mudanças mais amplas acontecerem no sistema de produção de carne, comer menos carne ... significa levar uma vida demandando menos dos recursos naturais."

Fonte: www.meatfreemondays.com. Leia o relatório na íntegra, clicando aqui.


Inspirado nesse fato, deixamos pra você as seis receitas (com fotos!) da Semana #8 do desafio, pra ver que é fácil tirar a carne do prato um dia por semana.

O que está esperando? Vem pro desafio!


Café da Manhã
Torrada com Coalhada e Banana


Eis uma receitinha mais substancial que a clássica versão do iogurte com mel. Torre 2 fatias de pão de centeio e cubra-as com 2 colheres (sopa) de coalhada seca (ou cream cheese). Arrume por cima 1 banana em fatias e regue com 2 colheres (chá) de mel. Serve 1.



Almoço para Viagem
Ratatouille

Preaqueça o forno a 180ºC. Corte em pedaços ½ berinjela, 1 abobrinha, ½ pimentão vermelho e ½ pimentão amarelo. Coloque tudo numa assadeira e acrescente 1 dente de alho amassado e 4 tomates cortados em quartos. Regue com azeite de oliva, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e misture bem. Asse por 30 minutos ou até os legumes ficarem macios. Junte algumas folhas de manjericão fresco. Serve 2-3.



Almoço
Salada de Vagem, Nozes e Roquefort


O roquefort é um queijo azul curado nas grutas de Mont Combalou, no sul da França. Preparado com leite de ovelha, assemelha-se ao stilton, porém é mais cremoso e de sabor mais forte que o seu primo inglês. Os queijos azuis combinam muito bem com nozes.

300g de vagem aparada
250g de queijo roquefort
125g de nozes torradas
1 radicchio pequeno
1-2 pés de endívia branca e vermelha

PARA O MOLHO
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Cozinhe a vagem no vapor até que esteja macia, porém ainda crocante. Mantenha-a aquecida. Esmigalhe o queijo e amasse ligeiramente as nozes. Lave o radicchio e a endívia e seque as folhas. Bata juntos os ingredientes do molho. Serve 4.


Acompanhamento
Gaspacho de Melão


Elimine as sementes e corte em cubos 1 pimentão verde, 1 melão pequeno e 2 tomates grandes. Pique fino 1 cebola roxa e coloque tudo numa tigela grande. Junte 1 colher (sopa) de açúcar, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem, 3 colheres (sopa) de vinagre de xerez e 100g de pão com casca crocante, cortado em pedaços. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e adicione 1 litro de água. Misture delicadamente e leve à geladeira por 3 horas, no mínimo. Guarneça com salsa picada na hora de servir. Realmente refrescante! Serve 4.  


Jantar
Pastilla de Berinjela e Damasco


Lendo os ingredientes dessa receita você poderia pensar que o resultado será uma sobremesa e não um prato principal. Isso porque, no Marrocos, essa divisão não é tão definida com em outros lugares. A pastilla é uma torta doce-salgada que geralmente leve pombos. Você ficará surpressa com essa versão vegetariana.

Preaqueça o forno a 180ºC. Polvilhe sal sobre a berinjela e deixe descansar por 20 minutos. Enxágue-a em água fria e esprema bem. Coloque numa panela o damasco e a essência de amêndoa, cubra com água e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Aqueça uma panela em fogo baixo, unte o fundo com um pouco do azeite e frite a cebola até que esteja macia e dourada. Acrescente o alho, o gengibre e o cominho. Misture bem, passe para uma tigela e reserve.

Na mesma panela, coloque mais um pouco de azeite e frite os cubos de berinjela aos poucos, até que estejam macios e dourados. Quando estiverem todos prontos, adicione a cebola reservada, o mel, o vinagre e o damasco escorrido. Tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Retire do fogo e junte o coentro, a hortelã e a casca de limão ralada.

Sobreponha 6 quadrados de massa filo, pincelando cada um com manteiga derretida. Faça o mesmo com os quadrados restantes, formando 6 pilhas de 6 quadrados. Pegue 6 forminhas para tortas de 10cm de diâmetro e forre cada uma com 1 pilha de massa. Divida o recheio entre elas, espalhe por cima as lascas de amêndoas e dobre os cantos da massa sobre o recheio, fechando bem. Desenforme as tortinhas em uma assadeira, com as dobras para baixo. Pincele com manteiga e asse por cerca de 12 minutos ou até que estejam douradas. Polvilhe açúcar de confeiteiro e canela antes de servir. Serve 4.



Sobremesa
Cheesecake de Groselha


Numa panela, derreta 75g de manteiga, junte 250g de biscoito maisena esfarelado e misture bem. Pressione essa mistura no fundo de uma fôrma de aro removível de 20cm de diâmetro, formando uma camada uniforme. Leve à geladeira por cerca de 1 hora, para firmar. Bata 300g de cream cheese, 250g de mascarpone, 100g de açúcar e a casca ralada e o suco de 1 limão até que esteja liso. Adicione 300ml de creme de leite e bata mais um pouco. Despeje na fôrma preparada e deixe na geladeira de um dia para o outro. Numa panela, coloque 200g de groselha e 1-2 colheres (sopa) de açúcar e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até amaciar. Passe por uma peneira, prove e adicione mais açúcar, se necessário. Decore com mais 100g de groselha e sirva o purê à parte. Serve 6-8.


Embora esteja divulgando a receita do livro, minha recomendação para vocês é que preparem o cheescake da forma tradicional, no forno, ou que o coloquem no freezer ao invés da geladeira. A massa desmoronou, mesmo tendo ficado na geladeira por 15horas. Continua sendo delicioso... Preparamos com frutas vermelhas congeladas.



E então, vamos pensar em reduzir a carne para contribuir com a redução do uso de água?

Boa semana!
Alimento e Você


The current water rationing in Brazil brought back people's attention to the matter, wondering how will the near future without water, mainly concerned how this will impact their lives.

What little we think is what we can do so that there is rationing. As the Meat Free Monday - Meatless Monday is a movement in favor of reducing the environmental impact, brought one of the studies released for them to understand how significant take the meat dish one day a week.

See the report at Meat Free Mondays website: Meat production drains land and water resources, says Worldwatch Institute.

Inspired by this fact, we leave to you the six recipes of the Week # 8 of the challenge, to see that it is easy to take the meat dish one day a week.

What are you waiting? Come to challenge!


Breakfast
Toast with curd and Banana

Here is a recipe more substantial than the classic version of yogurt with honey. Tower 2 rye bread slices and cover with 2 tablespoons (soup) of dry curd (or cream cheese). Arrange over 1 banana into slices and drizzle with 2 tablespoons (tea) of honey. Serves 1.

 
Packed Lunches
Ratatouille

Preheat oven to 180ºC. Cut into pieces ½ eggplant, 1 zucchini, red bell pepper ½ and ½ yellow pepper. Place in a baking dish and add 1 clove of crushed garlic and tomatoes cut into 4 rooms. Drizzle with olive oil, season with salt and black pepper freshly ground black and mix well. Bake for 30 minutes or until the vegetables are soft. Get some fresh basil leaves. Serves 2-3.


Lunch
Salad pod, walnuts and Roquefort

The Roquefort is a blue cheese cured in the caves of Mont Combalou, in southern France. Prepared from sheep's milk, resembles the stilton, but is creamier and stronger flavor than its English cousin. Blue cheeses combine well with nuts.

300g trimmed pod
250g Roquefort cheese
125g roasted nuts
1 small radicchio
1-2 feet white and red endive

FOR SAUCE
3 tablespoons (soup) of extra virgin olive oil
1 tablespoon (soup) of balsamic vinegar
1 garlic clove, crushed
Salt and black pepper freshly ground black

Cook the green beans steamed until tender but still crunchy. Keep it warm. Crumble the cheese and lightly mash the nuts. Wash the radicchio and endive and dry leaves. Whisk together the sauce ingredients. Serves 4.


Accompaniment
Melon gazpacho

Discard the seeds and cut into cubes 1 green pepper, 1 small melon and 2 large tomatoes. Mince 1 red onion and put everything in a large bowl. Add 1 spoon (soup) of sugar, 5 tablespoons (soup) of extra virgin olive oil, 3 tablespoons (soup) of sherry vinegar and 100g of bread with crunchy shell, cut into pieces. Season with salt and black pepper freshly ground black and add 1 liter of water. Mix gently and refrigerate for 3 hours minimum. Garnish with chopped parsley before serving. Really refreshing! Serves 4.


Dinner
Pastilla of Eggplant and Damascus

Reading the ingredients of this recipe you might think the result will be a dessert and not a main course. This is because, in Morocco, this division is not as defined as elsewhere. The pastilla is a sweet-salty pie usually mild pigeons. You will be surpressa with this vegetarian version.

Preheat oven to 180ºC. Sprinkle salt over the eggplant and let stand for 20 minutes. Rinse in cold water and wring well. Place in a pan apricot and almond essence, cover with water and bring to a boil. Remove from heat and let stand for 5 minutes. Heat a pan over low heat, grease the bottom with a little olive oil and fry the onion until soft and golden. Add the garlic, ginger and cumin. Mix well, go to a bowl and set aside.

In the same pan, add a little oil and fry the diced eggplant slowly until soft and golden. When all are ready, add the reserved onion, honey, vinegar and the drained apricots. Cover and cook on low heat for about 10 minutes. Remove from heat and add the coriander, mint and grated lemon rind.

Overlap 6 squares of phyllo dough, brushing each with melted butter. Do the same with the remaining squares, forming 6 stacks of 6 squares. Take 6 cups for pies 10cm in diameter and line each with 1 mass stack. Divide the filling between them, spread over the slivers of almonds and fold the corners of the dough over the filling, closing well. Turn out the pies on a baking sheet, with folds down. Brush with butter and bake for about 12 minutes or until golden. Sprinkle icing sugar and cinnamon before serving. Serves 4.


Dessert
Cheesecake Currant

In a saucepan, melt 75g of butter, add 250g crumbled biscuit cornstarch and mix well. Press this mixture into the bottom of a pan removable rim 20cm in diameter, forming an even layer. Refrigerate for about 1 hour to firm. Beat 300g cream cheese, mascarpone 250g, 100g sugar and the grated rind and juice of 1 lemon until smooth. Add 300ml of cream and beat some more. Pour into the prepared pan and refrigerate for one day to the other. In a saucepan, put 200g currants and 1-2 tablespoons (soup) of sugar and cook over low heat for about 15 minutes, until tender. Pass through a sieve, taste and add more sugar if necessary. Garnish with more 100g currants and pour the puree aside. Serves 6-8.

Although advertising the book recipe, my recommendation to you is to prepare the cheesecake in the traditional way, in the oven, or placing it in the freezer instead of the refrigerator. The mass collapsed, having even been in the refrigerator for 15 hours... Still delicious ... prepared with frozen berries.

And then, let's think about reducing meat to contribute to reducing the use of water?

Good week!
Alimento e Você


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário