quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Os 10 mandamentos do Sistema Imunológico, capítulo 4


Vimos a estória de Steve que simula o que acontece com nosso sistema imunológico ao enfrentar as diferentes situações da vida a que estamos expostos. Com pequenos e sutis atos ele criou defesas contra o vírus da Tuberculose a que foi exposto.

Se você não leu, não perca! São 3 capítulos:
Os 10 mandamentos do Sistema Imunológico, capítulo 1
Os 10 mandamentos do Sistema Imunológico, capítulo 2
Os 10 mandamentos do Sistema Imunológico, capítulo 3

E sobre você, como anda seu sistema imunológico? Quais as atitudes você tem tomado para manter-se forte e preparado para ter uma vida livre de doenças e repleta de bem estar?

Veja agora neste quarto e penúltimo capítulo do artigo um programa para fortalecer a sua imunidade.




Um programa para fortalecer o sistema imunológico 
O programa contém recomendações relativas a um nutriente ou comportamento específico com dietas, exercícios e trabalhos mente-corpo, num plano de ação prático e acessível, dividido em 10 capítulos. A dieta, por exemplo, inclui anti-oxidantes, minerais, ervas e alimentos anti-câncer. Como qualquer outro conjunto de hábitos, com um pouco de tempo e esforço persistente, um estilo de vida saudável torna-se uma segunda natureza. Dê a si mesmo esse tempo.
Adote a flexibilidade e latitude necessárias para aprender a preparar esses alimentos e ir se acostumando com os seus sabores; para incorporar à sua vida diária certos comportamentos como a meditação e exercícios.
Toda mudança é difícil. O que ajuda muito é escrever um diário. Registre nele quais áreas de sua vida você gostaria de aprimorar, lembre-se também dos temores que assombram essas mudanças. A cada dia, passe alguns minutos rememorando seus progressos e seus retrocessos. 

Você não precisa adotar o programa inteiro para ter benefícios. Comece com as práticas que você se sente mais confortável.

 Fortalecedor nº 1
Coma vários alimentos ricos nos seguintes anti-oxidantes: ·        

  • Alimentos que contém beta-caroteno, como verduras verde-escuras, amarelas e alaranjadas. Coma no mínimo duas porções de uma ou mais dessas verduras diariamente. 

  • Verduras e frutas que contém vitamina C, como brócolis, pimentão verde, couves, almeirão e frutas cítricas. Coma pelo menos uma porção delas diariamente. 

  • Grãos e verduras que contêm vitamina E, principalmente sementes e nozes, pão integral, batatas doces e feijões. Coma pelo menos duas porções delas diariamente.
 
A Chia tem mais anti-oxidantes que o blueberry

Fortalecedor nº 2  
Para obter o número adequado de minerais, faça dos seguintes alimentos parte obrigatória de sua alimentação diária e semanal:  

  • Grãos integrais, como trigo integral, arroz integral, cevada, milho, painço, aveia e fibra de trigo. Coma duas porções de um alimento de grãos integrais todos os dias.

  • Verduras Verdes.

  • Feijões, tofu, tempeh, e outros derivados do feijão.

  • Peixes e crustáceos.

  • Sementes e nozes.

  • Verduras marinhas (algas). Inclua pequenas quantidades (uma ou duas colheres de sopa) pelo menos três vezes por semana.

A Aveia é versátil, barata e fácil de preparar

  
Fortalecedor nº 3 
Faça uma dieta de pouca gordura.

  • Escolha peixe e frango ao invés de carne vermelha. Caso você não queira deixar de comer carne vermelha, faça-o não mais de uma vez por semana, e só coma porções pequenas, de cerca de cem gramas (o tamanho de um baralho de cartas).

  • Faça dos vegetais a parte principal de sua dieta, principalmente os grãos integrais, os feijões e os biscoitos de grãos integrais.

  • Coma alimentos com muitas fibras. Elas se ligam às gorduras no trato intestinal e fazem com que estas sejam eliminadas do corpo.
O óleo de girassol está entre os mais saudáveis para a culinária

Fortalecedor nº 4 
Inclua em sua alimentação ervas e condimentos fortalecedores da imunidade, especialmente os seguintes:

  • Coma dois ou três cogumelos shiitake ou reishi, duas ou três vezes por semana. Algumas pessoas acham que comer mais de oito por semana pode provocar problemas estomacais. 

  • Coma alho cozido ou cru de três a cinco vezes por semana.

  • Tome pelo menos uma xícara diária de chá preto ou verde. 

  • Inclua pelo menos uma porção de verduras de folhas por dia.

  • Sirva grãos de soja, tofu, tempeh, ou outros produtos, quatro vezes por semana.

  • Inclua nas seleções da sua dieta regularmente ervas e alimentos que combatem o câncer como gengibre, açafrão, cuminho e cravo.

  • Coma feijões (ou legumes) cinco vezes por semana (inclusive vários produtos de soja).

  • Use as outras ervas aromáticas recomendadas, especialmente quando seu sistema imunológico precisar de um fortalecimento, como quando você se sentir afetado por um resfriado, gripe, ou qualquer outra doença.


Voltamos amanhã com o final do programa.

Ótimo dia!

Alimento e Você




Fonte: Os 10 Mandamentos do Sistema Imunológico. 2 edição – São Paulo: Editora Ground, 2008. Copyright 1998 Elinor Levy e Tom Monte. Elinor Levy possui PhD em biofísica e fez treinamento de pós-doutorado em pesquisas sobre Aids e o vírus HIV e ensina imunologia na Escola de Medicina da Universidade de Boston. Tom Monte é pesquisador em ciência e saúde e autor de Best-sellers sobre medicina e câncer. 

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