quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Os 10 mandamentos do Sistema Imunológico, capítulo 3

Steve já enfrentou altos desafios em seu dia! Veja o final dessa estória e saiba como ele se saiu na luta contra o vírus da tuberculose.

Se ainda não leu os capítulos anteriores, leia primeiro:
Os 10 mandamentos do Sistema Imunológico, capítulo 1
Os 10 mandamentos do Sistema Imunológico, capítulo 2



O jantar, e mais alguns fortalecedores do Sistema Imunológico
 
Ao voltar para casa, Steve se sente satisfeito e otimista; essa atitude ajuda os macrófagos, linfócitos T e células mortíferas naturais a funcionarem melhor. Ele coloca uma fita cassete no toca-fitas do carro para ouvir um pouco de música, outro estímulo à imunidade. A música estimula uma resposta de relaxamento, o que alivia a tensão muscular e reduz o estresse. 
Em casa, Steve e Sally preparam um jantar delicioso, o que contém uma grande variedade de poderosos fortalecedores do sistema imunológico. O prato principal é peixe com um molho simples de laranja, cozido com vários temperos suaves, inclusive cominho. Batatas cozidas e uma mistura de legumes incluindo couve, cenouras e cogumelos “shiitake” refogados num leve óleo de gergelim e um molho de alho, completam a refeição. Finalmente, há uma salada regada a azeite de oliva e vinagre temperado com ervas. 
Enquanto cozinha, Steve bebe uma cerveja, o que ele faz rotineiramente – uma cerveja ou um copo de vinho tinto, em média – o álcool exerce pouco, ou nenhum efeito em seu sistema imunológico. De fato, alguns estudos sugerem que em quantidades moderadas ele pode promover a produção de colesterol HDL (lipoproteínas de alta densidade) – o colesterol bom – e ter um leve efeito fortalecedor do sistema imunológico. 
Por outro lado, a refeição da família chega aos limites do terapêutico. Para começar, têm baixos teores de gordura, principalmente de gordura saturada, o que em si mesmo já retira o estresse do sistema imunológico. É plena de antioxidantes e minerais, e inclui também ervas e outros ingredientes, principalmente cogumelos “shiitake” e alho, que melhoram o desempenho do sistema imunológico. 
As pesquisas descobriram que o cogumelo “shiitake” é um forte combatente do câncer e um poderoso redutor de colesterol. Suas propriedades anti-virais e anti-bacterianas estimulam o sistema imunológico de Steve a lugar contra a tuberculose. O alho também melhora a saúde de várias maneiras. Ele estimula os linfócitos e os macrófagos a reagirem com mais vigor a um antígeno, e força o fígado a metabolizar e neutralizar carcinógenos que de outro modo produziriam células cancerígenas e tumores. 
Depois do jantar Sally toma uma xícara de chá de camomila, uma chá de ervas que encoraja os macrófagos a consumirem (ou fagocitarem) bactérias e vírus. 

 
Várias coisas não-tangíveis na vida de Steve produzem uma resposta imunológica reforçada. Ele mantém uma intimidade muito afetuosa com sua esposa e seus filhos. Esses relacionamentos íntimos beneficiam o sistema imunológico. Foi demonstrado que eles promovem a longevidade, principalmente entre pessoas que lutam contra uma doença que ameaça suas vidas. Steve também mantém uma rotina de horários consistentes; ele acorda à mesma hora todos os dias e vai dormir mais ou menos no mesmo horário todas as noites. Esse também é um hábito de mantém a saúde. 

Finalmente, ele costuma dormir bem à noite, o último fortalecedor do sistema imunológico daquele dia. O corpo precisa de uma certa quantidade de repouso, principalmente um sono profundo, a fim de manter uma função imunológica saudável. Durante o sono profundo o corpo reduz bastante o ritmo de suas atividades, para concentrar suas energias e defesas imunológicas na cura. 
Três meses depois 
A tuberculose precisa de duas a oito semanas para manifestar os sintomas e ser diagnosticada. Três meses depois do encontro com a bactérias, Steve está bem. Ele não apresenta os sintomas da doença. Seu sistema imunológico emergiu vitorioso sobre a tuberculose com quem Steve nem mesmo sabe que se encontrou.

Nosso Steve soube manter forte seu sistema imunológico com uma vida repleta de bons hábitos e atitudes, e sem que soubesse, se defendeu da bactéria da Tuberculose.

Inspire-se nessa estória e leve esse bem estar para a sua vida.

Amanhã trataremos dos 10 Mandamentos do Sistema Imunológico na prática.


Até lá!

Alimento e Você




Fonte: Os 10 Mandamentos do Sistema Imunológico. 2 edição – São Paulo: Editora Ground, 2008. Copyright 1998 Elinor Levy e Tom Monte. Elinor Levy possui PhD em biofísica e fez treinamento de pós-doutorado em pesquisas sobre Aids e o vírus HIV e ensina imunologia na Escola de Medicina da Universidade de Boston. Tom Monte é pesquisador em ciência e saúde e autor de Best-sellers sobre medicina e câncer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário