segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Semana #4, Desafio MFM Brasil - Week #4 MFM Challenge

No desafio Meat Free Monday de Natal fomos até o litoral do Brasil encontrar a família. Como estivemos em uma cidade bem pequena, tivemos que improvisar alguns ingredientes das receitas e técnicas do preparo.

Como você já sabe neste desafio o importante é o estado de espírito: cozinhar as receitas sem carne ainda que às vezes um pouco adaptadas, para que você tenha as imagens das receitas do livro divulgadas toda semana aqui. E claro, que isso te inspire a entrar no movimento consciente de tirar a carne do prato uma vez por semana.

O que posso garantir é que nos divertimos muito no improviso desta semana. Cozinhei junto à família e fiquei muito realizada em conseguir servir uma refeição sem carne em plena noite de Natal. Yupi!

Smothie de Nectarina foi o lanche da tarde, Sopa de Tomate e Salada de Fava com Chips de Queijo serviram de acompanhamento para o delicioso Pão de Milho à Mexicana e a aclamada Quesadilla com Avocado e Salsa servidos na ceia. Já o Lassi de Manga nem chegou à mesa, de tão gostoso foi deliciado por todos no momento do preparo.




Essa foi a turminha que comemorou o Desafio Meat Free Monday de Natal



Confira abaixo as delícias, arrisque-se e envie a foto do que preparar!


Café da Manhã
Smothie de Nectarina



Pique 1 banana e coloque no liquidificador. Adicione 100g de polpa de nectarina, 50g de flocos finos de aveia, 100g de coalhada fresca (ou iogurte natural), 150ml de leite orgânico, 6 cubos de gelo e mel a gosto. Bata até ficar liso. Se preferir, substitua a nectarina por outra fruta, como morango, framboesa, pêssego ou mirtilo. Serve 2.

A nossa foi preparada com pêssego e ficou muito boa.


Almoço para Viagem
Sopa de Tomate e Manjericão



Numa panela, aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva e frite 1 cebola grande cortada em cubinhos por 8-10 minutos, até amaciar. Corte ao meio 375g de tomate maduro e junte à panela. Cozinhe por mais 5 minutos, amassando o tomate com uma colher de pau. Pegue mais 375g de tomate e, para eliminar a pele, usando um garfo, fure cada um e coloque numa tigela com água fervente. Espere 20 segundos e elimine a pele. Corte o tomate em pedaços, eliminando as sementes, e reserve. Coloque o tomate cozido no liquidificador com 150ml de caldo de legumes e bata até ficar liso. Passe esse creme por uma peneira para eliminar pele e sementes e coloque-o de volta à panela. Junte 1 litro de suco de tomate, sal e pimenta-do-reino moída na hora, algumas folhas de manjericão rasgadas e o tomate picado reservado. Aqueça e sirva com mais algumas folhas de manjericão e uma colherada de creme de leite, se desejar. Serve 4.

Super leve e rápida!



Almoço
Salada de Fava Fresca e Chips de Queijo



Essa salada comprova a regra de que as receitas mais simples são as melhores. Além do vinagrete, ela tem só três ingredientes, mas eles se combinam tão bem que o resultado é delicioso. Retirar a pele dura das favas (se elas não forem novas) pode parecer um trabalho ingrato, mas o delicado sabor do miolo verdinho compensa o esforço.

4 punhados generosos de fava fresca
120g de queijo pecorino ralado fino
4 punhados de folhas mistas para salada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PARA OS CHIPS DE QUEIJO
50g de farinha de trigo
50g de queijo parmesão vegetariano ralado fino
100g de queijo pecorino ralado fino

Elimine a pele das favas (esse procedimento é dispensável se as favas forem novas). Para isso, afervente-as por 2-3 minutos numa panela com água salgada. Escorra e coloque em água e gelo, depois elimine a pele. Se o tamanho delas for muito diferente, afervente separadamente, de acordo com o tamanho.

Para preparar o chips de queijo, misture a farinha com o parmesão vegetariano e o pecorino. Aqueça duas frigideiras pequenas antiaderentes e cubra o fundo delas com uma camada fina da mistura de queijos. Cozinhe até que comecem a dourar, vire e doure do outro lado. Reserve os chips, sem amontoá-los.

Bata junto o azeite e o vinagre. Tempere as favas com sal e pimenta a gosto, com parte do vinagrete e o pecorino. Arrume-as no centro dos pratinhos e arranje ao redor as folhas temperadas com o vinagrete restante. Sirva com o chips de queijo. Serve 4.


Infelizmente não encontramos as favas e o pecorino... Improvisamos com ervilha em lata e usamos apenas o parmesão. De qualquer forma é uma salada saborosa e o chips é incrível.



Acompanhamento
Pão de Milho à Mexicana



Preaqueça o forno a 180ºC.  Unte e enfarinhe uma fôrma de 20 cm de diâmetro. Elimine as sementes de 1 pimenta-verde e 1 pimenta vermelha e pique-as fino. Corte 6 cebolinhas em fatias. Em fogo médio, aqueça um pouco de azeite de oliva numa frigideira e frite por 2 minutos as pimentas e a cebolinha até que fiquem macias. Passe para uma tigela e adicione 340g de milho verde em lata, escorrido, e 2 colheres (sopa) de coentro picado fino. Bata 2 ovos grandes orgânicos com 120ml de creme de leite azedo e junte à tigela. Peneire 175g de fubá e 2 ½ colheres (chá) fermento em pó sobre a mistura de milho verde. Acrescente 180g de queijo cheddar ralado, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Despeje a mistura na forma preparada, alise a superfície e polvilhe mais 40g de queijo cheddar ralado. Asse na prateleira central do forno por 30-40 minutos ou até que fique dourado e bem crescido e que um espetinho enfiado no centro saia limpo. Serve 4-6.

Só não encontramos as pimentas, então o pão não teve muita personalidade mexicana... Mas fez muito sucesso pela simplicidade e sabor.


Jantar
Quesadilla com Avocado e Salsa



Quesadilla é o equivalente mexicano do nosso sanduíche de queijo quente. Ela pode ser feita com a tortilha de milho, que precisa ser aquecida para ficar macia, mas nessa receita, usamos a tortilha de farinha de trigo (veja a receita na página 101), que já é macia.

4 colheres (chá) de azeite de oliva
4 tortilhas grandes de farinha de trigo
100g de queijo cheddar ralado
50g de cogumelo fresco, cortado em fatias finas
1 maço de cebolinha em fatias finas
4 tomates sem pele e picados
2 avocados maduros, descascados e fatiados
100ml de creme de leite azedo

Para a salsa
4 tomates grandes, sem sementes e picados grosso
2 cebolinhas picadas fino
1 pimenta vermelha, sem sementes, picada
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de manjericão picado

Primeiro prepare a salsa. Misture bem todos os ingredientes e reserve.

Coloque 1 colher (chá) do azeite numa frigideira grande em fogo médio-alto e incline-a para que todo o fundo fique untado. Coloque uma tortilha na frigideira e vire-a a cada 10 segundos até que comece a estufar, formando um bolso.

Espalhe sobre a tortilha ¼ de queijo, do cogumelo, da cebolinha e do tomate, tomando cuidado para não formar uma camada muito grossa.

Diminua o fogo para médio-baixo e tampe a frigideira. Se começar a soltar fumaça, retire a frigideira do fogo. Após 1 minuto, verifique se o queijo derreteu. Se ainda não derreteu, volte a frigideira ao fogo, tampada, e verifique novamente depois de 15 segundos. Quando o queijo estiver derretido, dobre a tortilha ao meio com cuidado, como se estivesse fazendo uma omelete. Repita com as tortilhas restantes. Sirva com fatias de avocado e creme de leite azedo. Serve 4.

Ah a Quesadilla!!! Não tem erro, pra qualquer momento, pra receber os amigos, pra um lanche rápido, esse prato é imbatível! Infelizmente não encontramos o avocado ou o abacate tradicional, com ele a combinação seria ainda melhor.


Sobremesa
Lassi de Manga



No processador de alimentos, bata 600g de iogurte natural, 2 mangas picadas, 3 colheres (sopa) de sementes de romã e 1 colher (sopa) de mel até ficar liso. Divida entre 4 copos e sirva imediatamente. Serve 4.

Lassi sem o romã não é lassi, mas nos deliciamos com essa sobremesa!


Aproveite esta última Segunda-Feira do ano pra provar uma receita sem carne e se surpreender com a generosidade da mãe natureza em opções saborosas do mundo vegetal.

Desejamos a você uma feliz mudança de ano com energias que te renovem. Pense no quanto a saúde pode melhorar sua vida e vamos juntos oferecer mais cuidado e atenção a ela em 2015.

Jana
Alimento e Você
desafiomfmbrasil@gmail.com




Meat Free Monday Christmas challenge went to the coast of Brazil meet the family. As we were in a very small town, we had to improvise some ingredients of the recipes and preparation techniques.
As you know, this is the major challenge the mood: cook meatless recipes although sometimes a little adapted, so you have your images beyond disclosed herein book of recipes. And it will inspire you to enter the conscious movement to take the meat dish once a week.

What I can guarantee is that a lot of fun improvising this week. Cooked with the family and I was held in achieving serve a meal without meat in the night of Christmas. Yup!

Smothie of Nectarine was an afternoon snack, Tomato Soup and Fava salad with cheese chips served as accompaniment to the delicious Corn Bread to Mexican and the acclaimed Quesadilla with Avocado and Salsa served at supper. Have Manga Lassi not reached the table, so good was delighted by all during preparation.

Check out the delights, take a chance and send the photo to prepare!

Breakfast
Smothie of Nectarine

Chop 1 banana and place in blender. Add 100g nectarine pulp, 50g of thin oat flakes, 100 g of fresh curd (or yoghurt), 150ml organic milk, ice cubes and 6 honey taste. Beat until smooth. If you prefer, replace the nectarine by other fruit such as strawberry, raspberry, peach or blueberry. 2 serves.

Ours was prepared with peach and was very good.


Packed Lunches
Tomato and Basil Soup

In a saucepan, heat 1 tablespoon (soup) of olive oil and fry 1 large onion diced for 8-10 minutes, until tender. Cut in half 375g of ripe tomato and add to the pan. Cook for another 5 minutes, mashing the tomatoes with a wooden spoon. Take over 375g of tomatoes and to remove the skin, using a fork, pierce each and place in a bowl with boiling water. Wait 20 seconds and remove the skin. Cut the tomatoes into pieces, removing the seeds and set aside. Place the cooked tomatoes in a blender with 150ml of vegetable broth and blend until smooth. Pass this cream through a sieve to remove skin and seeds and place it back into the pan. Add 1 liter of tomato juice, salt and black pepper freshly ground black, some torn basil leaves and the reserved chopped tomatoes. Heat and serve with a few basil leaves and a spoonful of sour cream, if desired. Serves 4.

Super quick and light!



Lunch
Fresh Fava salad and Cheese Chips

This salad proves the rule that the simplest recipes are the best. In addition to the vinaigrette, it only has three ingredients, but they combine so well that the result is delicious. Remove the hard skin of the beans (if they are not new) can seem a thankless job, but the delicate flavor of blue whiting kernels worth the effort.

4 generous handfuls of fresh fava
120g finely grated pecorino cheese
4 handfuls of mixed salad leaves
3 tablespoons (soup) of olive oil
1 tablespoon (soup) of white wine vinegar
Salt and black pepper freshly ground black

FOR CHEESE CHIPS
50g plain flour
50g parmesan vegetarian finely grated cheese
100g finely grated pecorino cheese

Discard the skin of beans (this procedure is not necessary if the beans are new). For this, afervente them for 2-3 minutes in a pan of salted water. Drain and place in ice water, then drop the skin. If the size of them is very different, afervente separately according to size.

To prepare the chips cheese, mix the flour with the vegetarian parmesan and pecorino. Heat two small non-stick frying pans and the bottom cover them with a thin layer of the mixture of cheeses. Cook until they begin to brown, turn and brown the other side. Book the chips without stack them.

Whisk together the olive oil and vinegar. Season the beans with salt and pepper to taste, with some of the vinaigrette and pecorino. Arrange them in the center of the serving plates and arrange around the temperate leaves with remaining vinaigrette. Serve with chips cheese. Serves 4.


Unfortunately we did not find broad beans and pecorino ... improvise with canned peas and parmesan use only. Anyway it's a tasty salad and chips is amazing.



Accompaniment
Mexican to Corn Bread

Preheat oven to 180ºC. Grease and flour a cake pan 20 cm in diameter. Discard the seeds of pepper 1 green and 1 red pepper and chop them fine. 6 spring onions cut into slices. Over medium heat, heat a little olive oil in a frying pan and fry for 2 minutes peppers and green onions until tender. Move to a bowl and add 340g of corn canned, drained, and 2 tablespoons (soup) of finely chopped cilantro. Beat 2 large organic eggs with 120ml sour cream and add to the bowl. Sift 175g of corn meal and 2 ½ tablespoons (tea) baking powder over the mixture of corn. Add 180g of grated cheddar cheese, salt and black pepper freshly ground black to taste. Pour the mixture into the prepared pan, smooth the top and sprinkle over 40g of grated cheddar cheese. Bake on the center shelf of the oven for 30-40 minutes or until golden and well grown and a skewer stuck in the center comes out clean. Fits 4-6.

Just do not find the peppers, then the bread did not have much personality ... But Mexican was very successful for simplicity and flavor.


Dinner
Quesadilla with Avocado and Salsa

Quesadilla is the Mexican equivalent of our grilled cheese sandwich. It can be made with corn tortilla, which needs to be heated to become soft, but this recipe, we use wheat flour tortilla (see recipe on page 101), which is already soft.

4 tablespoons (tea) olive oil
4 large flour tortillas
100g grated cheddar cheese
50g fresh mushroom, thinly sliced
1 green onion, thinly sliced pack
4 tomatoes peeled and chopped
2 avocados ripe, peeled and sliced
100ml sour cream

For salsa
4 large tomatoes, seeded and chopped roughly
2 spring onions chopped fine
1 red pepper, seeded and chopped
1 tablespoon (soup) of white wine vinegar
3 tablespoons (soup) of extra virgin olive oil
1 teaspoon (tsp) chopped basil

First prepare the salsa. Mix all ingredients well and set aside.

Place 1 teaspoon (tsp) of oil in a large skillet over medium-high heat and tilt it so that the entire bottom is smeared. Place a tortilla in the skillet and turn it every 10 seconds until it begins to puff, forming a pocket.

Spread about ¼ tortilla cheese, mushroom, spring onion and tomato, being careful not to form a very thick layer.

Reduce heat to medium-low and cover the skillet. If you start to smoke, remove the pan from the heat. After 1 minute, verify that the cheese has melted. If you have not melted, return the pan to the fire, covered, and check again after 15 seconds. When the cheese is melted, fold the tortilla in half carefully, as if making an omelette. Repeat with the remaining tortillas. Serve with slices of avocado and sour cream. Serves 4.

Ah the quesadilla !!! Do not miss it, for any time, to receive friends, for a quick bite, this dish is unbeatable! Unfortunately we did not find the avocado or the traditional avocado with it the combination would be even better.


Dessert
Lassi Mango

In food processor, beat 600g plain yogurt, 2 sleeves chopped 3 tablespoons (soup) of pomegranate seeds and 1 tablespoon (soup) of honey until smooth. Divide among 4 glasses and serve immediately. Serves 4.

Lassi without the pomegranate is not lassi, but we delight in this dessert!


Enjoy this last Monday of the year to prove a recipe without meat and be amazed by the generosity of Mother Nature in tasty choices of the plant world.

We wish you a happy change from year to renew energy with you. Think of how health can improve your life and we will together provide more care and attention to it in 2015.

Jana
Alimento e Você
desafiomfmbrasil@gmail.com


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário