domingo, 21 de dezembro de 2014

Semana #3, Desafio MFM Brasil - Week #3

Começou nesse domingo 21 de dezembro o Verão, a estação mais quente do ano. Tempo de festas, encontros, descanso, férias, viagens e mais que nunca de cuidar de nossa alimentação.

Nesta estação privilegiamos frutas, saladas e pratos mais leves e o livro Meat Free Monday traz em sua Semana 1 do Verão receitas muito leves e práticas.

Como estamos em um período de fechamento do ano e todos estamos muito atarefados, eu e Daniel decidimos não receber convidados e aproveitamos o domingo para preparar as delícias pra nós dois. ;)

Acreditamos que esse ato de persistência em preparar e divulgar receitas sem carne toda Segunda irá inspirar outras pessoas a fazer o mesmo, amplificando os resultados do movimento positivo Meat Free Monday - Segunda Sem Carne.

Confira em detalhe, prepare em sua casa e nos envie fotos se quiser: desafiomfmbrasil@gmail.com.

Verão - Semana 1, Livro Meat Free Monday
Semana #3, Desafio MFM no Brasil




Café da Manhã
Musli de Frutas e Nozes


Misture 500g de flocos de aveia, 250g de flocos de cevada e 25g de cada um dos seguintes ingredientes: uva-passa branca, uva-passa escura, damasco seco picado, semente de girassol, noz-pecã e castanha Brasil picada. Para servir, adicione leite orgânico e mel a gosto ou umedeça com um pouco de leite e complete com iogurte natural. Conserve em recipiente hermeticamente fechado. Rende 12 porções.

Cereal natural para começar seu dia com o carinho da aveia e uma boa dose dos nutrientes que precisa, através das sementes e oleaginosas.



Almoço para Viagem
Salada Mexicana de Feijão


Numa panela, aqueça 75g de feijão-preto cozido e misture com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto. Deixe esfriar e junte ½ pimentão vermelho em cubinhos, 1 tomate em cubinhos, 1 dente de alho amassado, ½ cebola roxa em fatias finas e 2 colheres (sopa) de salsa picada. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Serve 2

Deliciosamente leve, finalizamos com a mesma rapidez que a preparamos!!


Almoço
Frittata de Abobrinha e Batata


6 batas novas, médias bem escovadas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 abobrinha grande cortada em fatias de 1cm
1 dente de alho amassado
6 ovos grandes orgânicos
1 colher (sopa) de endro fresco picado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão vegetariano, ralado na hora
1 colher (chá) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Cozinhe as batatas em água fervente salgada por 20 minutos, ou até que fiquem macias. Escorra-as, deixe amornar e corte em rodelas.

Numa frigideira grande, aqueça 1 colher (sopa) do azeite e frite as fatias de abobrinha em fogo alto, até que fiquem douradas dos dois lados. Retire e deixe esfriar. Na mesma frigideira, coloque o azeite restante e a batata e frite até dourar. Acrescente então o alho e cotinue fritando por mais 30 segundos. Retire da frigideira e deixe esfriar.

Bata bem os ovos. Junte o endro picado, metade do parmesão ralado e tempere com sal e pimenta e bata mais um pouco.

Preaqueça o grill. Numa frigideira de 20 cm de diâmetro, derreta a manteiga e distribua a abobrinha e a batata numa camada uniforme. Despeje a mistura de ovo ao redor dos legumes, polvilhe o restante do parmesão e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 3-4 minutos, até que o ovo comece a firmar. Leve a frigideira ao forno, debaixo do grill, e continue o cozimento até que a superfície da frittata fique firme e dourada. Espere amornar ligeiramente, corte em gomos e sirva.

Como mostra a foto essa fritatta é maravilhosa. Não parece, mas é muito leve. Batata e abobrinha crocantes, com um toque bem leve de parmesão... Somos fãs da tortilla, equivalente espanhola para a fritatta, e mais que nunca ela fará parte de nossa alimentação semanal. Prove!


Acompanhamento
Triângulos de Espinafre e Queijo


Preaqueça o forno a 180ºC e unte uma assadeira. Lave 500g de folha de espinafre e cozinhe em água fervente salgada por 5-6 minutos. Escorra e, depois de frias, esprema muito bem com as mãos para eliminar o máximo de água. Pique as folhas e misture com 80g de queijo feta amassado (ou ricota amassada), uma boa pitada de noz-moscada ralava, 1 ovo orgânico, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Se usar o queijo feta, não precisa por mais sal. Corte 160g de massa filo em tiras de 7cm x 45cm, colocando-as uma sobre a outra e cobrindo com filme plástico para evitar que ressequem. Pegue uma tira, pincele com manteiga derretida e coloque 1 colher (chá) bem cheia de recheio numa das extremidades, a cerca de 2cm da borda. Pegue um dos cantos e dobre em diagonal, formando um triângulo. Dobre-o sobre si mesmo várias vezes, até chegar ao final da tira, sempre mantendo o formato triangular. Repita com as tiras restantes e arrume os triângulos na assadeira. Pincele-os com manteiga derretida e asse por 30 minutos. até que fiquem dourados e crocantes. Sirva quente. Rende 16.

Deliciosos triângulos crocantes e leves com espinafre e queijo... 


Jantar
Berinjela à Parmegiana

Berinjela macia e muçarela derretendo compõem esse prato que é, merecidamente, um clássico. Os norte-europeus ficam assustados só de pensar em cozinhar a berinjela, devido à quantidade incrível de azeite que ela absorve ao ser frita, mas os italianos conseguem essa façanha de olhos fechados. O segredo consiste em assá-la até que a berinjela fique realmente macia.

5 colheres azeite de de oliva
2 dentes de alho fatiados fino
2 latas (400g cada) de tomate pelado picado
Folhas rasgadas de 1 maço pequeno de manjericão
1 colher (chá) e açúcar
3 berinjelas médias, cortadas em fatias com 0,5cm de espessura no sentido do comprimento
2 bolas de muçarela fresca fatiada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 180ºC. Numa panela, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e frite o alho por 2 minutos em fogo baixo. Junte o tomate e cozinhe por 15 minutos ou até encorporar, em fogo baixo. Acrescente o manjericão e o açúcar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Aqueça uma grelha canelada ou se uma frigideira antiaderente. Com o azeite restante, pincele as fatias de berinjela dos dois lados. Tempere com sal e pimenta e grelhe-as até que fiquem bem macias. É importante que a berinjela fique o mais macia possível.

Numa fôrma refratária de 26 cm x 20 cm, coloque algumas colheradas do molho de tomate, cubra-o com fatias de berinjela e de muçarela e repita as camadas, terminando com uma camada fina de molho (deve dar 3-4 camadas). Polvilhe parmesão vegetariano e asse por 30-40 minutos, até que fique dourada e borbulhante.

Clássico e muito gostoso. O segredo é realmente temperar a beringela e assar bem, o sabor do prato é determinado pela qualidade da berinjela que conseguir preparar.


Sobremesa
Taças de Morango e Mascarpone


Limpe 250 g de morango e divida entre duas tigelas. Misture 1 colher (sopa) de mascarpone, 150 ml de creme de leite, ¼ colher (chá) de essência de baunilha e açúcar a gosto. Coloque o creme sobre os morangos e decore com alguns mirtilos. Serve 2


Um deleite total! Mascarpone é um queijo caro, mas vale provar pelo menos uma vez. É suave e profundo... Nesta receita você pode substitui-lo pelo cream cheese.



O Alimento e Você encerra o ano com muita alegria por ter embarcado no desafio MFM. Você que lê as receitas toda semana talvez pense que tem sido fácil, mas na verdade estamos nos desdobrando na preparação aos domingos, no desafio aos nossos amigos para que venham, experimente e cozinhem em suas casas e no desafio para você aí de casa quando os desafiamos às segundas com a divulgação das receitas com foto do que cozinhamos.

Em 2015 temos preparado alguns conteúdos profundos e bem interessantes sobre alimentação, nutrição e culinária. E seguiremos com o desafio até dezembro!  /\

A você desejamos que encontre nesse período de festas as energias necessárias para se conectar contigo e com sua família. É um período importante para buscar sua consciência, pensar como anda sua vida e reavaliar suas ações e propósitos. 

Feliz período de festas !

Jana
Alimento e Você



The hottest season of the year started this Sunday December 21st, Summer. Time of parties, meetings, rest, vacation, travel and more than ever to take care of you through your food.

This season we focus on fruits, salads and lighter dishes and the book Meat Free Monday brings in its first week of summer recipes very light and easy.

As we are in a year of closing period and we are all very busy, Daniel and I decided not to receive guests and enjoyed the Sunday to prepare delicacies for both of us. ;)

We believe that this act of persistence to prepare and disseminate meatless recipes every Monday will inspire others to do the same, amplifying the results of positive movement Meat Free Monday.

Check in detail, prepare in your home and send us photos if you want: desafiomfmbrasil@gmail.com.

Summer - Week 1, Book Meat Free Monday
Week # 3, MFM Challenge in Brazil


Breakfast
Musli of Fruits and Nuts

Mix 500g rolled oats, barley flakes 250g and 25g of each of the following ingredients: raisins white raisins dark, dry chopped apricot, sunflower seed, pecan and Brazil chopped nuts. To serve, add organic milk and honey to taste or moisten with a little milk and top with yogurt. Store in airtight container. Makes 12 servings.

Cereal to start your day with the care of oats and a good dose of the nutrients you need, through seeds and oil.
 
 
Packed Lunches
Mexican Bean Salad

In a saucepan, heat cooked black beans 75g and mix with 3 tablespoons (soup) of olive oil and 1 tablespoon (soup) of red wine vinegar. Let cool and add ½ red bell pepper, diced, 1 diced tomato, 1 clove garlic, ½ red onion into thin slices and 2 tablespoons (soup) of chopped parsley. Mix well and season with salt and black pepper freshly ground black. serves 2
 
Delightfully light, finalized as quickly that prepared !!
 
 
Lunch
Zucchini and Potato Frittata
 
6 new gowns, medium and brushed
2 tablespoons (soup) of olive oil
1 large zucchini cut into slices 1 cm
1 garlic clove, crushed
6 large organic eggs
1 tablespoon (soup) chopped fresh dill
2 tablespoons (soup) of parmesan vegetarian cheese, grated on time
1 teaspoon (tsp) butter
Salt and black pepper freshly ground black
 
Cook the potatoes in boiling salted water for 20 minutes or until tender. Drain them, let cool and cut into slices.
 
In a large skillet, heat 1 tablespoon (soup) of oil and fry the zucchini slices over high heat, until golden on both sides. Remove and let cool. In the same skillet, heat the remaining olive oil and potatoes and fry until golden brown. Then add the garlic and cotinue frying for another 30 seconds. Remove from pan and let cool.
 
Whisk the eggs. Add the chopped dill, half the grated parmesan and season with salt and pepper and beat some more.
 
Preheat the grill. In a frying pan 20 cm in diameter, melt the butter and distribute the zucchini and potatoes in an even layer. Pour the egg mixture around the vegetables, sprinkle the remaining Parmesan and cook over medium-low heat for 3-4 minutes, until the egg begins to set. Take the pan in the oven, under the grill, and continue cooking until the surface of the frittata is firm and golden. Expect warm slightly, cut into wedges and serve.
 
As shown in this photo fritatta is wonderful. There seems, but is very light. Potato and zucchini crunchy, with a very light touch of parmesan ... We are fans of the tortilla, Spanish equivalent for fritatta, and more than ever it will be part of our weekly feeding. Taste!

 
Accompaniment
Triangles Spinach and Cheese
 
Preheat oven to 180 ° C and grease a baking sheet. Wash 500g of spinach leaf and cook in boiling salted water for 5-6 minutes. Drain and then cold, firmly wring his hands to remove as much water. Chop the leaves and mix with 80g crumpled feta cheese (or ricotta mashed), a good pinch of grated nutmeg, 1 organic egg, salt and black pepper freshly ground black. If you use feta cheese, no need for extra salt. Cut 160g filo pastry into strips 7cm x 45cm, placing them one over the other and covering with plastic wrap to prevent drying out. Take a strip, brush with melted butter and place 1 teaspoon (tsp) and full of filling at one end, about 2cm from the edge. Take one corner and fold diagonally to form a triangle. Fold it over itself several times, until the end of the strip, while maintaining the triangular shape. Repeat with the remaining strips and arrange the triangles on baking sheet. Brush them with melted butter and bake for 30 minutes. until golden brown and crispy. Serve hot. Rende 16.
 
Delicious crunchy triangles and light with spinach and cheese ...

 
Dinner
Eggplant Parmesan
 
Eggplant and mozzarella melting soft make up this dish that is deservedly a classic. The Northern Europeans are just scared to think of cooking the eggplant, due to the incredible amount of oil it absorbs to be fried, but the Italians can this feat eyes closed. The secret is to bake it until the eggplant becomes really soft.
 
5 tablespoons of olive oil
2 cloves garlic, sliced thin
2 cans (400g each) chopped peeled tomatoes
Torn leaves 1 small bunch of basil
1 teaspoon (tsp) and sugar
3 medium eggplants, cut into slices with a thickness of 0.5 cm lengthwise
2 balls of fresh mozzarella sliced
Salt and black pepper freshly ground black
 
Preheat oven to 180ºC. In a saucepan, heat 2 tablespoons (soup) of oil and fry the garlic for 2 minutes over low heat. Add the tomatoes and cook for 15 minutes or until embody, over low heat. Add the basil and sugar. Season with salt and pepper to taste.
 
Heat a ribbed grill or a nonstick skillet. With the remaining olive oil, brush the eggplant slices on both sides. Season with salt and pepper and grill them until they are very soft. It is important that the eggplant stay as soft as possible.
 
A refractory mold of 26 cm x 20 cm, put a few spoonfuls of tomato sauce, cover with slices of eggplant and mozzarella and repeat the layers, finishing with a thin layer of sauce (should give 3-4 layers). Sprinkle vegetarian parmesan and bake for 30-40 minutes until golden and bubbly.
 
Classic and very tasty. The secret is really spice eggplant and bake well, the flavor of the dish is determined by the quality of eggplant as you can prepare.

 
Dessert
Strawberry and Mascarpone Cups

Clean 250 g strawberry and divide between two bowls. Mix 1 spoon (soup) of mascarpone, 150 ml of cream, ¼ teaspoon (tsp) vanilla extract and sugar to taste. Place the cream on strawberries and garnish with some blueberries. serves 2
 
A total delight! Mascarpone cheese is expensive but worth try at least once. It is smooth and deep ... In this recipe you can replace it with the cream cheese.



The website Alimento e Você ended the year with great joy to have boarded the MFM challenge. You who read the recipes every week might think has been easy, but we are actually unfolding in the preparation on Sundays, in the challenge to our friends to come, try and cook in their homes and in the challenge for you there house when challenge on Monday with the release of recipes with picture of what we cook.

In 2015 we have prepared some deep and very interesting content about food, nutrition and cooking. And we will continue the challenge until December! / \

Hope you find this holiday season the energies needed to connect with you and your family. It is an important time to check your conscience, think how is your life and reassess their actions and purposes.

Happy holiday season!

Jana
Alimento e Você



As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário