segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Semana #1 Desafio MFM Brasil - Week #1 Brazil MFM Challenge

Contribuir para sua saúde ajudando-o a ter opções de receitas sem carne um dia da semana é o objetivo do "Desafio Meat Free Monday no Brasil" lançado pelo site Alimento e Você.

O movimento Meat Free Monday foi lançado na Inglaterra pelo Paul McCartney e família e já conquistou o mundo. No Brasil é chamado de Segunda Sem Carne.


Aqui no desafio cozinharemos e divulgaremos as receitas do livro do MFM. Você verá como é fácil e simples cozinhar sem carne um dia por semana.

O desafiado é você!

Além de melhorar a sua saúde, essa atitude afeta diretamente o aquecimento global. Conheça o movimento e entenda porque é tão significante tirar a carne do prato 1 x por semana.  

Lembre-se: depois de Domingo, Meat Free Monday - Segunda Sem Carne. 


O livro tem 312 receitas, divididas pelas 4 estações do ano e cada uma delas por 13 semanas. Para cada Segunda Sem Carne são  6 sugestões de receitas: Café da Manhã, Almoço para Viagem, Almoço, Acompanhamento, Jantar e Sobremesa. 

Começaremos pela Primavera, Semana 12, que é exatamente a semana do ano em que estamos.



Ontem recebemos os amigos Ana Paula e Ricardo que provaram os pratos e levaram as receitas pra casa. O desafio é que eles cozinhem pelo menos uma delas. Estamos indo aos poucos. Quem sabe eles gostam do que viram e também comecem a ter a Segunda Sem Carne? Vamos ver!



Convidamos você aí de casa a fazer o mesmo! Prepare um dos pratos e envie sua foto até quinta-feira para desafiomfmbrasil@gmail.com, ou por inbox no facebook.com/alimentoevoceNa sexta-feira divulgaremos o resultado aqui no site.

Paul McCartney diz que é um dia divertido e realmente foi o que experimentamos. Eu e meu marido não somos chefs, cozinhamos pelo prazer de preparar um alimento. Ao mesmo tempo que é um ritual de cuidado com nosso corpo e alma, é um ato de amor pelas pessoas que o degustarão.

Neste caso pensei em mostrar a simplicidade de preparar um alimento mais natural possível (com poucos industrializados envolvidos) e ainda por cima sem carne. Parabéns ao pessoal do Meat Free Monday, pois as receitas do livro são simples de se fazer e muito gostosas. 


Café da Manhã
1. Banana Frita com Noz Pecã e Calda de Maple


Corte 2 bananas ao meio no sentido do comprimento e respingue com o suco de ½ limão para que não escureçam. Derreta 25g de manteiga numa frigideira, frite a banana até que doure dos dois lados e passe para um prato. Na frigideira, coloque 25g de noz-peçã picada e doure ligeiramente. Adicione 2 colheres (sopa) de xarope de maple e aqueça bem. Despeje sobre a banana e sirva imediatamente, com iogurte, se quiser. Serve 2


 A vontade é repetir esse café da manhã todos os dias... Você pode usar outro xarope de milho se não encontrar o canadense Maple.  



Almoço para Viagem
2. Sanduíche de queijo e picles de couve-flor


Esse picles de couve-flor é muito rápido e fácil de fazer e é uma maneira diferente e gostosa de preparar um legume nem sempre apreciado. Coloque 2 colheres (sopa) de óleo de girassol numa frigideira e aqueça em fogo médio. Junte 1 colher (chá) de sementes de mostarda pequenos e frite por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando. 

Acrescente ½ colher (chá) de pimenta calabresa em flocos e ½ colher (chá) de cúrcuma em pó e continue fritando por mais 2-3 minutos ou até a couve-flor estar macia e ser furada com um garfo. Retire do fogo e junte ½ colher (chá) de sementes de feno grego torradas, 1 colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de suco de limão. Despeje em vidros esterilizados e feche bem. Para preparar o sanduíche, passe manteiga em 2 fatias de pão multigrão e recheie com 25g de queijo cheddar em fatias e 1 colher (sopa) do picles de couve-flor. Serve 1 (mas o picles fica para próximos sanduíches).

Surpreendente o sabor da couve-flor. A receita rende muitos sanduíches, já preparamos 4 e temos ainda 1/3 dos picles. Usei pouco queijo, nem apareceu na foto, faça a seu gosto. Ótima opção para ter na geladeira e montar um sanduíche na hora da fome.

Almoço
3. Salada Fatuche com queijo grelhado





A salada fatuche é uma delícia que vem do Oriente Médio. Colorida e refrescante, é entremeada de pedacinhos de pão sírio torrado, que serve para absorver o saboroso líquido que se forma na tigela. O queijo halloumi grelhado é o complemento perfeito (se não encontrar, use queijo coalho).

3 pães sírios
4-5 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 pés de minialface-romana, rasgados em pedaços
1 pepino médio, descascado, sem sementes e cortado em cubinhos
200g de tomate-cereja cortado ao meio
6 rabanetes cortados em fatias
1 pimentão vermelho e 1 verde, pequenos, sem sementes e picados grossos
6 cebolinhas cortadas em fatias
3 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de coentro picado
Suco de 1 limão
1-2 colheres (chá) de sumac (especiaria Turca)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o grill e torre os pães até começarem a dourar, estufar e ficar crocantes. Parta-os ao meio, pincele a parte interna com um pouco de azeite e leve-os novamente ao forno para dourar também desse lado. Quebre-os em pedaços não muito grandes e deixe esfriar.

Coloque a verdura, todos os legumes e ervas aromáticas em uma tigela e misture bem.

Numa tigela pequena, misture o restante do azeite, o suco de limão, sal e pimenta a gosto. Despeje sobre a salada, junte o sumac e mexa bem. Deixe descansar por 30 minutos para os sabores se mesclarem. Sirva com homus e queijo halloumi grelhado. Serve 4

Muito colorida e viva está é uma salada bem completa e repleta de sabores. Vale muito a pena prepará-la! Se não encontrar o queijo Halume, o queijo coalho lhe atenderá muito bem. Minha dica é não misturar o tempero 30 minutos antes de servir, o pão esmigalhado ficou muito molhado e as verduras murcharam. Cerca de 10 minutos são suficientes para os sabores se mesclarem.



Acompanhamento
4. Abobrinha e tomate ao forno com queijo feta


Preaqueça o forno a 200ºC. Aqueça uma grelha. Corte 4 abobrinhas pequenas ao meio no sentido do comprimento. Pincele-as com um pouco do azeite de oliva e grelhe por 2 minutos, o lado cortado virado para baixo, até a polpa ficar chamuscada. Repita esse procedimento com 3 tomates cortados ao meio. Arrume a abobrinha e o tomate numa forma refratária e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Respingue 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico e mais um pouco de azeite, distribua 150g de queijo feta em cubinhos – ou outro queijo de cabra não cremoso - , alguns raminhos de tomilho-limão, sal e pimenta. Asse por 20-30 minutos, até a abobrinha ficar macia. Sirva com algumas folhas de manjericão fresco. Serve 4

Absolutamente deliciosos! Leve, acompanhou muito bem o risoto. Utilizamos ricota, pois não encontramos o queijo feta no dia da compra. Tenho certeza que ficará ainda mais saboroso com o feta. 



Jantar
5. Risoto de Aspargo



O cogumelo morel é um tipo selvagem que, nos países de clima temperado, aparece na primavera. Ele é escuro e dá um sutil aroma de nozes a esse risoto de aspargo, Se não o encontrar, use outra variedade, como o shiitake, o shimeji ou o pleurotus. Se preferir, omita o cogumelo do risoto.

6 cogumelos morel secos ou frescos
250g de aspargo fino, cortado em pedaços de 2,5cm
25g de manteiga sem sal
1 ½ colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa picada fino
300g de arroz arbóreo
800ml de caldo de legumes fervidos
1 colher (sopa) de manjerona ou orégano fresco ou 1 colher (chá) se forem secos
2 colheres (sopa) de queijo mascarpone
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Queijo parmesão vegetariano, ralado na hora (opcional)

Se o cogumelo for fresco, demolhe-o em água fria salgada por 10 minutos. Se for seco, demolhe-o em água quente por 30 minutos. Enxágue-o bem, seque e pique em vários pedaços. Afervente o aspargo por 1 minuto, escorra e reserve. Numa panela de fundo grosso, aqueça a manteija e o azeite e refoque a cebola e o cogumelo até ficarem macios. Junte o arroz e mexa até fica bem envolvido pela gordura. Acrescente uma concha de caldo e a manjerona e cozinhe em fogo baixo, mexendo frequentemente, até que o líquido seja absorvido. Vá adicionando mais caldo, uma concha de cada vez, e mexendo, até o arroz ficar al dente e com consistência cremosa. Junte o aspargo e o mascarpone e tempere a gosto com sal e pimenta. Se desejar, sirva com parmesão.  Serve 4

Muito fácil e leve. Adoramos! Utilizamos queijo cream cheese e cogumelos shiitake.


Sobremesa
6. Torta de Amêndoa e Framboesas



Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira (aproximadamente 31cm x 17cm x 3cm). Na jarra do processador de alimentos, coloque 225g de farinha de trigo com fermento, 75g de amêndoa moída, 200g de manteiga em cubinhos e 275g de açúcar e bata até a manteiga ficar uniformemente distribuída – ou use uma tigela grande e esfregue os ingredientes entre os dedos. Adicione 2 ovos médios orgânicos e a casca de 2 laranjas ralada fino. Bata mais um pouco e misture com uma colher de pau. A massa não precisa ficar lisa. 

Espalhe-a na assadeira e coloque por cima 200g de framboesa congelada. Asse por mais 15 minutos, até que fique firme ao toque. 

Espere esfriar e corte em quadrados. Na geladeira, podem ser conservados por até 2 dias. Rende 16-24 quadrados.


A estrela do dia. Absolutamente molhadinha e saborosa...  Esta receita é sensacional! Não encontramos framboesas congeladas e fizemos com amoras frescas. Como não uso alimentos refinados, usei farinha de trigo integral e apenas 1/3 do total de farinha branca. No caso do açúcar, substitui o branco pelo mascavo que deu um sabor ainda mais intenso e caramelizado ao bolo. 



Semana #1 = Promessa feita é promessa cumprida.

Boa semana e vamos para mais uma Segunda Sem Carne!

Jana Favato
@alimentoevoce
desafiomfmbrasil@gmail.com




Contribute to your health helping you to have meatless recipes choices in a day is the goal of "Meat Free Monday Challenge in Brazil" launched by the site Alimento e Você (food and you).

Meat Free Monday was launched in England by Paul McCartney and family and is happening all around the world. In Brazil it is called Segunda Sem Carne.


We shall cook and post the MFM book recipes. You will see how easy and simple cooking meatless one day a week. The challenged is you!

In addition to improving your health, this attitude directly affects global warming. Meet the movement and understand why it is so significant to take the meat dish 1 x per week. And remember, after Sunday, Meat Free Monday.

The book has 312 recipes, divided by 4 seasons and each of them for 13 weeks. For each Monday Meatless you have 6 recipe suggestions: Breakfast, Packed Lunches, Lunch, Side Dish, Dinner and Dessert. We will start in the Spring, Week 12, which is exactly the week of the year we are in.

Yesterday we received friends Ana Paula and Ricardo proved that the 6 dishes and took the recipes home. The challenge is that they cook at least one of them. We are going slowly. Maybe they like what they saw and also begin to have the Meat Free Monday? Let's see!

We invite you to do the same! Prepare one of the dishes and send your photo until Thursday to desafiomfmbrasil@gmail.com. On Friday will post the result here on the site.

Paul McCartney says it's a fun day and it was really what we experienced. My husband and I are not chefs, cook for the pleasure of preparing food. While care is a ritual with our body and soul, is an act of love for people that will eat it.

In this case thought to show the simplicity of preparing a more natural food possible (with few industrialized involved) and on top without meat. Congratulations to Meat Free Monday, as the book's recipes are simple to make and very tasty.



Breakfast
1. Fried Banana with Maple Pecan and Walnut Sauce

2 bananas cut in half lengthwise and splashing with ½ lemon juice to not darkened. Melt 25g butter in a pan, fry the banana until lightly browned on both sides and move on to a plate. In frying pan, place 25g chopped pecans and brown slightly. Add 2 tablespoons (soup) of maple syrup and heat well. Pour over the banana and serve immediately, with yogurt if you like. serves 2

The will is to repeat this breakfast every day ... You can use another corn syrup not find the Canadian Maple.


Lunch to go
2. Cheese sandwich and cauliflower pickles

This pickle cauliflower is very quick and easy to make and is a different and delicious way to prepare a vegetable not always appreciated. Place 2 tablespoons (soup) of sunflower oil in a frying pan and heat over medium heat. Add 1 teaspoon (tsp) of small mustard seeds and fry for 3-4 minutes, stirring occasionally.

Add ½ teaspoon (tsp) pepper flakes flakes and ½ teaspoon (tsp) ground turmeric and continue frying for 2-3 minutes or until the cauliflower is soft and be pierced with a fork. Remove from heat and add ½ teaspoon (tsp) toasted fenugreek seeds, 1 teaspoon (tsp) of salt and 1 tablespoon (soup) of lemon juice. Pour into sterilized jars and close tightly. To prepare the sandwich, skip butter on 2 slices of bread multigrão and fill with 25g of cheddar cheese and sliced 1 tablespoon (soup) of cauliflower pickles. Serves 1 (but the pickles is available near sandwiches)

Surprising the taste of cauliflower. If you find hay seed, use fennel. See the pickle yielded an entire pot, already prepared sandwiches and still have 4 1/3. I used so little cheese that not appeared in the picture ... But do as you like. Great option to have in the fridge and make a sandwich on a day-to-day.


Lunch
3. Salad with grilled cheese Fatuche

The fatuche salad is a delight that comes from the Middle East. Colorful and refreshing, is laced with toasted pita bread pieces, which serves to absorb the tasty liquid that forms in the bowl. The grilled halloumi cheese is the perfect complement (if not find, use curd cheese).

3 Syrian bread
4-5 tablespoons (soup) of olive oil
2 feet minialface-Roman, torn into pieces
1 medium cucumber, peeled, seeded and diced
200g cherry tomatoes cut in half
6 radishes sliced
1 red pepper and 1 green, small, seeded and chopped thick
6 spring onions sliced
3 tablespoons (soup) of chopped parsley
2 tablespoons (soup) of chopped cilantro
Juice of 1 lemon
1-2 tablespoons (tea) sumac (Turkish spice)
Salt and black pepper freshly ground black

Preheat the grill and tower the loaves until they begin to brown, braise and stay crunchy. Start off in half, brush the inside with a little olive oil and bring them back in the oven to brown well on that side. Break them in pieces not too big and cool.

Place the vegetables, all vegetables and herbs in a bowl and mix well.

In a small bowl, combine the remaining olive oil, lemon juice, salt and pepper to taste. Pour over the salad, add the sumac and stir well. Leave for 30 minutes for the flavors to blend. Serve with hummus and grilled halloumi cheese. serves 4

Very colorful and vivid this is a very complete salad and full of flavors. It is worthwhile to prepare it!

If you do not find the Halume cheese, cheese curds serve you very well. My tip is to not mix the seasoning 30 minutes before serving, the crumbled bread was very wet and wilted vegetables. About 10 minutes are sufficient to meld the flavors.



Accompaniment
4. Zucchini and tomatoes in the oven with feta cheese

Preheat oven to 200 ° C. Heat a grill. 4 small zucchini cut in half lengthwise. Brush them with a little olive oil and grill for 2 minutes, the cut side facing down until the pulp get scorched. Repeat with 3 tomatoes cut in half. Arrange the zucchini and tomatoes in a baking dish and season with salt and black pepper freshly ground black. Splashing 1 spoon (soup) of balsamic vinegar and a little olive oil, distribute 150g feta cheese into cubes - or other creamy goat cheese not - some lemon thyme sprigs, salt and pepper. Bake for 20-30 minutes until the zucchini is tender. Serve with some fresh basil leaves. serves 4

Absolutely delicious! Lightweight, followed very well the risotto. We use ricotta, do we find the feta cheese on day of purchase. I'm sure will be even tastier with the feta.


Dinner
5. Asparagus Risotto

The morel mushroom is a wild type that in temperate countries, appears in the spring. It is dark and gives a subtle aroma of nuts to that asparagus risotto, If it's not, use another variety, such as shiitake, shimeji or the pleurotus. If you prefer, omit the mushroom risotto.

6 dried morel mushrooms or fresh
250g thin asparagus, cut into pieces of 2.5 cm
25g unsalted butter
1 ½ spoon (soup) of olive oil
1 chopped red onion fine
300g Arborio rice
800ml boiled vegetable broth
1 tablespoon (soup) of marjoram or oregano or 1 teaspoon (tsp) if dry
2 tablespoons (soup) of mascarpone cheese
Salt and black pepper freshly ground black
Vegetarian parmesan, grated to order (optional)

If the mushroom is fresh, salt soak it in cold water for 10 minutes. If dry, soak it in hot water for 30 minutes. Rinse well, dry and chop into pieces. Afervente the asparagus for 1 minute, drain and set aside. In a heavy saucepan, heat the olive oil and manteija and refocus the onion and mushroom until soft. Add the rice and stir until it is well surrounded by fat. Add a ladle of broth and marjoram and cook over low heat, stirring often, until the liquid is absorbed. Go adding more broth, a ladle at a time, and stirring until the rice al dente and creamy consistency. Add the asparagus and mascarpone and season to taste with salt and pepper. If desired, serve with Parmesan. serves 4

A risotto very easy to prepare and very light due to the use of mascarpone cheese, you can substitute the cream chesee. We love it! We use the shiitake mushroom.



Dessert
6. Almond Pie and Raspberries

Preheat oven to 180ºC. Grease a baking dish (about 31cm x 17cm x 3cm). In the jar of the food processor, place flour with yeast 225g, 75g ground almonds, 200g butter 275g sugar cubes and butter and beat until evenly distributed stay - or use a large bowl and rub the ingredients between fingers. Add 2 medium eggs and organic peel of 2 oranges grated fine. Hit a little and mix with a wooden spoon. The mass need not be smooth.

Spread it on the baking sheet and place on top of 200g frozen raspberry. Bake for another 15 minutes, until firm to the touch.

Let cool and cut into squares. In the refrigerator can be kept for up to 2 days. Rende 16-24 square.

The star of the day. Absolutely tasty ... This recipe is sensational!

We could not find frozen raspberries and made with fresh blackberries. How not use refined foods, I used whole wheat flour and only 1/3 of the total white flour. For sugar, substitute white for brown that gave an even more intense flavor and caramelized the cake.



Week # 1 = promise made is fulfilled promise.

Have a week and let´s go for another Meat Free Monday!

Jana Favato
@alimentoevoce

desafiomfmbrasil@gmail.com



As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário