segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Desafio MFM Brasil Semana #2, Week #2


Ontem foi mais um "dia divertido" preparando as 6 refeições sem carne do Desafio Meat Free Monday no Brasil. 

Nossos convidados foram o Daniel e a Juliana. Ele profissional da área de saúde e ela de moda. Ambos tentam manter uma alimentação saudável em casa, mas nem sempre conseguem pela falta de tempo para organizar sua compra / despensa. E nós esperamos poder ajudá-los nesse processo, afinal esse é um dos objetivos do site Alimento e Você. 

O menu de receitas da Semana 13 - Primavera está bem diverso e algumas bem fáceis de se preparar. Junte a nós e comece a ensaiar a preparação de refeições sem carne. Você se surpreenderá com a leveza e o sabor dos pratos.



Café da Manhã
Scones



Preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma assadeira com óleo ou manteiga. Numa tigela, peneire 125g de farinha de trigo integral, 125g de farinha de trigo com fermento, 1 colher (chá) de fermento em pó e uma pitada de sal e despeje na tigela o farelo que ficou na peneira. Adicione 75g de manteiga em cubinhos e misture-a com as farinhas esfregando entre os dedos até que a massa pareça migalhas de pão. Acrescente cerca de 60ml de leite orgânico e mexa com um garfo para obter uma massa macia. Tome cuidado, pois, durante o preparo, a farinha vai absorver o líquido e ficar mais firme. Abra-a até ficar com 1,5 cm de espessura e, com um cortador de 5 cm de diâmetro, recorte 12 discos. Arrume-os na assadeira e asse por 15-20 minutos, até que fiquem crescidos e dourados. Coloque sobre uma grade para esfriar. Rende 12

Inclui passas e fiz os discos menores. Preparação rápida e acompanha muito bem geléias e queijos para você começar bem o dia.


Almoço para Viagem
Patê de Gorgonzola



Cozinhe 2 ovos orgânicos até ficarem duros e separe as gemas das claras. Amasse bem as gemas junto com 250 g de queijo gorgonzola (ou outro queijo azul) vegetariano e 50 g de manteiga sem sal. Adicione 2 colheres (sopa) de pinole ligeiramente torrado e picado e as claras, também picadas, e mexa bem. Coloque numa tigela e leve à geladeira. Sirva com pão. Serve 2

Increvelmente nutritivo. Um sanduíche desse patê e realmente seu almoço estará resolvido. Muito fácil e rápido. Experimente!


Almoço
Sopa de Agrião com Amêndoa


O agrião é um alimento fresco e muito rico em ferro. Linda constumava preparar uma versão dessa sopa, que satisfaz e deixa você com a sensação de ter-se alimentado da maneira correta. O creme de leite e as torradas com alho dão o toque que faltava, assim como as lascas de amêndoa, contribuição da Stella.

50g de manteiga sem sal
2 cebolas médias picadas
1 dentre de alho amassado
2 batatas médias, descascadas e picadas
850 ml de caldo de legumes
1 maço de agrião picado grosso
120 ml de creme de leite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
2-3 colheres (sopa) de creme de leite, para servir
2 colheres (sopa) de lascas de amêndoa torradas, para servir

PARA AS TORRADAS COM ALHO
6 fatias finas de baguete, cortadas na diagonal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) bem cheia de queijo parmesão vegetariano, ralado na hora
1 dentre grande de alho amassado
1 colher (sopa) de salsa picada fino

Numa panela grande, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho por 2-3 minutos, até que fiquem macios mas não corados. Acrescente a batata e refogue-a por cerca de 3 minutos. Adicione o caldo, tampe e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até que a batata fique macia.

Enquanto isso, prepare as torradas. Preaqueça o grill e torre as fatias de pão de um lado. Misture o azeite, o parmesão, o alho e besunte o lado não torrado do pão. Leve-o de volta ao grill para torrar desse lado.

Junte o agrião picado à panela com a sopa e cozinhe por 2-3 minutos. Despeje no liquidificador e bata até que fique bem lisa. Volta à panela, adicione o creme de leite, tempere com sal e pimenta a gosto e reaqueça em fogo baixo. Sirva em tigelas, com um pouco de creme de leite por cima, as torradas de alho e as lascas de amêndoa torradas.

Esse foi o preferido de todos. Uma sopa leve, saborosa e muito saudável. As torradas eu fiz com pão australiano, por isso estão moreninhas. É muito simples e funciona muito bem para o nosso jantar do dia a dia. 



Acompanhamento
Croquetes de Queijo e Aspargo


Cozinhe 500g de batata, escorra-a, amasse e coloque numa tigela. Cozinhe 50 g de aspargo fresco no vapor até que fique al dente. Corte-o em fatias finas e adicione à batata. Bata ligeiramente 2 gemas orgânicas e junte à tigela, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e misture bem. Corte 100 g de muçarela em cubinhos. Com uma colherada da mistura da batata e 1 colher (chá) de cubinhos de muçarela molde um croquete alongado, recheado. Continue até terminar os ingredientes. Passe os croquetes levemente em farinha de trigo, depois em 1 ovo orgânico ligeiramente batido e, por último, em 100 g de migalhas de pão torradas. Encha até a metade da panelinha funda para fritura com óleo vegetal e aqueça-o a 170ºC. Frite os croquetes aos poucos por 2-3 minutos ou até que fiquem dourados e crocantes. Coloque para escorrer sobre toalhas de papel. Serve 4

Leve e delicioso. Funciona bem como um aperitivo. Nível de preparação: muito fácil.


Jantar
Macarrão com Couve-Flor à Siciliana


A Sicília foi dominada pelos árabes durante dois séculos e o legado culinário que eles deixaram na ilha consiste no uso de alguns ingredientes, entre os quais o açafrão, a uva-passa e o pinole. Os três estão aqui reunidos com a humilde couve-flor para reavivar essa memorável receita de massa.

1 pitada de estames de açafrão
1 couve-flor separada em buquês pequenos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada fino
2 dentes grandes de alho amassados
1 pitada de pimenta calabresa em flocos
50 g de uva-passa
50 g de pinole
2 colheres (sopa) de pasta de tomate seco
1 folha de louro
400 g de macarrão integral
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) bem cheias de salsa picada
Queijo parmesão vegetariano, ralado na hora, para servir
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Demolhe os estames de açafrão em 2 colheres (sopa) de água fervente e reserve.

Numa panela grande com bastante água fervente salgada, cozinhe a couve-flor por 4 minutos, até que fique macia. Retire com uma escumadeira e reserve a água do cozimento.

Numa frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola em fogo médio até que fique macia, mas não corada. Junte o alho e a pimenta em flocos e refogue por mais 1 minuto. Acrescente a uva-passa e o pinole e continue refogando até que o pinole fique ligeiramente dourado.

Adicione a couve-flor, o açafrão, a pasta de tomate seco, a folha de louro e 150 ml de água do cozimento da couve-flor. Tempere com sal e pimenta e cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 5 minutos, amassando a couve-flor com uma colher de pau. Se ficar seco, adicione mais água.

Enquanto isso, cozinhe o macarrão na água do cozimento da couve-flor, de acordo com as instruções da embalagem. Escorra-o, reservando 1 xícara (chá) da água do cozimento, e coloque-o na frigideira com o molho de couve-flor. Adicione o suco de limão e a salsa picada e misture bem. Se necessário, acrescente um pouco de água reservada. Sirva com bastante queijo parmesão vegetariano ralado na hora. Serve 4

Esse macarrão é bem diverso em sabores e é muito leve. Vale a pena experimentar.


Sobremesa
Cupcakes de Banana e Manteiga de Amendoim


Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma fôrma para 12 cupcakes com forminhas de papel. Numa tigela grande, bata 50 g de manteiga, 100 g de manteiga de amendoim e 150 g de açúcar por 3-5 minutos, até que fique fofo. Junte 2 ovos orgânicos, um por vez, batendo bem após cada adição. Mexendo com uma espátula, adicione 150 g de farinha de trigo peneirada e 1 colher (sopa) de fermento em pó, alternando com 120 ml de creme de leite azedo. Por último, acrescente 2 bananas amassadas. Divida a massa entre as forminhas, enchendo-as até 2/3 da altura. Asse por 20-25 minutos, até que fiquem crescidos e dourados. Deixe esfriar sobre uma grade. Para a cobertura, bata 75g de cream cheese e 75 g de manteiga de amendoim até que fique leve e fofo. Junte 300 g de açúcar de confeiteiro, uma colherada por vez, batendo bem entre uma e outra. No começo esse glacê será firme, mas não adicione nenhum líquido. Coloque o glacê num saco de confeitar com bico-estrela e decore os cupcakes, formando espirais. Salpique-os com amendoim picado, para decorar. Rende 12

O bolo é molhadinho com a manteiga de amendoim e a banana. Preparei com açúcar mascavo, pois já é a rotina aqui de casa, não uso açúcar refinado nas preparações. A cobertura eu testei com o açúcar de confeiteiro e achamos muito doce, então servimos em menor quantidade. Você pode usar apenas o cream cheese e a manteiga de amendoim que o sabor já fica incrível. 


Comece essa semana abrindo um espaço em você para testar a preparação destas receitas. Um dia sem carne fará diferença para sua saúde e para o reequilíbrio dos sistemas de produção e ambiental em todo o mundo. 

Reforço que este não é um movimento vegetariano. É um movimento para a conscientização que tudo está conectado, se fecharmos os olhos para o que está acontecendo em algum momento sentiremos e pode ser tarde.

Boas energias, muita saúde e ótima semana a todos!

Jana
Alimento e Você



Yesterday was another "fun day" preparing the 6 Meat Free Monday Challenge in Brazil meals.

Our guests were Daniel and Juliana. He healthcare professional and she work´s in fashion. Both try to maintain a healthy diet at home, but do not always achieve. We hope we can help them in this process, after all this is one of our goals.

The revenues menu this week is diverse and some are very easy to make. Join us and start preparing meatless meals. You will be surprised how easy and delicious they are.  

On Friday are back with the results of the challenged this week. See bellow this week recipes and our comments preparing and eating them. 

Breakfast
Scones

Preheat oven to 200 ° C. Grease a baking pan with oil or butter. In a bowl, sift 125g of whole wheat flour, wheat flour 125g with yeast, 1 teaspoon (tsp) baking powder and a pinch of salt and pour into the bowl bran remaining in the sieve. Add 75g butter into small cubes and mix with the flour rubbing between your fingers until the dough feels bread crumbs. Add organic milk about 60ml and stir with a fork to obtain a soft dough. Be aware that, during the preparation, the flour will absorb the liquid and become more firm. Open it until 1.5 cm thick and with a cutter 5 cm in diameter, cut out 12 discs. Arrange them on the baking sheet and bake for 15-20 minutes until they are grown and golden. Place on a rack to cool. Makes 12

Includes raisins and made the smaller disks. Fast food and goes very well with jams and cheeses for you to start your day.


Lunch to go
Pate Gorgonzola

Cook 2 organic eggs until they are hard and separate the whites from the yolks. Knead well the egg yolks with 250 g of gorgonzola cheese (or other blue cheese) vegetarian and 50 g unsalted butter. Add 2 tablespoons (soup) of lightly toasted and chopped pinole and clear, also chopped, and stir well. Place in a bowl and refrigerate. Serve with bread. serves 2

Increvelmente nutritious. A sandwich of pate and really Lunch will be resolved. Very easy and fast. Try!


Lunch
Watercress Soup with Almond

Watercress is a fresh and very rich in iron food. Linda It used to prepare a version of this soup, which satisfies and leaves you with the feeling of having fed properly. The cream and toast with garlic give the touch that was missing, as well as almond chips, Stella contribution.

50g unsalted butter
2 medium onions, chopped
1 out of garlic, crushed
2 medium potatoes, peeled and chopped
850 ml of vegetable broth
1 bunch chopped watercress thick
120 ml of cream
Salt and black pepper freshly ground black
2-3 tablespoons (soup) of cream, to serve
2 tablespoons (soup) of toasted almond slivers, to serve

FOR TOAST WITH GARLIC
6 thin slices of baguette, sliced diagonally
2 tablespoons (soup) of olive oil
1 tablespoon (soup) and full of vegetarian parmesan cheese, grated on time
1 among large garlic, crushed
1 tablespoon (soup) chopped fine parsley

In a large saucepan, melt the butter and saute the onion and garlic for 2-3 minutes until soft but not colored. Add the potatoes and cook it for about 3 minutes. Add the stock, cover and cook over low heat for 15 minutes or until the potato is soft.

Meanwhile, prepare the toast. Preheat the grill and toast the slices of bread on one side. Mix olive oil, parmesan, garlic and Smear unroasted side of the bread. Take it back to the grill to toast that side.

Add the chopped watercress to the pan with the soup and cook for 2-3 minutes. Pour in a blender and blend until it is very smooth. Return to the pan, add the cream, season with salt and pepper to taste and reheat over low heat. Serve in bowls with a bit of cream on top, the toasted garlic and toasted almond slivers.

This was our favourite. A light soup, tasty and very healthy. The toast I made with Australian bread, so are darker. It is very simple and works great for our dinner everyday.


Accompaniment
Croquettes Cheese and Asparagus

Cook 500g potatoes, drain it, knead and place in a bowl. Cook 50 g fresh asparagus steamed until it is al dente. Cut it into thin slices and add to the potatoes. Beat slightly 2 organic gems and add to the bowl, season with salt and black pepper freshly ground black and mix well. Cut 100g mozzarella into cubes. With a spoonful of the potato mixture and 1 teaspoon (tsp) of cubes of mozzarella mold an elongated, stuffed crust. Continue until you finish the ingredients. Pass the croquettes lightly in flour, then in 1 slightly beaten egg organic and finally, in 100 g of roasted bread crumbs. Fill up half the clique deep frying with vegetable oil and heat it to 170 ° C. Fry the croquettes slowly for 2-3 minutes or until golden brown and crispy. Place to drain on paper towels. serves 4

Light and delicious. Works well as an appetizer. Preparation level: very easy.


Dinner
Pasta with Cauliflower to Siciliana

Sicily was dominated by the Arabs for two centuries and culinary legacy they left on the island is the use of some ingredients, including saffron, the raisins and the pinole. The three are gathered here with the humble cauliflower to revive this memorable pasta recipe.

1 pinch of saffron stamens
1 Separate cauliflower into small bouquets
3 tablespoons (soup) of olive oil
1 onion, chopped fine
2 large cloves garlic, crushed
1 pinch of chilli flakes
50g raisins
50 g pyrrole
2 tablespoons (soup) of dry tomato paste
1 bay leaf
400 g of wheat pasta
1 tablespoon (soup) of lemon juice
2 tablespoons (soup) and filled with chopped parsley
Cheese vegetarian parmesan, grated on time, to serve
Salt and black pepper freshly ground black

Soak the saffron stamens in 2 tablespoons (soup) of boiling water and set aside.

In a large pot with plenty of boiling salted water, cook the cauliflower for 4 minutes, until tender. Remove with a slotted spoon and set aside the cooking water.

In a large skillet, heat olive oil and saute the onion over medium heat until soft but not colored. Add the garlic and red pepper flakes and saute for 1 minute. Add the raisins and the pinole and continue sautéing until the pinole is slightly golden.

Add the cauliflower, saffron, dry tomato paste, bay leaf and 150 ml of cauliflower cooking water. Season with salt and pepper and cook over medium-low heat for about 5 minutes, mashing cauliflower with a wooden spoon. If it gets dry, add more water.

Meanwhile, cook the pasta in the cauliflower cooking water, according to package directions. Drain it, reserving 1 cup (tea) of the cooking water, and place it in the pan with the cauliflower sauce. Add the lemon juice and the chopped parsley and mix well. If necessary, add a little water reserved. Serve with plenty of grated Parmesan cheese vegetarian at the time. serves 4

This pasta is very diverse in flavors and very light. Worth a try.


Dessert
Cupcakes Banana and Peanut Butter

Preheat oven to 180ºC. Line a pan for 12 cupcakes with paper cups. In a large bowl, beat 50 g butter, 100 g of peanut butter and 150 g sugar for 3-5 minutes until it is fluffy. Add 2 organic eggs, one at a time, beating well after each addition. Stirring with a spatula, add 150 g of sifted flour and 1 tablespoon (soup) of baking powder, alternating with 120 ml of sour cream. Finally, add 2 mashed bananas. Divide the batter among the muffin cups, filling them 2/3 of the height. Bake for 20-25 minutes until they are grown and golden. Let cool on a rack. For the topping, beat cream cheese 75g and 75g of peanut butter until it is light and fluffy. Join 300 g icing sugar, a spoonful at a time, beating well between each. Earlier this frosting is firm, but do not add any liquid. Place the frosting in a pastry bag with nozzle-star and decorate cupcakes, forming spirals. Sprinkle them with chopped peanuts, to decorate. Makes 12

The cake is delicious. Prepared with brown sugar as it is already the routine here at home, do not use refined sugar in the preparations. The cover I tested it with the icing sugar and found it too sweet, then serve fewer. You can use only the cream cheese and peanut butter flavor that is already amazing.



Start this week opening a space in you to test these recipes. A day without meat will make a difference to your health and the rebalancing of production and environmental systems worldwide.

Reinforcement that this is not a vegetarian movement. It is a movement to raise consciousness that everything is connected, if we close our eyes to what is happening at some point can be too late.

Good energy, good health and great week everyone!

Jana
Food and You


As receitas contidas neste post foram extraídas do livro Meat Free Monday, Segunda Sem Carne, 2014. 
The recipes are from Meat Free Monday recipe´s book.

As fotos pertencem ao site alimentoevoce.com.br.
Photos copyright  site alimentoevoce.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário