quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Vai começar o desafio!

No próximo dia 7, domingo, iniciaremos o Desafio Meat Free Monday no Brasil.

Quando teve acesso ao relatório da ONU de 2006, "O lado sombrio da criação dos animais", Paul McCartney ficou chocado em saber que a indústria da carne contribui para as transformações climáticas mais que todas as indústrias de transporte juntas.

Conversando com autoridades ele percebeu que uma forma de ajudar seria tirar a carne um dia por semana contribuindo significativamente para um planeta mais saudável.

Paul McCartney e família criaram assim, em 2009, o movimento Meat Free Monday - Segunda Sem Carne - que já ganhou o mundo e Alimento e Você lança esse desafio para você::: tirar a carne do prato uma vez por semana, às segundas-feiras.

Aqui no Brasil o movimento é muito bem sucedido em redes de escolas de alguns estados e também em organizações e restaurantes, mas ainda é regionalizado. O Segunda Sem Carne pode e deve crescer, somos um país muito grande e nossa contribuição para o planeta fará que seja um lugar melhor para se viver. Afinal, por que você acha que anda faltando água?!...

Algumas pesquisas, citadas no livro de receitas do movimento, apontam que:

« entre 1961 e 2007 a população mundial aumentou 2,2 vezes enquanto o consumo de carne quadruplicou »

« para produzir um hambúrguer de 147g são necessários 2.400 litros de água, o que equivale a um banho de chuveiro de 4 horas »

« se a pesca inofensiva não se reduzir, já em 2048  não teremos mais peixes »

« 50g de carne processada por dia aumenta o risco de doenças coronárias em 42% e de diabetes em 19% »

« se deixarmos de consumir carne e seus derivados ao menos um dia por semana, substituindo-os por verduras e legumes, a emissão anual individual de poluentes diminuiria o equivalente à emissão de um carro numa viagem de 1.800 km»

« o metano é produzido pela fermentação entérica, o arroto e os gases intestinais das vacas, ovelhas e cabras. É  21 vezes mais potente que o CO2 e permanece na atmosfera por 9 a 14 anos. »

« o dióxido nitroso é produzido pelo estrume dos animais, principalmente dos porcos é 310 x mais potente que o CO2 e permanece na atomosfera por até 114 anos. »

Então vamos lá? 


Veja como: 

- Toda Segunda-Feira divulgamos 6 receitas com fotos para você passar o dia sem carne:
café da manhã, almoço para viagem, acompanhamento, almoço, jantar e sobremesa. 

Essas receitas serão preparadas em minha casa para um convidado, e ele é desafiado a preparar em casa na semana posterior. Você é desafiado também e envia as fotos do que preparou pra gente.

- Toda Sexta-Feira publicamos os resultados do nosso desafiado e de vocês de casa.

Na primeira semana nossos desafiados serão os amigos Reginaldo Fonseca, Nuno Quental e Lucie Boulanger. Reginaldo e Nuno são os diretores da Cia Paulista de Moda e como produtores de moda, viajam durante todo o ano para shoppings de todo o Brasil organizando desfiles das coleções. Lucie Boulanger é gerente de Marketing do Center Vale Shopping. Todos tem uma vida muito agitada, vamos ver se eles conseguem manter um dia sem carne, comendo na rua e cozinhando em casa pelo menos uma refeição também sem carne!

Estamos preparando um painel para colocar as fotos das receitas preparadas por você aí de casa e de quem recebermos aqui em casa, afinal serão 52 semanas de cozinha, diversão, alimentação saudável e amor. Não vamos perder a chance de tirar uma foto com nossos convidados!

Ah, o Meat Free Monday lá da UK fará a divulgação do que acontecer por aqui. Então sua foto pode rodar o mundo!




Deixo a música feita pelo Paul para tentar te convencer que não é difícil e o quanto é importante:

Meat Free Monday
It's a fun day
And it's happening all around the world

Think about the future
How the world would be
If we don't do something
We face calamity 

Think 'bout the gases
Melting whole the ice
Ocean level's rising
Better not think twice

Think of too much livestock
Warming up the land
Gotta think of answers
Gotta have a plan

Meat Free Monday
It's a fun day
And it's happening all around the world...



Vem pro desafio!

Jana e Daniel Favato


‘Meat Free Monday’ and the Meat Free Monday logo are registered trademarks and
their use here is not deemed to indicate any affiliation or endorsement of any third party 
or their products, services or opinions by the Meat Free Monday campaign.


Nenhum comentário:

Postar um comentário