quarta-feira, 5 de novembro de 2014

meat free monday | segunda sem carne

"quando li a reportagem "o lado sombrio da criação de animais", elaborada a partir de um relatório das nações unidas de 2006, chamou-me a atenção o fato de ela ser assinada por uma organização sem nenhum interesse oficial no vegetarianismo. a questão é que toda vez que surge alguma discussão sobre o consumo da carne, são comuns acusações de parcialidade ou defesa de interesses, mas eis que uma instituição em nada comprometida no assunto confirma que a indústria da carne contribui para as transformações climáticas muito mais que todas as indústrias de transporte juntas! fiquei chocado."

Paul McCartney, 2011 Meat Free Monday

a partir desse momento paul discutiu o tema com pessoas influentes e descobriu que se deixarmos de consumir carne e seus derivados ao menos um dia por semana, substituindo-os por verduras e legumes, a emissão anual individual de poluentes diminuiria o equivalente à emissão de um carro numa viagem de 1.800 km.  ele e sua família lançaram o movimento "meat free monday", em português, segunda sem carne.



mas qual é o elo entre a criação de animais e o ambiente? 

- entre 1961 e 2007 a população mundial aumentou 2,2 x enquanto o consumo de carne quadruplicou (1), sendo que o comércio de aves aumentou 10 vezes (2)

- o altíssimo número de animais envolvidos aumentou a emissão de gases do efeito estufa, que sobem na atmosfera dificultando a dissipação do calor do sol e causando o aquecimento global. culpados: dióxido de carbono, metano e óxido nitroso ::: metano é produzido pela fermentação entérica, ou seja, o arroto e os gases intestinais das vacas, ovelhas e cabras. enquanto o dióxido nitroso do estrume dos animais, principalmente dos porcos. nosso amigo dióxido de carbono, o CO2 se forma após o desmatamento e queima das florestas, transformadas em campo de cultivo de alimento para o gado. o metano é 21x mais potente que o CO2 e permanece na atmosfera por 9-14 anos, enquanto no dióxido nitroso é 310x mais potente ainda e permanece por até 114 anos. (3) 

olha o futuro dos seus filhos como vai ser... hum... isso tudo? não, tem mais:

- tem a água, aquela que falta em diversos lugares do mundo. para produzir um hambúrguer de 147g são necessários 2.400 litros de água, o que equivale a um banho de chuveiro de 4 horas! (4)

se eu tivesse escrito esse texto duas semanas atrás, garanto que as pessoas ficariam mais tocadas...

- se a pesca inofensiva não se reduzir, já em 2048 não teremos mais peixes (5)

- e tem mais, tem sua saúde. 50g de carne processada por dia aumenta o risco de doenças coronárias em 42% e de diabetes em 19% (6)

- tem ainda a economia no bolso e sem deixar de citar o cuidado com os animais, que são criados amontoados em baias sujas e estreitas.


"ah tá. é, o negócio é feio mesmo. mas eu não resisto a um bife suculento, a um hambúrguer com bacon", você poderia me dizer. okay, você está no seu direito, só não se esqueça que os recursos do planeta não são infinitos.

clipe do mfm lançado neste ano pelo paul mccartney


no brasil o movimento foi lançado pela sociedade vegetariana brasileira e a secretaria do verde e do meio ambiente de são paulo. hoje a campanha tem o apoio das prefeituras de são paulo, curitiba, niterói e osasco além de organizações, empresas, políticos e artistas. em são paulo capital já se conquistou a adoção da segunda sem carne nas escolas da rede pública.


bom, eu ganhei esse livro do marido beatlemaníaco que aproveitou a oportunidade para me ajudar na jornada vegetariana e ao mesmo tempo, como ele disse, me fazer gostar mais dos beatles, rss. funcionou! estamos lançando o

desafio meat free monday brazil



o livro lançado pelo paul e família tem receitas para as 52 semanas do ano, divididas pelas estações do ano. cada uma das 13 semanas da estação tem um cardápio de café da manhã, almoço para viagem, almoço, acompanhamento, jantar e sobremesa.



durante 1 ano cozinharemos um almoço de domingo para amigos e família e os desafiaremos a fazer um dia de refeições sem carne em casa.

pois bem, nossos desafiados provarão a receita do almoço, acompanhamento e sobremesa e terão o desafio de preparar em casa o café da manhã, o almoço para viagem e o jantar, no dia de sua escolha da semana posterior. vocês acompanharão pelo blog o antes, durante e depois do desafio de cada semana. 

não tem prêmio em dinheiro, mas você vai aparecer aqui como exemplo para inspirar outras pessoas a deixar de consumir a carne pelo menos um dia na semana e assim fazer algo para mudar esse quadro acima citado. 

e quem não puder vir a nossa casa em são paulo, terá aqui no blog as receitas da semana para tentar fazer. você poderá enviar dúvidas e as fotos do seu experimento que publico também! 

nosso primeiro desafio está agendado para 30 de novembro 2014, com nossos amigos Reginaldo Fonseca e Nuno Quental da Cia Paulista de Moda e a querida Lucie Boulanger, Gerente de Marketing do Shopping Center Vale. 

agende sua data! para os amigos de outros estados, venham passar o fim de semana conosco em jundiaí. é fácil chegar pelo aeroporto de viracopos, estamos há apenas 35km.

vem com a gente!
jana e favato



todo o conteúdo deste post foi retirado do livro segunda sem carne, meat free monday, 2011, editora melhoramentos. estudos citados no texto, constantes do livro:

(1) The Word of Six Billion, United Nations Department of Economic and Social Affairs, Population Division, 1999

(2) FAOSTAT online database: http://faostat.fao.org/default.aspx

(3) Steinfeld H et al, Livestock´s Long Shadow: Environmental Issues and Options, Food and Agriculture Organization of the United Nations, Roma 2006

(4) Hoeskstra AY and Chapagain AK, Water footprints of nations: Water use by peolpe as a function os their consumption pattern, Water Resource Managment, 2007, 21(1), pp.35-48

(5) Warm B et al, Impacts of Biodiversity Loss on Ocean Ecosystem Services, Science, 3 Novembro 2006. 314 (5800), pp. 787-790

(6) Hu FB et al, Dietary for intake and the risk coronary heart disease in women, NEJM, 1997, 337, p.1491



Meat Free Monday’ and the Meat Free Monday logo are registered trademarks and their use here is not deemed to indicate any affiliation or endorsement of any third party or their products, services or opinions by the Meat Free Monday campaign.

Segunda sem carne e seu logotipo são marcas registradas e seu uso aqui não serve para indicar qualquer afiliação ou endosso de terceiros ou seus produtos, serviços ou opiniões pela campanha Segunda Sem Carne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário