terça-feira, 11 de novembro de 2014

comida da vovó

Comida da Vovó

Posted by  × 06/11/2014 at 16:45


*Por Jana Favato
Para escapar dos diversos males comprovadamente causados pela “alimentação moderna” a receita é resgatar a comida e os hábitos de nossas avós. Comida caseira e menos alimentos industrializados, simples assim!
Embora o passar do tempo tenha trazido maus hábitos, não podemos negar que tivemos alguns benefícios, como a chegada dos alimentos que nossas avós não utilizavam por aqui como a chia – o que facilita ainda mais nosso processo de escolha de uma alimentação mais nutritiva.
Embora o interesse pelo tema alimentação saudável seja crescente, para a maioria das pessoas a impressão que fica é que comer bem é caro.
Comece assim, diversos alimentos refinados do dia a dia podem ser substituídos pelo integral como o arroz, o açúcar e o trigo. Estudos vêm mostrando que o processo de refinamento, com a retirada de quase toda parte dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo como as vitaminas, minerais e em especial as fibras presentes no alimento integral, o consumo em excesso de alimentos refinados favorecem o aumento do peso corporal e das carências de nutrientes elevando o risco para o surgimento de doenças.
Destaque maior para o açúcar refinado que além de não conter nutrientes rouba as já presentes no organismo, desmineralizando nosso sangue. Substitua-o pelo mascavo ou se conseguir, substitua ao máximo o açúcar pelo mel, que não é um açúcar, mas glicose, assimilável facilmente e fabricado pela natureza e não pelo homem. Rico em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, BI e C.
Já que citamos a Chia, em apenas uma colher de sopa do alimento, é possível encontrar três vezes mais ferro do que no espinafre, cinco vezes o cálcio existente no leite, o dobro de potássio da banana, duas vezes mais proteína que qualquer outro grão ou semente e três vezes a quantidade de antioxidantes de blueberries. Melhora o intestino, o metabolismo, o sono, o humor e a quantidade de açúcares no sangue, só para citar alguns de seus benefícios.
Por menos que a vida moderna nos permita, ir para a cozinha fará grande bem para sua saúde e a qualidade de seu tempo em casa. Pois é isso que nossas avós faziam, elas viviam em um tempo em que se cuidava melhor uns dos outros, com carinho, dedicação e presença.
Com pequenas mudanças de hábitos encontramos grandes ganhos. Por isso a receita que deixo é bem simples, aquela que quase ninguém pensa em fazer. Pra você praticar esse cuidado consigo mesmo e começar bem o dia!

Mingau de Aveia com Coco e Mel
Mingau de Aveia 
Rende 2 porções

3 colheres sopa de aveia em flocos
1 copo de leite (ou 4 colheres de leite em pó)
2 colheres chá de coco em flocos (preferência fresco)
2 colheres chá de mel

Para cobertura
1 mamão papaia em pedaços ou 8 morangos picados
1 colher sopa de chia
2 colheres sopa iogurte natural (opcional)

Aqueça o leite e misture a aveia, o coco e o mel. Mexa e deixe cozinhar por aproximadamente

2 minutos, até engrossar. Desligue, coloque o mingau em uma tigela, cubra com os pedaços de frutas, jogue a chia por cima e se desejar complete com respingos de iogurte natural e um fio de mel. 

Namastê!

Jana Favato
Jana Favato
Yogini, vegetariana, mineira, casada, formada como administradora e ex-profissional de marketing, carreira que cursou em setores altamente competitivos durante 20 anos. Viveu recente transformação que lhe fez mudar o curso da vida e dedicar-se a difundir informação e promover projetos sobre a alimentação e sua crescente importância na vida moderna. Mora em Jundiaí-SP e é autora do blog janaetc.blogspot.com, onde ensaia sua nova atividade.
janafernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário