terça-feira, 13 de maio de 2014

MEDITAÇÃO

Atitudes simples exercem forte poder sobre nossa mente e consequentemente sobre nossos atos. Vendo o título deste post você logo deve ter pensado que é papo de hippie. Mas vamos lá, pare um pouco para refletir...

A gente não precisa de retiro espiritual para encontrar o sentido da vida e a nós mesmos. Em recente contato com Yoga fiz algumas descobertas interessantes e tenho aprofundado meus conhecimentos. Mas não é só Yoga que traz a meditação como prática.

O assunto é pauta até no mundo corporativo.  A revista Você S.A. publicou na edição de março/2014 um artigo sobre foco e produtividade, onde Chade-Meng Tan do Google é o destaque com seu programa de desenvolvimento profissional com base na meditação. Segundo ele, estudos provam que a meditação estimula a ínsula, região cerebral ligada ao desenvolvimento da autoconfiança, e ativa o córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões e pelo pensamento estratégico. Leia mais no livro “Busque dentro de você”.

Nos 82 sábios conselhos de Gurdjieff, seu primeiro é “fixe sua atenção em você, seja consciente em cada instante daquilo que pensa, sente, deseja e faz”. Ele foi pregador da filosofia do autoconhecimento.

Meditação nada mais é que voltar sua atenção para dentro de si.  Quem me conhece sabe que sempre fui muito aventureira e me arrisco mais que devia, porque tenho aversão à ideia da autoajuda. Entre na onda do autoconhecimento. Nada acontecerá em nossas vidas simplesmente por mantermos pensamento positivo. Mas cada um tem sua medida e o sol nasce todos os dias nos trazendo a oportunidade de tentar encontrar esse equilíbrio.

É incrível como podemos gerar consciência simplesmente aquietando-nos por alguns minutos. Reduzimos nossos medos, assim como o tamanho de nossos problemas. É assim que encontramos solução para agir com criatividade diante de tantas adversidades da vida moderna. Porque você encontrará lá dentro o seu coração, que dá acesso à sua felicidade diária e com o tempo também lhe trará todas as respostas que procura. Quando você se esquece de consultá-lo, por muitas vezes o estará boicotando sem sequer tomar consciência disso, pelo menos até que seus atos lhe mostrem. 


Faça o ritual completo ou tire 2 minutos e olhe para a janela de seu escritório mudando o foco de seus pensamentos. Enxergue sua vida de forma mais objetiva e simplifique-a. Tenho experimentado e sigo trilhando esse caminho, espero que por longo tempo. 

“O mundo começa a parecer mais acessível e confiável por causa das qualidades que você traz à vida em si”.  
ElenaBrower




fotos divulgação theaustin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário