terça-feira, 27 de maio de 2014

COZINHE! 2 - ACESSÓRIOS

Devido ao enorme sucesso do recente post “Cozinhe!” e naturalmente ao fato de gostar muito deste tema, falaremos sobre os amigos inseparáveis da cozinha prática.

Coincidência ou não neste ano meu presente de aniversário não foi o livro do Jamie. Inesperado e desejado uma verdadeiramente italiana máquina de fazer massas chegou na sexta, pelo maridão, é claro. Sem saber ele comprou uma idêntica a do meu guru... surpresa em dobro!

Pasta Machine

Começando por esse item. É duvidoso dizer que se encaixa na cozinha prática, pois a preparação de uma massa leva cerca de 1 hora para preparo e de 3 a 4 horas para secagem. Mas uma vez feita, você pode preparar almoço para 8 pessoas ou um par de refeições bem elaboradas para sua família durante a semana (receita de 1kg).

Nossa inauguração contou com os melhores convidados, aqueles que comem de tudo que faço e sempre acham o máximo. A família Sacco!

Então voltamos aos itens práticos. Uma grande bobagem que comprei na IKEA há 10 anos quando morei em Barcelona, e que se tornou o item mais desejado de minha cozinha. O famoso cortador de cebola. Quando falo em amigo na cozinha esse aí merece estar no top da lista. Nada melhor que preparar um prato sem pedaços grandes de cebola, não ter nenhum trabalho em executá-lo e principalmente não ter o cheiro nas mãos durante horas. Esse acessório ainda lhe confere um ótimo apoio no corte de outros tipos vegetais, super!



A panela: Le Creuset. Item de luxo que tivemos o privilégio de receber como presente de casamento. Totalmente esmaltada, mantém o calor, proporciona cozimento uniforme e ressalta o sabor dos alimentos. Um item versátil, já preparei pratos doces e salgados, cozidos e assados, dos mais simples aos mais elaborados. Substitui com folga quase todas as panelas da cozinha.

Le Creuset preparando Tarte Tartin

Para quem sabe o valor de uma massa bem preparada não pode dispensar a espagueteira. No ponto, sem queimar a mão, apoia a(o) cozinheira(o) a fazer bem feito e mais profissional.

Espagueteira, IKEA

Podemos citar diversos itens como espremedor de alho, de limão, separador de gema/clara de ovos, processadores de alimentos, mas esses todos já são conhecidos e de uma forma ou de outra estão em sua cozinha. Todos muito úteis, mas quero passar novas dicas.

Daí vamos para a organização de sua cozinha. A minha pode parecer uma bagunça para os organizadinhos, mas é exatamente como está, que facilita minha vida.

Dentre os organizadores em primeiro lugar está a barra de metal que permite que os itens mais utilizados estejam sempre à mão, sem sem ocupar espaço na bancada. Nele organizo temperos, papel toalha, colheres e pegadores, abridor de lata, de garrafas e tábua de cortar legumes.

Barra de metal IKEA e Tok Stok

Outra barra mágica que fica ao lado do fogão: imã para facas. Para quem cozinha sabe o valor. E olha que não tenho facas profissionais ainda, mas na medida da necessidade chegarei lá.

Barra metal - imã para facas. IKEA

Sem deixar para trás um companheiro imprescindível em uma cozinha, vamos falar do forno. Não tem muito tempo que começamos a ter acesso a fornos com preços acessíveis e também ao hábito de usar fornos individuais no Brasil. Minha forma favorita de preparar alimentos, pelo sabor incomparável.

Forno Layr Crystal

É muito natural falar do ato de cozinhar, são muitos os utensílios, então vamos ficar por aqui hoje. Vejo que terei que expandir o blog nesse tema, algumas ideias “estão no forno”. Vamos à imagens de pratos que saíram dele:  

Tarte Tartin Maça, receita Jamie Oliver,
Programa 15 minutos

Aspargos assados com bacon, afogados em ovos quentes.
Receita Jamie Oliver, livro "A Itália de Jamie"
Pizza integral abobrinha - alho - queijo minas Tirolez, criação Jana.
Receita massa Jamie Oliver

Dia 29 de maio completo 39 anos e quero aproveitar o evento para expressar minha felicidade com a vida. Estive durante anos em busca dela e finalmente percebi o que é e como vivê-la. Tenho a agradecer a muitas pessoas e tenho feito isso na medida do possível.

Minha homenagem, contudo, é para meu marido, companheiro, amigo e amor da minha vida. Recentemente me reconquistou e me libertou. É por ele que cozinho, é por causa dele que voltei a amar.

Cozinhe também, ame a si mesmo e aos outros!

Jana


fotos: casa Jana, pela Jana e pelo tio Rogério Sacco

Nenhum comentário:

Postar um comentário