segunda-feira, 28 de abril de 2014

O VALE DO SOL

Em 2002 conheci o Vale do Sol em Nova Lima e ainda sem me dar conta de sua riqueza natural, algum imã me atraiu. Nos planejamos e 10 anos mais tarde adquirimos nossa casa no Vale. 

O Vale é sem dúvida a inspiração para a criação deste Blog.   Embora o blog tenha sido criado em 2012, somente após dois anos ganhou vida.
Espécie do cerrado, mirante do Vale do Sol - platô
O Vale do Sol está inserido na Cadeia do Espinhaço, definida pela UNESCO como uma das 6 reservas da bioesfera do país. Ao todo são 621 reservas no mundo. 

Devido a especificidade dessa cadeia de montanhas a está sob constantes movimentos de preservação. Ao seu redor estão áreas de relevância ambiental como o Parque Estadual da Serra do Rola Moça e a Estação Ecológica Estadual de Fechos. 

Essa última, vizinha aos bairros Jardim Canada e Vale do Sol e às minas Capão Xavier, Capitão do Mato, Mar Azul e Tamanduá, é uma área rica em biodiversidade, possui alto potencial de preservação de espécies da fauna e da flora nativas e é manancial de abastecimento de águas. Ao todo 28 bairros de Belo Horizonte recebem pela Copasa, água tratada das nascentes de Fechos. 


Para nós que vivemos no Vale do Sol esse entendimento é fundamental, pois somos responsáveis diretos pela preservação de Fechos e de todas as áreas de nosso entorno. 

Para os leitores essa explanação é apenas para ilustrar a maravilha deste local e atraí-los, motivo deste post!


Viver de forma simples é uma visão que conquistei após duas décadas de vida estressante, ancorada em referências do mundo exterior, que por um período de minha vida pareciam o único caminho. 

Para mim, morar cercada de poluição e excesso de cimento, não ter espaço físico e estar rodeada de "padrões" de vida bloqueia minha liberdade. Obviamente não é preciso viver junto à natureza, no silêncio e fora do centro urbano para simplificar sua vida. Este foi o caminho que me trouxe paz. Existem diversas formas de encontrar essa leveza e é disso que este blog vai falar.


Sem nenhuma pretensão de projeção e muito menos de competir com veículos especializados em decoração, jardinagem, organização de espaços, gastronomia e iniciativas que sem dúvida simplificam nossa atribulada vida, este espaço estará aqui para quando você estiver simplesmente afim.

Namastê!



Nenhum comentário:

Postar um comentário